Conheça o ótimo trabalho de Guto Ferreira no Ceará

João Pedro SundfeldDezembro 11, 20205min0

Conheça o ótimo trabalho de Guto Ferreira no Ceará

João Pedro SundfeldDezembro 11, 20205min0
Treinador chegou ao Vozão em 2020 e, desde então, transformou a equipa por completo, sendo campeão da Copa do Nordeste e fazendo uma campanha surpreendente no Brasileirão

O ano de 2020 do Ceará é algo maravilhoso. Uma equipa com grandes limitações técnicas e financeiras está a fazer um Campeonato Brasileiro digno e interessante, sendo o destaque nordestino na primeira divisão brasileira. Isso ocorre devido ao grande trabalho desempenhado por Guto Ferreira, o Gordiola. Para entender o atual momento do Vozão, porém, é necessário regressar a 2019, um ano que traz flashbacks nada agradáveis aos adeptos do alvinegro.

A última época não foi nada boa para o Ceará. A equipa sofreu durante todo o ano e escapou do rebaixamento à Série B apenas na última jornada da competição. Na Copa do Nordeste (também conhecida como Lampions League), o principal campeonato regional do país, o time foi eliminado pelo Náutico, nos quartos de final, e, no Campeonato Cearense, perdeu a final para o seu maior rival, o Fortaleza. Com isso, a diretoria optou por interromper o trabalho de Lisca, que, mesmo tendo um início de ano com poucos resultados positivos, fez uma campanha espetacular em 2018, conseguindo impedir a queda da equipe no Brasileirão, algo tido por muitos como impossível.

Sem Lisca, o Vozão foi de mal a pior. No Brasileirão, brigou no final da tabela durante toda a competição e, com sucessivas trocas no comando técnico, o clube tinha todos os requisitos para o rebaixamento, algo que não aconteceu, apenas, por conta da campanha ainda pior do Cruzeiro. Com isso, o Ceará ‘superou’, com 39 pontos, o Palmeiras de 2014 como a pior campanha de um time que se manteve na elite do futebol brasileiro na história.

Conheça a página do Fair Play no Facebook!

Atualmente, Lisca está no comando do América Mineiro (Foto: João Zebral / América)

Em 2020, porém, a história mudou. No começo, os roteiristas desta ainda eram os mesmos, sendo Enderson Moreira o técnico da equipa, mas, em março, o clube oficializou a saída do treinador e a chegada de Guto Ferreira, que, na época anterior, conduziu o Sport ao vice-campeonato da Série B. Com um novo nome no comando técnico, a equipa deslanchou, chegando à final do estadual e sendo campeã da Lampions League.

Na campanha do título da Copa do Nordeste, o trabalho de Guto foi muito elogiado, principalmente nas meias finais, quando o Alvinegro enfrentou o Fortaleza, campeão da edição anterior do torneio e, sob o comando de Rogério Ceni, a melhor equipa do nordeste. No clássico, Gordiola escalou o seu time pensando em anular a velocidade pelos lados do adversário, arma utilizada por Ceni no primeiro jogo entre as equipas no ano, ainda na primeira fase do Cearense. Com isso, o setor ofensivo do Tricolor do Pici teve enormes dificuldades e não foi capaz de marcar o golo que impediria a sua eliminação.

Na final, o Alvinegro enfrentou o Bahia, que lidava com a instabilidade do trabalho de Roger Machado. A equipa cearense dominou os 180 minutos do confronto, vencendo a primeira mão por 3 a 1, fora o baile, e, sem sofrer sustos, e a segunda por 1 a 0. Com isso, o primeiro título da ‘Era Guto Ferreira’ chegou.

Ao vencer a Copa do Nordeste com o Ceará, Guto Ferreira se tornou bicampeão do torneio (Lucas Figueiredo/CBF)

No Brasileirão, o Ceará não começou bem, sendo derrotado pelo Sport, na primeira jornada da competição, e pelo Vasco, três jogos depois – algo que não poderia ocorrer, dado que estes confrontos eram contra oponentes diretos na luta contra o rebaixamento. A equipa, no entanto, se mostrou extremamente competente contra times do topo da tabela, empatando com o Grêmio e derrotando o Atlético Mineiro.

No restante da competição, até o momento, o Vozão conseguiu ter uma campanha efetiva e equilibrada, com oito vitórias, oito empates e oito derrotas, além de zero golos de saldo. Dificultando para os times mais poderosos do país, a equipa somou pontos e abriu uma distância considerável para o Z4, estando na 9ª posição na tabela de classificação e podendo sonhar com uma vaga na pré-Libertadores, que dependerá, além do seu próprio desempenho, de uma combinação de resultados que aumentaria a quantidade de vagas para a competição.

Na Copa do Brasil, competição na qual a equipa já foi eliminada, o time de Guto chegou aos quartos de final e travou um embate digno e interessante contra o Palmeiras. Na primeira mão, o Verdão saiu vitorioso sem grandes dificuldades, já que a equipa nordestina não contava com Vina, o seu principal jogador. No segundo jogo, porém, o Alvinegro, mesmo indo ao segundo tempo perdendo por 2 a 0, conseguiu se recuperar, empatar e, acima de tudo, jogar muito bem, impondo o seu ritmo e criando grandes oportunidades.

O Ceará, então, vive uma situação muito melhor que no ano passado. A equipa não briga mais contra o rebaixamento, tem grandes chances de se classificar para a Sul-Americana e pode, inclusive, sonhar com a Libertadores, mesmo este sendo um objetivo muito complicado de se atingir. Esta melhora considerável tem nome e apelido: Guto Ferreira, um treinador que coleciona bons trabalhos em equipas de menor porte no Brasil e, não à toa, ganhou o apelido de Gordiola, fazendo alusão ao técnico Pep Guardiola. Com isso, o Vozão se tornou uma equipa forte e interessante, que dá gosto de assistir e orgulho aos adeptos.

Leia mais:

Há quatro anos, Palmeiras vencia o seu nono Campeonato Brasileiro
Luan… de reserva a titular absoluto no São Paulo FC
Pilares que fizeram o São Paulo líder absoluto do Brasileirão


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter