O retorno da bola aos relvados brasileiros é tema recorrente em todas as discussões no Brasil. O país está completamente sem rumo no tocante a esse assunto. Enquanto no Rio de Janeiro o campeonato segue a todo vapor, em São Paulo os governantes estaduais discutem com as equipas e a Federação Paulista de Futebol (FPF) a melhor data do retorno. Nesse ínterim, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já determinou a data da volta, o que deixou muitos clubes descontentes com a decisão.

No dia 1 de julho as equipas do Estado de São Paulo foram autorizadas pelo Governador João Doria a retomar os treinos nos seus respectivos Centros de Treinamento. No Palmeiras, o técnico Vanderley Luxemburgo estava animado com o retorno. ¨Após 120 dias parado, precisaremos no mínimo de 30 dias para uma recuperação ideal¨, disse Luxemburgo em entrevista ao portal TV Palmeiras. Seria bom se fosse verdade. A data certa para o retorno do campeonato ainda não foi definida*, mas certamente será num período inferior ao desejado pelo treinador. Pra complicar ainda mais a situação, dois dias depois o técnico foi diagnosticado como positivo para o coronavírus e está afastado do clube por 14 dias. Felizmente, seu caso é assintomático e não requer maiores cuidados além do isolamento.

No Estado vizinho, Rio de Janeiro, a bola voltou a rolar ainda no mês de junho, após muita pressão do Flamengo nos bastidores cariocas. Por lá, a situação é bastante complexa, pois algumas equipas voltaram a jogar mas continuam a protestar contra o retorno. No jogo entre Fluminense e Botafogo, válido pela meia final da Taça Rio no último domingo, as equipas entraram em campo com uma faixa com os dizeres ¨Respeitem a Nossa História¨, numa clara demonstração de repúdio à retomada precoce do campeonato. A situação no Rio é tão bagunçada que já se cogita o retorno das torcidas aos estádios. Vale sempre lembrar que o Estado do Rio de Janeiro ainda se encontra na ¨subida da curva¨ da pandemia.

Nos demais Estados a situação não é diferente. Os campeonatos do Rio Grande do Sul e Minas Gerais já tem data marcada para a volta. Os gaúchos voltam dia 19 de julho e os mineiros uma semana depois, no dia 26. Em ambos os Estados, a ideia é terminar os campeonatos na primeira semana de agosto. Como se vê, são vários ¨Brasis¨ dentro de um mesmo Brasil, uns mais organizados, como São Paulo, e outros completamente desajustados, como o Rio de Janeiro.

CBF confirma retorno do Brasileirão em 09 de Agosto

A CBF, por sua vez, já sinalizou o início do Brasileirão 2020 para o dia 9 de agosto. A Série B inicia dia 8 e a Série A um dia depois. Assim, o pedido de Vanderley Luxemburgo não vai se realizar. Faltam ainda seis rodadas para o fim do campeonato paulista, e se contarmos 30 dias a partir de 1 de julho, não há ajuste milagroso de calendário que consiga encaixar todas estas datas. O Governador João Dória disse, em entrevista coletiva na última segunda-feira, que ¨… se não me engano, faltam três rodadas para concluir o campeonato. Sem concluir, os times de São Paulo não podem participar do Campeonato Brasileiro. Estamos levando em conta também isso, os aspectos de saúde e o protocolo que assinamos com a Federação Paulista de Futebol, e esta, por sua vez, com todas as equipes da primeira divisão.¨

Em outras palavras, o Governador diz que as equipas não poderão jogar o Brasileirão sem ter terminado o Estadual. Mas aqui temos um problema – não é da alçada e muito menos da competência do Governador do Estado a decisão de quando e quais campeonatos uma equipa vai ou não disputar. Quem decide isso é a CBF, que prontamente respondeu a Doria após seu pronunciamento: ¨Os clubes de São Paulo disputantes do Campeonato Brasileiro da Série A reafirmaram sua posição em contato com a CBF, nesta segunda-feira, 6¨ dizia a nota à imprensa publicada pela Confederação.

João Dória, Governador de São Paulo Foto: Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Na data de ontem, a FPF enviou ao Governador um ¨Protocolo de Operação de Jogo para a Conclusão do Campeonato Paulista 2020¨, no qual descreve todos os procedimentos a serem adotados não só pelas equipas, mas por todos os envolvidos na realização das partidas que faltam para encerrar o certame. Neste protocolo, a data prevista para o retorno do Paulistão é o dia 22/07. Oito dias antes do que desejara o técnico do Palmeiras. Caso este protocolo seja aprovado*, a data para a final do certame seria o mesmo dia do início do Brasileirão. Provavelmente, os finalistas terão seus jogos da primeira rodada do Brasileiro adiados.

Dessa forma, todos os Estados estão a se organizar para que os campeonatos regionais se encerrem antes do início do Campeonato Brasileiro. O campeonato carioca pode acabar hoje mesmo, em caso de vitória do Flamengo na partida contra o Fluminense, pela final da Taça Rio. No complicadíssimo regulamento do campeonato carioca, se uma equipa ganhar a Taça Guanabara e a Taça Rio, fica com o título estadual. O Flamengo ganhou a primeira e, se ganhar também a segunda, é mais um título na conta dos discípulos de Jorge Jesus.

*Atualização: no momento da publicação a data de retorno ainda não havia sido definida. No entanto, algumas horas depois o Governador João Dória fez um pronunciamento oficial no qual confirmou o retorno do Campeonato Paulista para o dia 22/07, com a data do jogo final que irá decidir o campeão para o dia 08/08, um dia antes da retomada do Campeonato Brasileiro. Tudo indica que as próximas competições a definirem as datas serão a Copa do Brasil e a Libertadores, esta última um pouco mais complicada, porque depende do protocolo de vários países para a retomada. Preparem a cerveja e os salgadinhos…