Como fica o exaustivo calendário do futebol no Brasil em 2021

Rafael RibeiroFevereiro 23, 20216min0

Como fica o exaustivo calendário do futebol no Brasil em 2021

Rafael RibeiroFevereiro 23, 20216min0
Mal termina a época de 2020, e as competições de 2021 já terão seu início. Confira com o Fair Play como ficarão o calendário brasileiro.

A época 2020 ainda não terminou, mas não iremos esperar quase nada para que a bola corra pelo relvado para a época de 2021. Isto porque, três dias depois do final do Brasileirão 2020, os campeonatos estaduais já irão invadir o calendário brasileiro. E mais, as finais entre Palmeiras e Grêmio pela Copa do Brasil serão em 28 de Fevereiro e 07 de Março, já com outras jornadas em andamento. Sem férias e descanso aos jogadores (na teoria), veremos mais uma maratona de partidas até pelo menos Dezembro de 2021.

Para completar a grande bagunça, sem solução aparente a ser adotada pelos executivos do futebol brasileiro, as competições nacionais também não serão interrompidas nas datas relacionadas à Eliminatória da Copa do Mundo de 2022 no Catar, assim como na Copa América, a ser relacionada inicialmente em Junho deste ano. O Fair Play detalha como ficará o calendário neste ano, e como as equipas irão lidar com o acúmulo de jogos e o já esgotado condicionamento físico de muitos jogadores.

Fim da época de 2020 em 2021

Os adeptos estão em momentos de tensão no final da época 2020. O Brasileirão tem sua última jornada nesta Quinta-feira (25/02) e a disputa está entre Internacional (que joga contra o Corinthians) e o Flamengo (que joga contra o São Paulo). Além disso, a Copa do Brasil ainda terá final em duas mãos entre Palmeiras e Grêmio como citado acima. Até campeonatos estaduais, como o Campeonato Goiano, só estão acabando agora, com a final entre Atlético Goianiense e Goianésia no dia 27/02. Curiosamente, a edição de 2021 começa no dia seguinte, dia 28.

A final da Copa do Brasil fará, por exemplo, com que a equipa do Palmeiras tenha disputado todos os jogos possíveis na época de 2020. Isso porque chegou à final do Paulistão (e venceu o Corinthians), chegou à final da Libertadores da América (e venceu o Santos), da Copa do Brasil (enfrentará o Grêmio) além de ter participado do Mundial de Clubes (nos dois jogos possíveis) e todas as 38 jornadas do Brasileirão. Uma época quase perfeita mas que terá grandes consequências para 2021, já que certamente haverá um período de descanso para o time principal.

Palmeiras e Grêmio jogarão entre Fevereiro e Março as finais da Copa do Brasil de 2020 (Foto: César Greco/Ag. Palmeiras)

Campeonatos regionais e nacionais de 2021

Os campeonatos regionais começarão em 27 de Fevereiro, e em tese terminarão em 23 de Maio. Isso apenas com dois dias de folga, já que o Brasileirão terá sua jornada final no dia 25/02. Muitas equipas terão trabalho para definir o que fazer, pelo menos nas primeiras jornadas, com os jogadores principais, que mesmo ficando parados por muito tempo durante a paralisação devido à pandemia do Coronavírus, já estão em atividade desde Julho de 2020, com poucas semanas de folga entre um jogo e outro.

O Paulistão terá início em 27/02, e a final programada para 23 de Maio. Neste período, algumas equipas já terão também fases da Libertadores e da Copa Sulamericana para disputar. O Carioca já teve fases preliminares, e as principais equipas entram em 03/03, com final programada para Maio, porém em formato diferente. O vencedor da “fase de grupos” serão o campeão da Taça Guanabara, enquanto uma fase eliminatória garante o campeão da Taça Rio com as equipas que ficaram entre quinto e oitavo na fase anterior. Gaúcho também entre 27/02 e 23/05, com fórmula diferente, turno único, com meias finais e finais aos quatro primeiro colocados. Mineiro em 27 de Fevereiro também, e 80 jogos (mesmo formato, com meias finais e finais).

Na parte nacional, a Copa do Brasil terá uma fase a menos, serão sete ao invés de oito. A competição se estenderá de 10 de Março até 27 de Outubro. Já o Brasileirão, de 30 de Maio até 05 de Dezembro. A primeira lembrança é a Supercopa do Brasil, jogo único que envolve o vencedor do Brasileirão (Flamengo ou Inter) contra o vencedor da Copa do Brasil (Palmeiras e Grêmio), no dia 10 de Março. A segunda lembrança é que essas competições não serão interrompidas nas Eliminatórias para o Mundial (com datas espalhadas no ano) e também na Copa América, que detalharemos abaixo.

O Campeonato Goiano acaba somente no dia 27 de Fevereiro, mas já começa no dia seguinte (Foto: Heber Gomes/ACG)

Competições continentais e de seleções

As duas principais competições continentais também tomarão o ano de 2021. A Copa Sulamericana inicia-se em 21 de Abril, e a final está marcada para 06 de Novembro. Ela terá um novo formato, parecido com o que é feito na Libertadores, com fase preliminar, fase de grupos e os playoffs, desde os oitavos de final. Já a Libertadores da América, também com três fases preliminares, que iniciam dia 23 de Fevereiro, com a fase de grupos prevista para dia 07 de Abril, e os playoffs iniciando entre Julho e Agosto. A final, sem local definido ainda, está marcada para 20 de Novembro.

Para a Seleção Brasileira, um calendário mais agitado do que no ano anterior. Se por um lado, a maioria dos jogadores escolhidos estão no Velho Continente, algumas escolhas nacionais podem desfalcar suas equipas nas competições que não pararão. As Eliminatórias da Copa terão 10 datas, entre Março e Novembro de 2021. Além disso, a Copa América, adiada de 2020 para 2021, terá 31 datas entre 11 de Junho e 11 de Julho. E não esqueçamos das Olimpíadas de Tóquio, que também poderá levar jogadores jovens ao outro lado do Mundo para defender a medalha de ouro vencida em 2016 no Rio.

O Brasil joga em 2021 pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, e disputa a Copa América em Junho (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

O Fair Play acompanhará todas essas competições, trazendo o que de melhor e pior acontece em cada uma delas, e obviamente atualizando datas e formatos de cada uma, que podem sofrer alterações ao longo do ano devido ao recuo (ou avanço) da pandemia do Coronavírus. A única certeza é que as equipas, além de se reforçarem, terão de ser criativas na definição de seus plantéis e jogadores para compor cada uma das competições de 2021, que como nos anos anteriores, podem somar mais de 70 jogos na época.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter