O Big Deal à Fair Play: Lerma chega para “mandar” no Bournemouth

Fair PlayAgosto 8, 20182min0

O Big Deal à Fair Play: Lerma chega para “mandar” no Bournemouth

Fair PlayAgosto 8, 20182min0
O Bournemouth fez uma "surpresa" de mercado e trouxe para o plantel um trinco de grande classe: Jefferson Lerma. Mas o que vem o colombiano fazer para a Premier League?

JEFFERSON LERMA (LEVANTE-» BOURNEMOUTH)

Nome:Jefferson Andrés Lerma Solís

Idade: 23 anos

Nacionalidade: Colombiana

Épocas na Europa: Três

Temporada 17/18: 26 jogos

Valor de Mercado: 2 milhões de euros

Valor da Transferência: 28milhões de euros

O Bournemouth é das poucas equipas inglesas que não tem cedido à pressão e aos valores brutais que se pagam por jogadores medianos, mas o perigo que a equipa sentiu sobretudo na primeira metade da época passada fez a equipa de Eddie Howe investir de forma mais agressiva no mercado, e quebrar o seu recorde de transferências ao pagar quase 30 milhões pelo passe do médio defensivo internacional colombiano Jefferson Lerma.

Formado no Atlético Huila, chegou à Europa em 2015 pela mão de Levante, que o emprestou mais uma temporada ao seu antigo clube. Apenas em 2016/17 teve a sua primeira época na europa, sendo que conseguiu apenas a sua total afirmação a época passada, onde jogou como médio defensivo ou médio centro, com esporádicas aparições na lateral direita.

Um médio forte fisicamente, com velocidade, capacidade de levar a bola para a frente e de ocupar muitas zonas no meio campo, sendo ainda conhecido pela sua resistência e forma agressiva  como aborda os lances. Essa agressividade é muitas vezes exagerada, e deve ser controlada sob pena de pôr em causa a equipa, ele que na época passada em 26 partidas na Liga espanhola foi admoestado 16 vezes com o cartão amarelo, tendo falhado 4 jogos por castigo.

A Premier League é conhecida pela sua agressividade e pelo critério largo, ainda assim Eddie Howe terá certamente uma tarefa em mãos quando lidar diariamente com o sangue latino do reforço vindo do Levante.

No Bournemouth, Lerma vai encintrar uma equipa onde pode encaixar bem, uma vez que os pupilos de Howe estão habituados a jogar em 4-4-2, e o colombiano vai certamente encaixar bem no duplo pivot de meio-campo. Ainda assim, a titularidade do médio que esteve no mundial da Rússia não deverá ser um dado adquirido. No plantel dos Cherries brilha um dos mais fascinantes médios da nova geração inglesa, Lewis Cook.

O capitão dos campeões do mundo sub-20 ingleses em 2017 é a principal figura da equipa, e Eddie Howe não prescinde dele. No meio campo existem ainda o experiente Dan Gosling e o nascido na África do Sul Andrew Surman, médios experientes e totalmente enquadrados na filosofia do seu timoneiro. Lerma terá por isso de fazer pela vida para garantir um lugar no onze, ele que se demonstrar a capacidade física, velocidade e qualidade com que progride com a bola deverá formar um duo muito interessante com o “novo Lampard” Lewis Cook.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter