23 Mai, 2018

Os Trintões da Moda na Bundesliga

Gonçalo MeloNovembro 26, 20176min0

Os Trintões da Moda na Bundesliga

Gonçalo MeloNovembro 26, 20176min0
Artigo com a análise aos jovens treinadores que despontam neste momento na Bundesliga, todos eles com idades abaixo dos 40 anos.

Na Bundesliga, das 18 equipas, 6 têm um treinador com idade abaixo dos 30 anos, e muitos deles vêm ganhando recentemente uma cotação enorme. O fairplay apresenta-lhe os trintões que vão tentando assumir-se nos bancos da Bundesliga.

JULIAN NAGELSMANN (30 anos – Hoffenheim)

Provavelmente o treinador mais conhecido desta lista, e também o mais jovem. Já esmiuçado e analisado anteriormente pelo fairplay, o jovem treinador que vem sendo apontado como futuro treinador do Bayern Munique está a conseguir novamente colocar o seu Hoffenheim em lugares europeus, após um fantástico quarto lugar na época passada.

Mesmo com algumas saídas problemáticas, o jovem técnico conseguiu manter a identidade e qualidade da equipa, que já leva 5 vitórias, outros tantos empates e apenas duas derrotas, com 21 golos marcados em 12 jogos. Na Europa as coisas não correram tão bem, uma vez que a equipa já não tem hipóteses de seguir em frente na Liga Europa (estava num dos grupos mais competitivos e equilibrados), após ter perdido na recente jornada frente ao Braga. Esta eliminação deve facilitar a luta pelos 4 primeiros lugares da tabela na Bundesliga, devido ao menor desgaste a que a equipa vai estar sujeita.

Resultado de imagem para julian nagelsmann
De olhos postos em novo lugar europeu. (Foto: The Mirror)

DOMENICO TEDESCO (32 anos- Schalke 04

Um dos estreantes desta época na Bundesliga. O jovem italo-alemão chegou ao Schalke sob uma enorme desconfiança, pois contava apenas com uma breve (mas de qualidade) passagem pelo Erzgebirge Aue, ele que tinha orientado apenas escalões de formação de Hoffenheim e Estugarda.

O facto é que o jovem técnico, chegou, viu e está a vencer. Com um sistema de três centrais que liberta os seus criativos, o Schalke apoia-se muito na qualidade indivivual das suas estrelas, Meyer, Goretska, Burgstaller, Konoplyanka, etc. Com muita qualidade na circulação e na pressão, a equipa de Tedesco soma 7 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, estando na luta pelos lugares de Liga dos Campeões.

Resultado de imagem para domenico tedesco
O novo líder dos mineiros de Gelsenkirchen. (Foto: Zimbio.com)

FLORIAN KOHFELDT (35 anos – Werder Bremen)

O nome mais recente da lista, uma vez que apenas no inicio do mês assumiu o posto que era de Alexander Nouri, outro jovem trintão que não resistiu aos maus resultados desta época. Para já, conseguiu o que o anterior técnico não tinha conseguido esta temporada, ao vencer pela primeira vez frente ao Hannover, e logo por expressivos 4-0! Resta saber se o papel de interino vai desaparecer, ou se não consegue contrariar as previsões, que apontam para a contratação de um técnico mais experiente em Janeiro.

Resultado de imagem para florian kohfeldt
Conseguirá Kohfeldt passar de interino a efetivo? (Foto: Zimbio.com)

SANDRO SCHWARZ (39 anos – Mainz)

Mais um jovem que subiu a pulso desde as equipas jovens e secundárias do clube após uma experiência como técnico principal no modesto Eschborn entre 2011 e 2013.

Sendo esta a sua época de estreia na equipa sénior do clube, Schwarz conta com 4 vitórias (todas elas em casa), tendo somado também 6 derrotas e 3 empates, que colocam a equipa num relativamente tranquilo 12º lugar. O técnico tem variado entre o 4-3-3 e o 3-4-3, parecendo o plantel adaptar-se melhor à primeira tática, onde pode conjugar os três melhores médios da equipa, Danny Latza, Fabian Frei e Alexandru Maxim.

Resultado de imagem para sandro schwarz
O jovem treinador do Mainz na sua aprsentação. (Foto: Yahoo Sports)

HANNES WOLF (36 anos – Estugarda)

Mais uma das jovens coqueluches do mundo de treinadores alemães. O técnico do Estugarda foi o grande obreiro do regresso e do título de campeão da segunda divisão ganho pelo Estugarda na época passada, conseguindo trazer as ideias e qualidade de jogo que as suas equipas jovens do Borussia Dortmund apresentavam (foi campeão de juniores em 2016).

Esta época a exigência da primeira divisão não assustou o promissor técnico, que apesar de ter à sua disposição um plantel mais limitado do que a maioria dos rivais diretos na manutenção, tem conseguido boas exibições e vitórias importantes (todas em casa), através de uma forma de jogar personalizada, que preza os ataques rápidos e a pressão conjunta. Com 17 pontos em 13 jogos, o Estugarda ocupa um tranquilo 11º lugar, com 7 pontos de vantagem para o lugar que dá direito ao play off com o terceiro classificado da 2 Bundesliga.

Resultado de imagem para hannes wolf
Mais um futuro mestre da tática a despontar na Bundesliga. (Foto: Zimbio.com)

MANUEL BAUM (38 anos- Augsburgo)

Há menos de um ano no clube, Manuel Baum já conquistou o coração dos adeptos. Colocado como interino no dia 14 de dezembro de 2016, após o despedimento de Dirk Schuster, o jovem timoneiro precisou apenas de duas semanas para conquietar o lugar de forma permanente. Com uma segunda volta tranquila, colocou o Augsburgo num confortável 13º lugar, sem nunca se ver ameaçado pela despromoção.

Esta época, o clube ocupa um extraordinário 8º lugar nesta altura, com 5 vitórias, 4 empates e outras tantas derrotas em 13 jogos. Este lugar é ainda mais fantástico analisando o facto de o Augsburgo ter o segundo plantel menos valioso da Bundesliga segundo o site Transfermarkt, apenas superado por outro emblema em boa forma, o Hannover.

Resultado de imagem para manuel baum
Manuel Baum já conquistou a cidade de Augsburgo. (Foto: Augsburger Allgemein)

No mundo do futebol, um trintão costuma ser um jogador em final de carreira, que se prepara para assumir outras funções ou outros caminhos. Mas, no futebol atual, e principalmente na Bundesliga começam a aparecer novas figuras acima dos trinta anos. Esta aposta de sucesso em jovens com ideias diferentes e mentalidades inovadoras parece ser para manter, algo que poderá começar a ser visto também noutros campeonatos no futuro.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter