24 Mai, 2018

As Pérolas de Leverkusen

Gonçalo MeloJaneiro 27, 20187min0

As Pérolas de Leverkusen

Gonçalo MeloJaneiro 27, 20187min0
Em Leverkusen moram algumas das mais fascinantes promessas do futebol mundial. Desde Jonathan Tah até Julian Brandt ou Leon Bailey, o Fair Play mostra-lhe alguns dos principais responsáveis pelo grande momento do Bayer.

Na pacata cidade de Leverkusen mora um dos clubes com mais história da Alemanha. Os farmacêuticos do Bayer não tem um número muito elevado de troféus, mas são dos emblemas mais respeitados do país. Após um ano medíocre em que a equipa fracassou na europa e no campeonato, a equipa agora orientada por Heiko Herrlich está num fabuloso 2º lugar, à frente de Schalke 04, Borussia Dortmund ou Leipzig. A boa forma da equipa esta intimamente ligada à performance dos seus jovens jogadores em clara ascensão, que se tornaram este ano jogadores altamente apetecíveis, autênticas pérolas. E há pérolas para todos os setores.

Jonathan Tah-21 anos

O defesa central internacional alemão é um dos esteios desta equipa, como comprovam os 18 jogos realizados no campeonato. O ex-Fortuna Dusseldorf é imensas vezes apontado como o sucessor natural de Jerome Boateng, devido às suas óbvias semelhanças físicas com o central do Bayern. Tah é aos 21 anos um central rápido, agressivo, taticamente forte e dominante no jogo aéreo, ele que tal como a maioria dos centrais alemães, tem muita qualidade na saída de bola, o que o torna  cada vez mais uma certeza no futebol alemão, e um dos futuros grandes centrais da Mannschaft juntamente com Nicklas Sule, Antonio Rudiger ou Marc-Oliver Kempf.

Resultado de imagem para jonathan tah
Tah, um autêntico panzer alemão (Foto: The Sun UK)

Panagiotis Retsos- 19 anos

Um polivalente extremamente útil para todos os treinadores. O jovem grego contratado ao Olympiakos tem atuado preferencialmente do lado direito, sendo ele um central de raiz. Com qualidade técnica elevada, velocidade e bom envolvimento ofensivo, Retsos tem facilidade em jogar em todas as posições da defesa, uma vez que é também muito eficaz do ponto de vista defensivo, sendo por isso um dos defesas mais promissores e que vai provavelmente proporcionar uma transferência relevante no futuro.

Resultado de imagem para retsos leverkusen
Retsos é um polivalente útil na defesa (Foto: Der Bild)

Wendell Borges- 24 anos

Dono e senhor do lado esquerdo da defesa do Bayer Leverkusen, com 15 jogos e 3 assistências para golo na Bundesliga. Velocidade, técnica e agressividade são as principais características medalhado olímpico brasileiro (ganhou o ouro em 2016). O jovem formado no Londrina é um dos jogadores mais regulares dos farmacêuticos das últimas épocas, não tendo uma alternativa direta para a posição, o que demonstra bem a confiança que depositam no brasileiro de 24 anos, que realizou até agora uns impressionantes 134 jogos pelos farmacêuticos desde que chegou ao clube, no verão de 2014.

Resultado de imagem para wendell leverkusen
Wendell, um lateral esquerdo moderno e seguro (Foto: Foxsports Brasil)

Kai Havertz- 18 anos

O Benjamim desta lista. Um dos orgulhos da formação do Leverkusen, o jovem médio-ofensivo foi lançado com apenas 17 anos pelo anterior técnico Roger Schmidt, e não mais saiu das opções da equipa principal. Com uma maturidade fora do normal para a idade, o teenager alemão revela a calma e a serenidade de um veterano, destacando-se pela maneira como acelera o jogo e pela aparente naturalidade com que desmarca e assiste os colegas, ele que com a sua notável visão de jogo já soma 6 assistências em 15 jogos na Bundesliga, ele que também joga muitas vezes pelo lado direito do meio campo ofensivo.

Resultado de imagem para kai havertz
Havertz, cara de menino, qualidade de veterano (Foto: Torcedores)

Julian Brandt- 21 anos

Provavelmente a maior “certeza” da lista. Já com 13 jogos pela seleção campeã do mundo, o jovem extremo alemão destaca-se pela sua criatividade, velocidade, controlo de bola e poder de decisão, ele que toma quase sempre as melhores opções para a equipa. Já na sua quarta época a nível sénior, o que significa que chegou à equipa principal com apenas 17 anos. Presente na última taça das confederações, Brandt é uma das muitas opções que Joachim Low tem à disposição, e o jovem alemão vai ter de continuar a um nível elevado para estar na Rússia (a concorrência é apertada), ele que esta época já soma 4 golos e 4 assistências em 19 jogos na Bundesliga, sendo dos poucos jogadores que esteve presente em todos os jogos até agora.

Resultado de imagem para julian brandt
Julian Brandt, um dos maiores talentos jovens da Alemanha ( Foto: Daily Mail)

Leon Bailey- 20 anos

O fenómeno jamaicano do momento! O jovem contratado ao Genk por 12,5 milhões de euros está numa forma assombrosa, como comprovam os seus 7 tentos e 5 assistências no campeonato. Com uma velocidade supersónica, ou não viesse ele do país dos velocistas, o internacional jamaicano é uma autêntica dor de cabeça para qualquer lateral, ele que é fortíssimo no um para um, tem remate fácil e uma grande capacidade de cruzamento. O Bayer Leverkusen sabe bem tirar proveito das características de Bailey, balançando muitas vezes o seu jogo para o lado direito para explorar o espaço na esquerda com a velocidade e capacidade técnica do jamaicano, ele que já é associado aos grandes tubarões europeus, não sendo de estranhar uma transferência milionária a médio-prazo.

Resultado de imagem para leon bailey
Quem disse que os jamaicanos não tinham jeito para o futebol? (Foto: Metro UK)

Kevin Volland- 25 anos

O mais “experiente” da lista. O avançado ex-Hoffenheim está a viver provavelmente a melhor época da sua carreira, somando já dez golos na Bundesliga em 18 partidas. Dotado de um excelente pé esquerdo, o internacional alemão em 10 ocasiões faz valer a sua mobilidade, velocidade, potência e qualidade técnica para ultrapassar os marcadores diretos e explorar as costas das defesas contrárias, ele que tem também uma meia distância temível, trabalhada nos tempos em que atuava a extremo direito e dava preferência às diagonais para poder alvejar a baliza. Kevin, que atua como segundo avançado ou homem mais adiantado, tem legítimas esperanças de estar na Rússia, e para isso tem de suplantar a apertada concorrência de nomes como Timo Werner, Mario Gomez, Sandro Wagner ou Lars Stindl, continuando a marcar golos e a ser uma referência para a sua equipa.

Resultado de imagem para kevin volland
Volland é um avançado completo e tecnicista (Foto: Sky Sports)

Numa lista com 7 nomes, podíamos ter acrescentado nomes como Benjamin Henrichs, Tin Jedvaj, Dominic Kohr ou Lucas Alario, todos com 25 ou menos anos de idade. É portanto uma equipa jovem e altamente promissora, que está a reerguer-se sob o comando do Heiko Herrlich, equipa essa que voltou a trazer esperança à cidade de Leverkusen, que acredita cada vez mais no regresso à Champions e numa possível luta com Bayern pelo título, caso consiga manter as suas pérolas na equipa.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter