Quem (e quantos) são os portugueses campeões na Europa? pt.3

Francisco IsaacJunho 5, 20195min0

Quem (e quantos) são os portugueses campeões na Europa? pt.3

Francisco IsaacJunho 5, 20195min0
A marca portuguesa no futebol tem crescido e em 2018/2019 houve 15 campeões lusos! Fica a saber em que ligas e como se deram nos seus campeonatos! Esta é a parte 3 de 3 dos portugueses campeões na Europa

Já estão encontrados, praticamente, todos os campeões da Europa fora (e Israel também) e a diáspora portuguesa esteve presente em 15 ligas diferentes, com alguns mais conhecidos como Cristiano Ronaldo na Serie A ou até a ligas mais periféricas como a israelita onde Jair Amador levantou o título de campeão!

Esta é a parte 3 de três artigos a destacar os vários campeões portugueses pela Europa fora, entre os principais e outros menos conhecidos campeonatos de futebol!

BERNARDO SILVA (MANCHESTER CITY)

Não será o jogador português em melhor forma na Europa, neste momento? O “formiga atómica” do Manchester City foi um incansável destruidor de defesas, onde a sua visão de jogo, excelência no passe, abertura de canais de ataque e facilidade em mudar de estratégia em poucos segundos promoveu o futebol ofensivo dos agora bicampeões ingleses a um patamar genial. Estas características inclusive levaram Pep Guardiola a ficar completamente louco, levando literalmente as mãos à cabeça!

Os dados estatísticos do polivalente jogador português não provam o quão essencial é nos citizens, mas há que aludir que a maioria dos seus 7 golos e 8 assistências foram todos de elevada categoria, postulando uma das suas máximas: trazer e fazer algo de completamente diferente dentro das quatro-linhas.

Um génio que sabe marcar a sua presença com e sem bola, que força a equipa a andar sempre numa alta rotação, não dando qualquer descanso aos seus adversários, por mais que estes apresentem boas unidades defensivas para silenciá-lo.

O internacional luso é um dos máximos protagonistas do bicampeão inglês e a sua influência vai continuar em anos vindouros, ficando para ver se conseguirá levar Pep Guardiola e os citizens ao título de Campeões da Europa.

ANDRÉ VIDIGAL, YOHANN TAVARES E NUNO MORAIS (APOEL)

Três portugueses foram campeões cipriotas, mas só dois levantaram o título em Maio de 2019… o que signifca isto? Bem, Yohan Tavares, luso-descentente de 31 anos, serviu o APOEL Nicosia até final de Agosto, sem se estrear no campeonato mas actuando nas provas europeias pelo seu antigo clube, restando então André Vidigal e Nuno Morais.

O mais jovem membro da família Vidigal chegou ao Chipre em Janeiro de 2019, emprestado pelo Fortuna Sittard, e conseguiu ir a tempo de levantar o título ao realizar dois jogos pelo APOEL, em que um dos quais ofereeu uma assistência para garantir uma vitória por 2-0, importante no caminho até ao título. O extremo não teve tempo de mostrar todas suas valências, mas valeria a pena ao clube cipriota tentar a sua contratação, por toda a explosão, energia e ritmo que oferece ao jogo.

Por fim, o português mais importante para a caminhada até ao título de campeão do APOEL esteve nos pés e cabeça de Nuno Morais, o capitão dos agora heptacampeões do Chipre.

O trinco de 35 anos alinhou em 20 jogos para o campeonato e apontou uns extraordinários 10 golos, dando constantemente o seu melhor a um emblema que serve desde 2007, onde apresenta uma total categoria no destruir de jogadas do adversário e de “montar” o início das movimentações atacantes do APOEL.

Um capitão lendário que conquista o seu nono título de campeão na carreira, todos pela formação cipriota, e que merece reconhecimento pelo seu papel de líder e inspiração no APOEL.

JAIR AMADOR (MACCABI TEL AVIV)

O português de 29 anos conquistou o seu primeiro título da carreira, ao levar o Maccabi Tel Aviv ao campeonato israelita, apresentando-se como uma solução para a defesa do emblema que chegou agora ao 22º título da sua história.

O central transitou entre o 11 titular (18 jogos) e o banco de suplentes (em duas ocasiões entrou como substituto), mas nunca desistiu e acabou como elemento essencial do esquema do Maccabi na fase de apuramento de campeão.

As suas características físicas foram um dos factores que levaram o emblema israelita em se interessar no seu concurso, saindo do Huesca a custo-zero para ingressar no Maccabi como já tínhamos referido. Graças ao seu porte físico, destreza e capacidade de impor a sua vontade junto da grande área, Jair Amador acabou por conquistar o seu lugar de titular na fase final da temporada.

Um campeão em Israel e mais um jogador que vai aparecer nas eliminatórias da Liga dos Campeões em 2019!

PAULO FONSECA (SHAKHTAR DONETSK)

Tricampeão e de forma completamente dominadora, foi este o Shkhtar Donetsk que Paulo Fonseca edificou com uma total genialidade e que em 2018/2019 assombrou o campeonato ucraniano.

O treinador português continua a conquistar títulos e honras ao serviço dos Hirnyky (os “mineiros”) e só nesta temporada já fez a dobradinha, consentindo única e exclusivamente uma derrota entre jogos para a liga e a taça da Ucrânia (o campeonato ainda está a decorrer a altura da publicação deste artigo).

O Shakhtar Donetsk nesta época, sob o jugo de Paulo Fonseca, afirmou-se como a equipa mais goleadora, com uma diferença de 17-18 golos em relação ao segundo classificado (Dinamo de Kiev) e a com melhor defesa (10 golos sofridos) numa total demonstração de domínio total na Ucrânia.

Depois de ter batido o pé ao Manchester City em 2017/2018, Paulo Fonseca guiou o Shakhtar à 3ª dobradinha consecutiva, um feito histórico no futebol ucraniano!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter