Paulo Meneses e a aventura no Nejmeh SC: liderança na Liga!

Fair PlayNovembro 26, 20234min0

Paulo Meneses e a aventura no Nejmeh SC: liderança na Liga!

Fair PlayNovembro 26, 20234min0
O Nejmeh SC está no topo da liga libanesa e Paulo Meneses conta-nos como foi a última jornada na Premier League deste país

O Nejmeh SC pode não ter conquistado uma vitória na AFC Cup mas na liga a situação continua a correr bem ao treinador português Paulo Meneses, que nos dá um relato aqui ao Fair Play.

8º JOGO DA LIGA

Depois da competição na AFC Cup de Ásia, era importante recuperar os jogadores (da fadiga das viagens e jogo), com o intuito de competir da melhor forma dando continuidade à vitórias para assim manter a liderança na prova.

Eu e os jogadores estrangeiros regressamos ao Libano no dia seguinte ao jogo na Arábia Saudita, mas, o resto do pessoal (jogadores, directores e membros da equipa técnica) regressou só no dia seguinte. Razão: ir a Meca rezar.

Como alguns de vocês devem saber, Meca é o local mais importante para qualquer Muçulmano. Diz-se que, qualquer pessoa Muçulmana deve ir pelo menos 1 vez na vida a Meca.

O ritual é o seguinte: uma vez chegados ao “local sagrado”, tens que caminhar em círculos durante horas, sentar e rezar, voltar a caminhar (assim durante largas horas). Ora, se os jogadores estavam cansados de uma viagem não muito bem organizada em termos logísticos, 90 minutos nas pernas contra um adversário fortíssimo… mais a fadiga acumulada nas pernas pelas rezas, e ainda teriam que fazer a viagem de volta ao Libano na 4ª feira… com jogo contra o Sagesse no Sábado. 

5ª feira, tentar perceber e avaliar o estado fisico dos jogadores, portanto, treino de recuperação.

6ª feira, foi o único dia que tivemos realmente para preparar a equipa para o jogo do dia seguinte.

Tínhamos a ambição de colocar em pratica um plano de jogo para pressionar alto,  para roubar a bola o mais rápido possível, e dominar o jogo.

A equipa não estava a pressionar bem, em bloco, o Ponta de Lança e os extremos não estavam a ser bem acompanhados pelos 3 Medio Centros na pressão, mas também algum mérito do adversário, que conseguia sair da 1ª linha de pressão com critério e qualidade, ligando o seu jogo, quer com os Médios Centros, quer com os seus extremos.

Com bola, estávamos a construir bem, com qualidade e segurança desde trás, a jogar por fora, para depois encontrar espaços dentro, a circular a bola a toda a largura do campo, para encontrar o passe filtrado entre linhas para criar problemas à linha defensiva adversária, estávamos bem posicionados e rápidos para reagir à nossa perda de bola.

O 1-0 surge de um movimento muito bem conseguido pelo nosso Medio Centro (Nº8), entre Lateral e Defesa Central, penetrando esse espaço vindo da 2ª linha. Ganhou falta perto da linha de fundo.

O mesmo jogador bateu a falta que deu o 1-0. Movimento muito bem feito ao 1º poste do nosso Defesa Central Esquerdo, que de cabeça fez o golo inaugural.

O 2-0 surgiu no final do 1º tempo, o mesmo Defesa Central Esquerdo, fez uma incursão conduzindo a bola em meio campo contrário, como há 15 dias atrás, centrou para as costas do Defesa Central mais afastado, onde Embaló dominou de peito dentro da área, e fez um excelente golo.

No intervalo não havia muito que corrigir, foi mais para reforçar o que estávamos a fazer bem, e chamar à atenção para algum detalhe onde não tínhamos sido tão felizes.

Na 2ª parte, tivemos algumas oportunidades para ampliar a vantagem, mas não fomos eficazes. Nos últimos 15 minutos, senti alguns jogadores muito fatigados (por tudo que se passou durante a viagem à Arabia Saudita), fizemos algumas alterações para refrescar algumas posições. No entanto, alguns jogadores não entraram tão bem como se pretendia, porque não deram seguimento no plano Ofensivo para terminar com o jogo, marcando o 3-0, mas principalmente no plano Defensivo, não cumpriram o que lhes pedi.

Deste modo, o adversário ganhou uma grande penalidade e fez o 2-1 a 10 minutos do fim. Valeram os 3 pontos que nos deixam na liderança do campeonato, com 1 jogo a menos.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS