Os 5 The Best da Ledman Liga Pro de 2018

Fair PlayJaneiro 2, 20196min0

Os 5 The Best da Ledman Liga Pro de 2018

Fair PlayJaneiro 2, 20196min0
Em 2018 a Ledman LigaPro teve uma série de jogadores que marcaram pela sua classe e exibições de categoria. Concordas com os 5 escolhidos?

Escolhemos 5 jogadores da Ledman LigaPro que merecem o destaque por terem sido os melhores dessa divisão durante o ano que passou. De guarda-redes que mantiveram a sua qualidade mesmo com a mudança de “ares”, a novas revelações que vieram para sacudir a pressão das suas equipas e proporcionarem outra luta.

Concordas com as nossas escolas?

RICARDO RIBEIRO (OAF ACADÉMICA DE COIMBRA/FC PAÇOS DE FERREIRA)

Querem um guarda-redes que garanta defesas inacreditáveis jogo após jogo, para além de um nível de liderança e comunicação genial? Então ponham os olhos em Ricardo Ribeiro, o guardião do FC Paços de Ferreira, agora treinado por Vítor Oliveira.

O português de 28 anos, que já realizou mais de 130 jogos na Ledman LigaPro, foi responsável por deixar as suas redes invioláveis por 21 ocasiões nos últimos 48 jogos, em especial 8 vezes em 11 no seu actual emblema.

A agilidade com que se apresenta entre os postes, a velocidade na saída e a coragem na disputa no ar são algumas marcas de um guardião que já andou pela Liga NOS e que merecia no imediato ter uma nova oportunidade ir até a essa divisão. Segurança, equilíbrio e inteligência, são outros adjectivos que facilmente são imputados a um dos melhores jogadores da segunda liga.

Merece a nomeação por tudo aquilo que traz e pela forma como tem representado todos os seus clubes.

Foto: Lusa

FELIZ VAZ (FC FAMALICÃO)

Não há margem para dúvidas, Feliz Vaz é um dos jogadores mais decisivos e marcantes da Ledman LigaPro nos três últimos anos sendo uma lenda viva do FC Famalicão não só pelos golos e assistências (que ajudam e muito), mas também por toda a qualidade que espelha na estratégia de jogo dos famalicenses.

Nas três últimas temporadas (e estamos a contar com esta) o extremo que tanto pode actuar dos dois lados, tem mostrado um conhecimento profundo de como operar no ataque, sendo daqueles adversários que nenhum clube gosta de ter pela frente. Experiente, o português de 29 anos realizou entre 2017 e 2018 cerca de 48 jogos com 8 golos e 20 assistências a ficarem em seu nome (só contabilizamos aquelas que foram feitas em jogos da segunda liga), mostrando-se cada vez melhor e sempre decisivo.

Não é um velocista puro e duro, não é o atleta mais explosivo, mas o recorte técnico, a forma como devolve a bola em condições, o descobrir de linhas de apoio e as invenções que saem da sua cabeça proporcionam que Feliz Vaz tenha um lugar à mesa dos melhores dos melhores da Ledman LigaPro 2018.

Será que 2019 será um ano tão risonho como este, com uma potencial subida de divisão no horizonte?

LUIZ PHELLYPE (FC PAÇOS DE FERREIRA)

Luiz Phellype, 25 anos, é o mais recente presente do Sporting de Marcel Keizer. O avançado brasileiro após vários anos em Portugal com passagens pelo Paços de Ferreira, Estoril Praia, Feirense e Beira-Mar chega a um grande como melhor marcador da Ledman Liga Pro, tendo concretizado 9 tiros certeiros.

Metade da temporada chegou para convencer os responsáveis leoninos e por esse motivo o brasileiro está inevitavelmente entre os melhores da II Liga. Luiz Phellype é um avançado forte fisicamente, ‘raçudo’, com uma capacidade de resistência diferenciada, a fazer lembrar Lima (avançado ex- Sporting de Braga e Benfica). Apesar de finalizar como poucos na II Liga, o brasileiro não pode ser definido como um avançado de área.

Gosta de ocupar zonas mais recuadas do terreno e partir de trás para a frente em busca de espaços atrás das defesas adversárias. Sempre que pode tenta um remate de meia distância e a taxa de sucesso está à vista.

Com uma possível renovação do plantel em vista, o avançado ex-Paços assina pelo Sporting para ser uma alternativa válida a Bas Dost, isto se olharmos o facto de o Sporting estar ainda presente em todas as competições possíveis em disputa.

WALTERSON SILVA (FC FAMALICÃO)

O extremo brasileiro do Famalicão FC é escolhido pelo Fair Play como um dos melhores na primeira metade da Ledman LigaPro. A primeira experiência em Portugal como jogador profissional está-se a revelar fantástica para Walterson ele que é um dos melhores marcadores da prova, tem ainda algumas assistências no seu reportório e, por isso, tem sido um dos mais influentes da sua equipa.

A época começou de forma fantástica para o ex-São Bento da série B. Uma adaptação relâmpago fez dele notícia logo no arranque da temporada. A pouco e pouco, a individualidade de Walterson Silva tem vindo a encaixar cada vez mais no coletivo de excelência do Famalicão. Atuou sempre como titular, tendo concretizado 6 golos e duas assistências num total de 13 partidas.

Como características distintivas aparecem claramente a velocidade e o remate forte. A velocidade do número 7 dos famalicenses é uma das suas mais valias, com ou sem bola. A intensidade que coloca em cada lance disputado merece destaque, fator que lhe vale muitas disputas ganhas em lances de 1 para 1. Por outro lado, a capacidade de remate de meia distância e a potência de remate são, talvez, as razões pelo qual Walterson tem conseguido tanto destaque na imprensa desportiva.

É certo que o início da temporada do brasileiro foi bastante mais vistoso e meritório de destaque, a verdade é que a qualidade exibicional não decresceu de forma significativa e, se o Famalicão está hoje na posição onde está, quota parte da responsabilidade pertence-lhe. Por este motivo, Walterson Silva está entre os melhores primeira metade da Ledman Liga Pro.

FRANCISCO “FERRO” FERREIRA (SL BENFICA “B”)

Esta é já uma cara bastante conhecida pelos seguidores da Ledman Liga Pro. O jovem central de 21 anos é o atual capitão da equipa ‘B’ dos encarnados e um dos melhores defesas centrais da competição. Estreou-se pela equipa ‘B’ na temporada 2015/2016 e desde então tem sido aposta regular no eixo da defesa do Sport Lisboa e Benfica.

Nesta época, à semelhança do que tem acontecido, Francisco ‘Ferro’ tem conseguido destacar-se dos demais, estando a liderar os pupilos de Bruno Lage a uma temporada fantástica: o Benfica ‘B’ é atualmente o 4º classificado.

O jovem central português já há muito que é desejado pelos adeptos dos encarnados para fazer dupla com Rúben Dias no centro da defesa, e esse desejo deverá estar a um fio de se concretizar. Com a saída iminente de Lema e com a retirada do futebol de Luisão, parece mesmo que ‘Ferro’ irá saltar imediatamente para o plantel principal.

Os adeptos do Benfica podem esperar de ‘Ferro’ uma capacidade técnica acima da média para a sua posição, um jogo aéreo muito fortemuito garra na disputa de cada posse de bola. Esta temporada ainda não marcou nenhum golo, mas marcou sempre desde a temporada em que se estreou, mostrando assim a sua capacidade de concretizar nas subidas à área dos adversários.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter