Paulo Meneses e a aventura no Nejmeh SC: 3 momentos do ano

Fair PlayJaneiro 3, 20243min0

Paulo Meneses e a aventura no Nejmeh SC: 3 momentos do ano

Fair PlayJaneiro 3, 20243min0
Pedimos ao treinador Paulo Meneses para escolher os seus 3 momentos do ano, todos eles decisivos para a carreira do português

Paulo Meneses foi convidado a dizer os seus três momentos preferidos do ano de 2023, que foi marcado pela conquista de títulos e momentos inesquecíveis para o treinador do Nejmeh SC.

1º MOMENTO DO ANO – QUALIFICAÇÃO PARA A AFC DE ÁSIA

Faz exatamente agora 1 ano que cheguei ao Nejmeh SC. O clube tinha terminado a Fase Regular da Liga em 4º lugar. Iríamos jogar o Play Off (Final 6) – Os primeiros 6 classificados jogariam 2 voltas entre si, 10 jogos. Para subir na classificação que daria acesso às provas internacionais (3º lugar dava acesso à Liga Árabe, 1º e 2º lugares davam acesso à AFC de Ásia). Eram portanto 10 finais para nós.

Começamos com um empate contra o campeão (Ahed), mas com sensações muito positivas da nossa equipa. De destacar que estivemos os 10 jogos do Play Off invencíveis e foi no penúltimo jogo que “carimbamos metade” da Qualificação para a AFC de Ásia. Ganhámos ao Al Ansar (a outra equipa com mais orçamento no Libano, a par do Ahed) por 3-2, depois de estarmos a perder por duas vezes no jogo.

Depois, só faltava ganhar o último jogo e seguir para a AFC de Ásia. Ganhamos por 2-1. Terminamos no 2º lugar e por muito pouco não fomos campeões.

 2º MOMENTO DO ANO – VENCEDOR DA TAÇA

 2 Jogos até à final da taça – Quartos de Final, Meia Final e Final. Depois do Play Off muito bem sucedido, todas as atenções e ambições estavam viradas para vencer a Taça. Ganhamos nos Quartos de Final com alguma dificuldade, e nas meias finais enfrentávamos uma boa equipa (equipa que tínhamos enfrentado no Play Off). Com um jogo bem conseguido da nossa parte, conseguimos vencer por 2-0 (com o Português Barata a destacar-se com um golo e uma assistência).

Na final da Taça enfrentávamos o campeão (Ahed). Na minha opinião, a equipa mais forte do país. Além de ter um orçamento muito superior, tinha nessa altura o maior número de jogadores na Seleção Nacional. A Final da Taça foi um jogo muito bem disputado, que sorriu para o nosso lado.

3º MOMENTO DO ANO – VENCEDOR DA SUPER TAÇA

 Depois de uma pré temporada algo atribulada, tínhamos a Final da Super Taça para jogar, novamente contra o campeão da Liga. Na minha opinião, o adversário tinha-se reforçado bem, e estava ainda mais forte que na época anterior. Nós tínhamos perdido o Barata (médio-ofensiva portuguêss), Jefinho (ponta-de-lança) e o Mateus (extremo) ambos Brasileiros. Os 3 estrangeiros foram fundamentais, não só para o tipo de futebol apresentado, mas também para as conquistas na época anterior.

Foi um jogo bastante difícil para nós, mas que acabou da melhor maneira: Conquista da Super Taça. Destaco também, que somos campeões da Fase Regular da Liga (que terminou em Dezembro). É algo bastante positivo e que nos dá confiança para afrontar o Play Off de campeão (que iniciará depois da Taça Asiática de Seleções).

Olhando para o ano de 2023, foi muito positivo, com conquistas importantes, e com um saldo muito positivo em vários sentidos (a qualidade de futebol praticado, alguns records atingidos acerca de jogos sem perder: O Nejmeh SC esteve, desde que eu cheguei, quase 1 ano sem perder qualquer jogo. Perdemos somente 1 jogo em 12 meses. E também de destacar, o numero de jogadores que “enviamos” às seleções do Líbano.

Quando eu cheguei há um ano, iam 3 jogadores à seleção nacional do Líbano, no inicio desta temporada foram 7 jogadores do Nejmeh SC à seleção nacional absoluta, e 4 jogadores aos Sub-23.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS