O Diário do Atleta de Diogo Cabral e Manuel Nunes: fim de época e os sub-20!

Fair PlayMaio 28, 20185min0
Os jovens atletas preparam-se para descansar, ou antes, começar a pensar na época que vem e não só já que os treinos para o Mundial de sub-20 já começaram! O Diário de Cabral e Nunes aqui

Diogo Cabral não está, para já, convocado para os treinos da equipa de sub-20 de Portugal, mas já tem conquistado o seu espaço no CF “Os Belenenses”, com a conquista do título nacional de 7’s no fim-de-semana que passou. À altura da produção deste texto, Diogo Cabral ainda não sabia que iria ser escolhido para fazer parte do gurpo!

O FIM DE UMA ÉPOCA COMPLICADA COM UM SABOR DE VITÓRIA!

Bem… desde a última vez que falámos não aconteceu muita coisa… houve toda a história das meias finais, em que numa, ocorreram situações menos agradáveis, e noutra deu-se um jogo sem complicações.

Nos dias a seguir à meia-final, no meu clube, o foco foi jogar uma final, ou seja, os treinos continuaram intensos à espera que uma decisão fosse tomada. Entretanto, e como todos estão a par, até à data não saiu qualquer notícia relativamente ao dia final, por isso começámos a prepara o campeonato nacional de sevens.

Estou a fazer um esforço para ser escolhido para participar na competição, teria um eventual final de época intenso, o que seria bom. Tenho feito ginásio e os treinos quase todos, tive doente mais ou menos uma semana, por isso considero que até estou preparado.

Naturalmente, além do rugby, e como é de esperar, entrei agora no final do segundo semestre. Tenho cinco exames para fazer, o que significa que o meu foco está na maioria virado para a parte académica… mas claro, vou tentar conciliar com treinos que continuem a haver e com idas ao ginásio. Esta última fase de aulas foi consideravelmente melhor, tive resultados mais elevados, por isso acho que estou num bom caminho para acabar bem.

Após os exames da faculdade estarei de férias, vai fazer-me bem, vou continuar com o exercício físico e poderei recuperar da minha lesão, ou melhor, talvez tentar fortalecer os músculos envolventes, de modo a voltar em ótimas condições na próxima época.

Manuel Nunes pelo seu lado tem objectivos delineados: conquistar um lugar na convocatória final em Agosto para o Mundial de Rugby sub-20 “B”! O asa do Montemor realizou uma época de bom nível mas quer mais!

TROPHY SUB-20, O OBJECTIVO A ATINGIR!

Com o final de todas as competições nacionais, que terminou assim com o campeonato nacional de sevens que ocorreu no passado fim de semana, é hora de por o foco no próximo ano e trabalhar para chegar com a maior força possível para mais uma época. Passa um pouco pela recuperação de mazelas, fortalecer e muito trabalho físico de ginásio e campo.

Tudo isto é importantíssimo para que não se perca a forma e se consiga manter o foco e a motivação nas, teoricamente, “férias” que fazem a transição de uma época para a outra. Falo em férias teóricas, pois como atletas não podemos parar por completo sendo fundamental mantermos-nos ativos e dinâmicos durante todo o verão. Não esquecendo como é óbvio o descanso, também essencial para o sucesso e o nosso desenvolvimento, e os tempos de lazer com a família e amigos que são importantes e naturais para jovens da nossa idade.

A participação, mais uma vez, de Portugal no Trophy sub 20, que este ano se realizará na Roménia, faz com que a preparação para este comece brevemente. A exigência e a importância desta competição é enorme o que leva a um trabalho árduo e rigoroso para chegarmos com um grupo coeso capaz de manter ou elevar o nível das prestações transatas que Portugal apresentou, nomeadamente o ano passado.

Não é nada fácil, mas muito desafiante, uma vez que se trata de uma competição, caso seja vencida, dá entrada no mundial, nível mais alto do escalão de sub20. O ano passado ficamos muito perto, por isso este ano a ambição será com certeza lá chegar novamente e conquistar o pouco que faltou, vencer a final.

Para isso, somos conscientes, e sabemos que se para lá chegar a nossa seleção teve de trabalhar se calhar como nunca tinha feito até àqueles dias, temos a percepção que este ano temos que ainda dar um pouco mais para continuarmos a crer nos nossos objetivos.

O facto de ser em finais de Agosto e inícios de Setembro traz-nos vantagens, já que a preparação decorrerá, na sua maioria, num período onde o ano letivo está encerrado. Tornando-se uma altura excelente para que o foco esteja totalmente voltado para o rugby não havendo outra prioridade a par.

Isto leva me a estar ansioso de começar então este trabalho, visto que também já estar perto da minha melhor forma desde lesão. Infelizmente, foi mais difícil do que imaginava, mas tudo tem vindo a evoluir voltando ao normal. Estando assim a trabalhar para apresentar a melhor versão de mim mesmo.

Diogo Cabral e Manuel Nunes têm este diário mensal sobre as suas experiências quer no campo de rugby ou nos estudos, explicando as suas motivações, objectivos e sonhos! 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS