Fair Play Twitterverse: merci, monsieur Roger Federer

Fair PlaySetembro 19, 20227min0

Fair Play Twitterverse: merci, monsieur Roger Federer

Fair PlaySetembro 19, 20227min0
Em mais uma edição do Twitterverse, Nuno Canossa fala de alguns dos momentos mais marcantes da semana passada, com destaque para o adeus de Roger Federer

Em mais um fim-de-semana repleto de emoções e decisões, aqui ficam os principais e mais memoráveis momentos em formato de ‘tweets’, com o destaque principal a ir para a despedida de um dos maiores ícones do ténis e desporto de sempre, Roger Federer!

A despedida, por Roger Federer

Inicialmente, ainda que o acontecimento em questão se tenha dado a meio da semana, destacar o anúncio da retirada de Roger Federer do ténis. Na realidade, o suíço de 41 oficializou a sua reforma do circuito ATP, finalizando um percurso de mais de 20 anos em que conquistou mais de 100 títulos na variante de singulares, assim como a rara e excepcional marca de triunfar em 20 Grand Slams, sendo 1 de 3 tenistas masculinos, a par de Nadal e Djokovic, a atingir a casa das duas dezenas.

Despede-se do ténis profissional como uma das maiores lendas do desporto, tendo inspirado e fazendo vibrar várias gerações que, ainda assim, poderão continuar a assistir à magia de Federer. Já no próximo fim-de-semana, Roger Federer fará a sua despedida na Laver Cup, uma competição amigável criada pelo próprio, em que o suíço terá na sua equipa 3 dos seus maiores rivais: Nadal, Djokovic e Murray.

Merci Rorger Federer!

As supertaças, por Benfica e Sporting

Presente nas duas supertaças de basquetebol disputadas neste fim-de-semana, o Benfica só conseguiu levar a melhor na feminina onde as encarnadas venceram o GDESSA, equipa do Barreiro por 78-47.

Joana Soeiro foi a MVP assinalando 9 pontos, 6 ressaltos e 4 assistências. Já no basquetebol masculino, naquele que também foi o arranque oficial da temporada 22/23, o Sporting levou a melhor sobre o campeão Benfica por 89-84, com destaque para a exibição de Marcus Lovett Jr., cujos 22 pontos e 4 assistências lhe valeram a distinção de melhor jogador da final.

O(s) golo(s) do fim-de-semana

Com a criação do espaço para o golo do fim-de-semana, temi que pudessem existir poucas opções. Pelo contrário, fica complicado eleger só um e, assim sendo, deixo alguns dos melhores tentos dos últimos dias.

As surpresas, por Arsenal, Udinese e Union

Naquele que também poderá ser eleito como o melhor golo do fim-de-semana, Fábio Vieira fez gosto ao pé na sua estreia, carimbando o isolamento do Arsenal no topo da Premier League. À 7ª jornada, poucos adivinharam que fossem os Gunners os líderes da tabela, daquela que é considerada a liga mais equilibrada da Europa. Um pouco mais a sul, em Itália, um outro português vai ajudando a Udinese a segurar-se nos lugares de acesso à Champions e a manter-se a apenas 1 ponto da liderança. Beto leva 4 golos em 7 jogos, dos quais os italianos venceram 5.

Quanto ao Union de Berlim, a única relação com Portugal é a derrota sofrida em Braga na última semana para a Liga Europa, com a particularidade de contar com o ex-bracarense Diogo Leite no plantel, mas nem por isso deixa de ser meritório e surpreendente a liderança isolada da Bundesliga com 5 vitórias e apenas 2 empates, dos quais 1 registado em casa frente ao todo-poderoso Bayern.

Os conquistadores, por Seleção Masculina de Futsal

Começam a faltar palavras para o sucesso da seleção masculina de futsal. Depois das conquistas do último Mundial e dos dois últimos Europeus, Portugal foi a Buenos Aires vencer a primeira edição da Taça Intercontinental conhecida como a Finalíssima. Sem perder qualquer encontro oficial desde 2016, quem não estará satisfeito com tanto sucesso nacional serão ‘nuestros hermanos’ que perderam os últimos 4 confrontos oficiais com Portugal: final da Finalíssima, quartos-de-final do mundial, meias-finais e final dos dois últimos europeus.

O auge do basquetebol, por Aces e Espanha

O fim-de-semana foi de enorme emoção para os adeptos da modalidade das bolas laranjas. Para além das duas supertaças nacionais, foram decididos as campeãs e os campeões de WNBA e EuroBasket. Na liga norte-americana de basquetebol, as Las Vegas Aces levaram a melhor sobre as Connecticut Sun no jogo 4 por 78-71, finalizando a série em 3-1 e arrecadando o primeiro título da história. Chelsea Gray foi a MVP das finais, com Alyssa Thomas a estar em grande destaque do outro lado do campo.

Já no EuroBasket, não foi Giannis, nem Luka, nem Jokic que levaram a melhor, já que nenhum dos 3 chegou sequer às meias-finais. Numa luta entre vizinhos, a Espanha levou a melhor sobre a França com Willy Hernangoméz a levar o MVP para casa. Juancho, seu irmão, foi o grande destaque da final, dando vida à personagem Bo Cruz, interpretada pelo mesmo no mais recente filme de Adam Sandler, Hustle. No 5 ideal do torneio, destaque para Dennis Schroder, cujas exibições no torneio europeu poderão ter sido fundamentais para o contrato assinado na última sexta-feira com os Lakers.

Um arranque de liga… diferente

Se julgavam terem terminados os tentos de belo efeito, aqui fica a exímia finalização de Julian Draxler, que serve também de pretexto para um resumo do fim-de-semana no campeonato português. O principal destaque vai, como não poderia deixar de ser, para mais uma jornada desapontante de, ambos, Porto e Sporting. Com a particularidade de dragões visitarem Lisboa e os leões o Porto, nenhum conseguiu triunfar em terrenos de Estoril Praia e Boavista. No Bessa, Bruno Lourenço foi o homem do jogo, tendo bisado e marcado um dos golos da jornada. Marcus Edwards foi o autor do golo solitário em mais uma partida de pouca inspiração dos pupilos de Rúben Amorim.

Já no António Coimbra da Mota, Tiago Gouveia voltou a demonstrar todo o seu potencial, numa partida que poderia ter resultado numa importante vitória da equipa da casa, não fosse o tento de Taremi aos 90+9 da marca de penálti. Ainda assim, os azuis e brancos voltaram a demonstrar dificuldade em construir e concretizar no ataque, e notáveis fragilidades no meio-campo defensivo.

Desta forma, Benfica e Braga, que saíram vitoriosos na 7ª jornada da Liga Bwin, alargaram as vantagens para os rivais diretos. Benfica que venceu, na Luz, o último classificado Marítimo (0 pontos), continua isolado na liderança agora a 2 pontos do Braga, 5 do Porto e 11 do Sporting. Quanto às surpresas Boavista, Portimonense e Casa Pia, voltaram a triunfar e ocupam assim o 4º, 5º e 6º lugares da tabela, respectivamente. Destaque final para o empate entre Santa Clara e Paços de Ferreira, com os pacenses a garantirem o 1º ponto e relegando a equipa madeirense para o último lugar da tabela – a única que ainda só sabe o que é perder.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS