23 Mai, 2018

Os momentos marcantes na temporada da China League Two

Romário IvoJaneiro 16, 20187min0

Os momentos marcantes na temporada da China League Two

Romário IvoJaneiro 16, 20187min0
O Fair Play visitou a China e encontrou uma divisão interessante... a China League Two! Os melhores e piores momentos da temporada! Conhecias?

Com o fim temporada de 2017 na terceira divisão chinesa (a China league Two), o Fair Play selecionou os momentos que marcaram a 28ª edição da liga mais periférica do futebol mundial. Abaixo você confere a seleção dos fatos importantes da temporada que findou.

O encontro de treinadores portugueses na China League Two

Foto: Manuel Cajuda.

Seria impossível pensar que dois treinadores portugueses se enfrentariam na terceira divisão chinesa, mas desafiando acaso, o encontro inesperado aconteceu na 7ª rodada da competição.

A experiência de Manuel Cajuda e o bom momento do Sichuan Longfor diante do modesto Hainan Boying de Pedro Rodrigues acabou prevalecendo, com vitória dos visitantes por 3 a 1 em Haikou.

Após expulsão, jogador perde a cabeça e tem que ser contido pela polícia chinesa após ser chamado de personagem infantil

O Beijing BIT FC recebeu o Hebei Elite e venceu a partida por 1-0 dentro do seu relvado, até aí tudo normal. Mas o que chamou mais a atenção na partida foi a ação do meia Zhu Yifan do Hebei que chutou o balde após a sua expulsão. Sendo chamado de ‘Popeye’ pela torcida adversária, ele acabou perdendo a cabeça e teve que ser contido nas grades pela pela policia chinesa.

Nos dias seguintes ao ocorrido, o meio-campista foi punido pela Associação Chinesa e acabou pegando um castigo que o tirou do restante de toda a competição. E para piorar a situação, a sua equipe perdeu a classificação as quartas de final, depois de 16 rodadas no G4. Inacreditável!

A partida de um jovem sonhador

Wang Kuanwei a esquerda (n° 26) rouba a bola em partida a qual fez a estreia contra a equipe do Sichuan Lonfgor. Foto: Sichuan press.

Nem só de glórias e momentos cômicos vive a China League Two, pois há também momentos difíceis como a morte do jovem Wang Kuanwei de apenas 20 anos. O meia que havia participado de 4 jogos na competição, veio a falecer pela síndrome da morte súbita, no qual levou a alterações na frequência cardíaca e na respiração enquanto o jovem dormia.

Wang Kuanwei nascido no dia 16 de setembro de 1996, havia atuado anteriormente por Shandong Luneng e Liaoning Whowin…

Uma época quase perfeita para o Shaanxi Chang’an

Derrotando grandes adversários, o Shaanxi Chang’an Athletic Club que possui o treinador e preparador-físico português Paulo Santos, conquistou a 13ª Edição dos Jogos Nacionais da China.

O título foi o primeiro após um ano de fundação da equipe que brigou até os últimos minutos pelo acesso à Liga One Chinesa, mas isso será o desafio para o próximo ano. Vale lembrar que a equipe teve ainda o maior público da temporada (28,119 no empate em 1 a 1 contra o Dalian Boyang) e a melhor média de público, sendo 16,957 torcedores por partida.

Quebrando uma escrita para a fuga do rebaixamento

Foto: Yfa Referee

Na última rodada da primeira fase, o Shanghai Juju Sports entrou em campo precisando de um tropeço do Hainan Boying (diante do Zhenjiang Huasa) e de uma simples vitória contra o Meixian. O problema é que a equipe teria ainda que quebrar a escrita de nunca ter vencido um confronto diante do Meixian Techand, para sair da zona de rebaixamento da Liga Sul. Já que nos últimos confrontos, o Meixian levava a vantagem com 4 vitórias e 3 empates:
– 2014-05-10: Shanghai Juju Sports 0:0 Meixian Techand;
– 2014-08-02: Meixian Techand 1:0 Shanghai Juju Sports;
– 2015-04-25: Meixian Techand 1:0 Shanghai Juju Sports;
– 2015-07-04: Shanghai Juju Sports 0:0 Meixian Techand;
– 2016-06-04: Shanghai Juju Sports 1:1 Meixian Techand;
– 2016-08-20: Meixian Techand 3:1 Shanghai Juju Sports;
– 2017-06-24: Meixian Techand 3:0 Shanghai Juju Sports.

O resultado da partida foi então a vitória e a fuga do rebaixamento com um 2 a 0 emotivo. E como precisavam ainda do jogo do Hainan, o inesperado aconteceu e o lanterna Zhenjiang empatou a partida ao findar do segundo tempo. Sendo assim, em 2018 o Shanghai Juju Sports jogará a terceira divisão chinesa pelo quinto ano consecutivo.

Paixão sem divisão na China League Two

Foto: Terceira Divisão Chinesa

Sem nenhuma possibilidade de classificação para as quartas de final e sem nenhuma chance de rebaixamento, não era esperado que nenhum torcedor do Suzhou Dongwu saísse de sua província e fosse ao Dujiangyan Phoenix Stadium, em Sichuan.

Mas um torcedor solitário provou o contrário, viajando de Suzhou (cidade situada na província de Jiangsu do sudeste da China) até Sichuan e percorrendo quase 2.066 km e 23 horas para assistir a vitória de sua equipe contra os comandados de Manuel Cajuda.

Vitória, acesso e premiação milionária

Foto Sohu.com/TheSun

O momento que mais chamou a atenção na terceira divisão chinesa e que teve uma grande repercussão nos media internacional em 2017, foi a vitória do Meixian Techand sobre o Shenzhen Ledman.

Talvez o resultado de 1-0 no jogo de volta na ocasião tenha passado despercebido, mas o que aconteceu depois, ficou marcado, já que os jogadores do Meixian Techand receberam 20 milhões de iuanes em prêmios, depois da passagem para a final e o acesso para a League One Chinesa. Um bom prêmio? Talvez.

Heilongjiang Lava – O campeão da temporada

Foto: Fa.org

Em Harbin, a cidade do gelo, chegou ao fim a 28ª edição da terceira divisão chinesa, o Heilongjiang Lava (clube fundado em 2014) venceu o Meixian Techand por 3 a 0 e conquistou assim o título de campeão da China League Two 2017. Ambas as equipes estarão assim em 2018 na China League One.

Os comandados de Duan Xin mostravam a disposição pelo título já no aquecimento, colocando pressão sobre os adversários (milionários, que receberão aquela fortuna) desde o primeiro minuto de partida.

Li Shuai, o craque da competição, abriu o placar. Wang Ziming marcou o seu 12º na liga e o goleiro Yang Chao selou a própria derrota com um gol contra, após falha defensiva. Um total de 19.756 mil torcedores estiveram na final em Harbin para ver o título do Heilongjiang Lava.

A China League Two em 2017 demonstrou um nível já mais visto em todas as edições anteriores. Em 2018 com a nova expansão, 28 equipes estarão na disputa: 3 delas brigarão pelo acesso e buscarão praticar o objetivo do desenvolvimento da liga.

Como isso irá acontecer? Reunindo a torcida local, servindo a cidade, promovendo a formação e o desenvolvimento da atmosfera e da cultura do futebol na respectiva província.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter