Principais notícias do voleibol no primeiro trimestre de 2022

Thiago MacielAbril 2, 20225min0

Principais notícias do voleibol no primeiro trimestre de 2022

Thiago MacielAbril 2, 20225min0
Temos quase três meses do ano, mas já é o bastante para várias notícias importantes no mundo do vôlei. E neste artigo separei algumas delas.

Rússia eliminada

Em decorrência da invasão do país à vizinha Ucrânia, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) confirmou a retirada do Campeonato Mundial masculino da Rússia.  A Confederação Europeia de Vôlei (CEV) tomou decisão no mesmo sentido da FIVB, pois anunciou veto a times, clubes, atletas e árbitros russos e de Belarus, país aliado a Moscou no conflito, em participações de campeonatos continentais de vôlei de quadra, praia e na neve.

A decisão impacta especialmente a reta final da Champions League, já que cinco times russos estão nas quartas de final masculina e feminina, sem nenhum jogo disputado até agora. Na masculina estão Dinamo Moscou e Zenit. Na feminina, Dinamo Kazan e Dinamo Moscou, que fariam uma das quartas de final, além do Lokomotiv Kalingrado.

Principais
Seleções e equipes da Rússia foram banidas das competições internacionais.

Playoffs da Champions

Com a eliminação das equipes russas do torneio europeu, a CEV informou que não vai substituí-los por times eliminados na fase de grupos. As equipes que enfrentariam as representantes da Rússia nos playoffs estão classificadas para a fase seguinte sem a necessidade de jogar.

Na Champions League masculina, o Perugia está na semifinal com a exclusão do Zenit São Petersburgo. Os italianos enfrentam agora o Trentino, para um confronto caseiro, que eliminou o Berlin (ALE). Do outro lado da chave, o Zaksa Kedzierzyn-Kozle, da Polônia, também avançou sem precisar enfrentar o Dínamo Moscou. O atual campeão europeu faz um confronto regional com o Jastrzebski Wegiel (POL).

Na Champions League feminina, o confronto de quartas de final entre as italianas de Conegliano e Monza valerá vaga diretamente na final, uma vez que Dínamo Kazan x Dínamo Moscou não acontecerá, cancelando a semi deste lado da chave.

Do outro lado, o Fenerbahce já está na semifinal com a eliminação do Lokomotiv Kaliningrado. A equipe turca enfrenta o, também turco, Vakifbank, que eliminou o Rzeszow, da Polônia.

Bernardinho fora da França

O treinador de vôlei brasileiro Bernardo Rezende, o Bernardinho, pediu demissão do posto de comandante da seleção masculina da França, comunicou a Federação Francesa de Vôlei (FFVolley) nesta terça-feira, 22 de março de 2022.
Em nota, o treinador disse:

“É uma das decisões mais difíceis e dolorosas de toda a minha carreira. Estou muito triste porque amo esta seleção da França, o grupo, os jogadores, a equipe que construímos. Sou muito grato pela confiança que a federação me deu ao longo do ano. Agradeço novamente ao presidente pelo apoio e compreensão. Tive uma recepção incrível de todo o vôlei francês e tenho muita dor e frustração por não chegar ao fim do projeto que começamos a colocar em prática. Mas eu tenho que fazer essa escolha, não há outras escolhas possíveis para minha família, que continua sendo uma prioridade. Disse ao presidente que estarei sempre disponível para ajudar a federação, os jogadores ou o meu sucessor. Desejo o maior sucesso a este grupo e ao vôlei francês”

Bernardinho tem problemas pessoais que o impedem de continuar o contrato que era vigente até Paris 2024. A federação espera anunciar um substituto em breve.

Alegando problemas pessoais, Bernardo pede demissão da França

Sada/Cruzeiro mais um titulo

No modo dominante, como foi na final do mundial de clubes, o Sada Cruzeiro não tomou conhecimento do Fiat Gerdau Minas e derrotou o rival por 3 sets a 0 – parciais de 25-18, 25-17, 25-18 -, no Ginásio do Riacho, em Contagem (MG) e ficou com o título do Sul-Americano Masculino de Clubes. Esse foi o oitavo título da equipe mineira na competição. Levantou a taça também nas edições de 2012, 2014, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020. O cubano Lopez foi o maior pontuador do jogo, com 15 acertos. Rodriguinho e Wallace fizeram 10 cada.

Principais
Mais um título pro SADA Cruzeiro

Definições mundial Feminino

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) sorteou nesta quinta-feira os grupos do Campeonato Mundial feminino de seleções, marcado para acontecer entre 23 de setembro e 15 de outubro, em dois países: Polônia e Holanda. A primeira confirmação foi que a Croácia irá participar do torneio com o banimento da seleção russa devido às sanções relacionadas à invasão da Ucrânia.

O regulamento será o seguinte:

– O Mundial terá quatro grupos com seis seleções e não seis chaves com quatro times
– O regulamento prevê a classificação dos quatro primeiros para a segunda fase
– Final será em Arnhem, na Holanda

Os grupos ficaram assim divididos:

GRUPO A: Holanda, Itália, Bélgica, Porto Rico, Camarões e Quênia
GRUPO B: Polônia, Turquia, República Dominicana, Coreia do Sul, Tailândia e Croácia
GRUPO C: Estados Unidos, Sérvia, Alemanha, Bulgária, Canadá e Cazaquistão
GRUPO D: Brasil, China, Japão, Argentina, Colômbia e República Tcheca

– Cinco jogos para cada seleção na primeira fase, com quatro avançando
– Serão formados dois grupos de oito na segunda fase, com os classificados de A e D em um e os de B e C no outro
– Na segunda fase, as seleções enfrentarão apenas os rivais que vieram do outro grupo. Passarão os quatro melhores para as quartas. Daí em diante apenas jogos eliminatórios


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS