Uma geração de uma (potencial) era dourada para Portugal
O caminho para o sucesso nem sempre começa com uma grande conquista – é desta forma que se poderá caracterizar o potencial caminho dos jovens da Seleção Nacional de Sub-20 de Portugal, que se tornaram vice-campeões europeus.
? A extraordinária caminhada desta seleção no Europeu termina aqui ? Portugal está orgulhoso de toda a equipa ??
O futuro é brilhante! ✨
??? ??? ???? ???? ?#m20ehfeuro #superportugal #andebolportugal #portugal #andebol #jogossantacasa #mader #aguamonchique pic.twitter.com/fLGfZTlxM4
— Federação de Andebol de Portugal (@AndebolPortugal) July 17, 2022
A INFLUÊNCIA DOS IRMÃOS COSTA
Francisco “Kiko” Costa e Martim Costa foram, mais uma vez, destaque na Seleção Nacional de Sub-20 no Campeonato da Europa da categoria, a decorrer em Portugal.“Kiko” e Martim foram nomeados para a All-Star Team como o melhor lateral direito e esquerdo da competição, respetivamente, sendo que Francisco Costa tornou-se o melhor marcador da prova ao anotar 47 tentos em seis encontros.
TOP 3 of the top scorer ranking did not move over the Final Weekend ? Your favourite player? ?
More talking points from the M20 EHF EURO 2022: https://t.co/U1bx95TlGQ pic.twitter.com/7ZlGEcbV7h
— Home of Handball (@HomeofHandball) July 19, 2022
A influência desta dupla que bem se conhece foi-se notando ao longo da competição, visto que ambos mostraram maturidade competitiva acima da média, de acordo com a sua faixa etária. Os dois perfizeram um conjunto de 80 golos em toda a competição: um número que foi sempre alertando as defensivas das restantes seleções.
DIOGO RÊMA: O FUTURO DA BALIZA PORTUGUESA
Diogo Leitão Rêma Marques: outro nome que ficou na órbita da europa do andebol, após exibições extraordinárias no Europeu de Sub-20. O guarda redes nascido em 2004 e natural do Porto, tem apenas 18 anos e que, recentemente, renovou o seu vínculo com o Futebol Clube do Porto até 2027, antes de ser dado como certo o seu empréstimo ao Futebol Clube de Gaia, na próxima temporada.
???????? ??? ????: Diogo Rêma Marques ?? One of the main reason @AndebolPortugal qualified for M20 EHF EURO 2022 Final yesterday! ??@FCPorto #ehfcl @HomeofHandball pic.twitter.com/9U5NSsuwRx
— EHF Champions League (@ehfcl) July 16, 2022
O atleta nortenho fez a sua formação entre o Colégio Internato dos Carvalhos e o Futebol Clube do Portugal, tendo a época passada realizado 18 encontros pela equipa principal dos azuis e brancos, contudo foi na equipa B que se veio desenvolvendo até chegar na máxima força ao Europeu de Sub-20. Foram perto de 60 defesas realizadas com uma eficácia no torneio a rondar os 28%, sendo extremamente importante nos encontros a contar para a Main Round e no jogo da meia-final frente à Suécia.
?El gráfico de coordenadas con las atajadas y los porcentajes de los porteros en el M20 EHF Euro.
El mejor porcentaje lo acumula ??Adam Thorstensen (37%), mientras que el arquero con más atajadas es ??Pauli Jacobsen (77). pic.twitter.com/XShvTP7UGq
— datahandball (@datahandball_) July 20, 2022
Apesar da final contra a Espanha não ter corrido de feição para Rêma, o futuro avizinha-se extremamente promissor e este é um nome a ter em conta na órbita do andebol nacional e internacional.
A APOSTA INTERNA NOS JOVENS PORTUGUESES
Francisco “Kiko” Costa, Martim Costa, João Gomes, André Sousa, Francisco Oliveira, Tiago Ferreira Bernardo Pêgas, Pedro Oliveira, Tiago Teixeira, Nuno Queirós, Gabriel Cavalcanti e Nilton Melo são os nomes presentes nesta armada que, na presente temporada, realizaram mais de 20 encontros no Campeonato Placard Andebol 1, representando os respetivos clubes.
? ????
??? ??? ???? ???? ?#m20ehfeuro #superportugal #andebolportugal #portugal #andebol #jogossantacasa #mader #aguamonchique pic.twitter.com/j3AidWeMKV
— Federação de Andebol de Portugal (@AndebolPortugal) July 15, 2022
Martim Costa e Francisco Costa foram grandes destaques do Sporting CP, que voltou aos títulos conquistando a Taça de Portugal, dispensando quaisquer tipo de apresentações. A par de Francisco Costa [Sporting CP], André Sousa [emprestado ao Águas Santas] e Pedro Oliveira [emprestado à Artística de Avanca] figuraram no top-10 dos melhores marcadores da competição com 160, 145 e 143 golos, respetivamente.
João Gomes, lateral-direito da AA Águas Santas é presença assídua na equipa principal desde os seus tenros 16 anos, tendo-se estreado na época 2019/20. A partir daí, acumularam-se 96 encontros, juntamente com 162 golos ao serviço dos maiatos.
Bernardo Pêgas, encontra-se emprestado ao FC Gaia proveniente do FC Porto há duas temporadas, registando 60 partidas no principal escalão português com os gaienses. Tiago Teixeira foi uma das peças importantes para assegurar a permanência do Póvoa AC, anotando 71 golos. Nuno Queirós foi outro dos nomes a assumir um papel relevante na principal divisão portuguesa, neste caso na AD Sanjoanense, marcando presença em 34 partidas.
Esta temporada, Gabriel Cavalcanti e Nilton Melo estrearam-se na prova máxima do andebol português com regularidade, representando o Vitória Futebol Clube e a AD Sanjoanense, respetivamente.
UMA COMPETIÇÃO QUE APONTA PARA UM CAMINHO DE SUCESSO
Se por um lado existe a desilusão de ainda não ter sido desta vez que Portugal se sagra campeão europeu da categoria, por outro lado, podemos aferir uma enorme expectativa numa seleção recheada de talentos.
A derrota na final por 35-37 frente à seleção espanhola não reflete a qualidade dos intervenientes que, apesar de terem sido derrotados por uma seleção recheada de qualidade, demonstraram argumentos e potencialidade para puderem transformar o andebol português favorito em qualquer competição de seleções em que participe, futuramente.
?? Prata para Portugal! ??????? ??? ??? ❤️
Esta geração igualou a melhor classificação de sempre no escalão sub-20 ?#m20ehfeuro #superportugal #andebolportugal #portugal #andebol #jogossantacasa #mader #aguamonchique pic.twitter.com/LCpI1sQQKM
— Federação de Andebol de Portugal (@AndebolPortugal) July 17, 2022