Títulos da WNBA em anos de Olimpíadas

Eliseu BritoAgosto 17, 20244min0

Títulos da WNBA em anos de Olimpíadas

Eliseu BritoAgosto 17, 20244min0
Eliseu Brito volta ao tema da WNBA e tenta desvendar os futuros campeões com a ajuda dos Jogos Olímpicos do passado...

As Olimpíadas de Paris chegaram ao fim, e a seleção americana levou para casa sua 8ª medalha de ouro consecutiva nos Jogos Olímpicos. O jogo foi duro e decidido apenas no último lance, com uma vitória por apenas 1 ponto do time americano sobre as donas da casa, a França. Vamos fazer uma retrospectiva dos campeões da WNBA em anos de Olimpíadas e falar um pouco sobre a MVP de cada uma dessas temporadas.

2000

A WNBA foi inaugurada em 1997, após as Olimpíadas de 1996, quando os Estados Unidos venceram a 1ª de sua sequência de 8 medalhas de ouro consecutivas, derrotando o Brasil. Em 2000, os Estados Unidos venceram as Olimpíadas de Sydney, contra a Austrália, país-sede dos Jogos. Nesse mesmo ano, o Houston Comets conquistou seu 4º e último título da dinastia. Foi uma temporada histórica para o grande time, que teve como MVP da temporada regular a jogadora Sheryl Swoopes. Já na final, contra o New York Liberty, Cynthia Cooper se destacou e venceu o prêmio de MVP das finais, com o Houston vencendo o NY Liberty por 2 jogos a 0. Sheryl Swoopes estava em Sydney e conquistou tanto as Olimpíadas quanto o título da WNBA.

2004

Em 2004, os Estados Unidos venceram novamente a Austrália na final das Olimpíadas de Atenas. Na WNBA, embora Lisa Leslie tenha vencido o prêmio de MVP da temporada jogando pelo Los Angeles Sparks, quem levou o título da liga foi o Seattle Storm, comandado por Sue Bird e Lauren Jackson, que se enfrentaram na final das Olimpíadas daquele ano – Bird pelos EUA e Lauren Jackson pela Austrália.

2008

No ano de 2008, os Estados Unidos enfrentaram mais uma vez a Austrália na final olímpica em Pequim, com mais uma vitória das americanas, garantindo a 4ª medalha de ouro consecutiva. Na WNBA, a primeira caloura da história da liga a vencer o prêmio de MVP da temporada foi Candace Parker. Ela também foi campeã olímpica com o time dos EUA. No entanto, o título da WNBA daquele ano ficou com o Detroit Shock, que venceu o San Antonio Silver Stars na final por 3 jogos a 0.

2012

Em 2012, o adversário dos Estados Unidos na final das Olimpíadas mudou. Em Londres, o time americano enfrentou a França na grande decisão e venceu com tranquilidade. Na WNBA, Tina Charles, do Connecticut Sun, foi nomeada MVP da temporada e também conquistou o ouro olímpico com o time americano. Porém, mais uma vez, a MVP não levou o título da WNBA. A final daquele ano foi entre Indiana Fever e Minnesota Lynx, com o Fever conquistando seu primeiro título da história.

2016

Em 2016, no Rio de Janeiro, os Estados Unidos enfrentaram a Espanha na final das Olimpíadas e conquistaram outra vitória tranquila, garantindo sua 6ª medalha de ouro consecutiva. Nesse ano, pela primeira vez, a MVP da temporada regular da WNBA não foi convocada para as Olimpíadas. Nneka Ogwumike levou o prêmio de melhor jogadora da temporada pelo Los Angeles Sparks, mas não foi convocada para o time olímpico. No entanto, ela conquistou o título da WNBA naquele ano, vencendo o Minnesota Lynx em uma das séries de playoffs mais disputadas da história da liga.

2021

Em 2021, nas Olimpíadas de Tóquio, os Estados Unidos venceram as donas da casa, o Japão, em uma vitória tranquila e sem sustos. Naquela temporada da WNBA, a MVP não foi uma americana: a bósnia/bahamense Jonquel Jones, que então jogava pelo Connecticut Sun, levou o prêmio. No entanto, seu time não chegou à final. O duelo pelo título da WNBA foi entre Chicago Sky e Phoenix Mercury, com o Chicago conquistando seu primeiro título.

2024

Na edição deste ano, os Estados Unidos enfrentaram novamente a seleção dona da casa, a França. A final foi muito equilibrada, algo que não acontecia há muito tempo, mas os Estados Unidos, apesar das dificuldades, venceram sua 8ª Olimpíada consecutiva. Até o momento, a grande candidata ao MVP da temporada da WNBA é a craque A’ja Wilson, que foi o grande destaque dos Estados Unidos nas Olimpíadas. O Las Vegas Aces, time de A’ja Wilson, é um dos grandes favoritos ao título na atual temporada e é o atual bicampeão da liga.

Será que A’ja Wilson e os Aces levarão esse título para casa?


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS