Sinner, o primeiro italiano a ganhar o US Open
Jannik Sinner tornou-se, no domingo, o primeiro tenista italiano a ganhar o US Open. O número 1 do mundo confirmou o seu favoritismo e levou a melhor sobre Taylor Fritz, por 3-0 (6-3, 6-4 e 7-5). A jogar em casa, o norte americano não conseguiu quebrar o jejum de títulos para um vencedor da casa, que dura há 22 anos. Pete Sampras, em 2002, foi o último a conseguir esse feito.
A verdade, porém, é que Sinner não parece ter sentido muito a pressão. O italiano conseguiu impor o seu jogo e dominou a bel-prazer. Não que Fritz tenha feito um mau jogo. Porém, o norte americano nunca conseguiu tirar Sinner da sua zona de conforto.
O US Open foi o último Grand Slam de uma temporada que, definitivamente, marca a passagem de testemunho do Big-3 para a nova geração. Pela primeira vez em 20 anos a época termina sem que Djokovic, Nadal ou Federer ganhem um Major. Sinner e Alcaraz são hoje as duas grandes figuras do ténis. E, olhando para as suas idades e perfil de jogo, deverão dominar o circuito por muitos e bons anos. Esta temporada cada um somou 2 títulos. O espanhol ganhou Roland Garros e Wimbledon, enquanto o italiano somou o Australian Open e o US Open.
Mas nem tudo foram rosas para Sinner. O italiano testou positivo em um exame antidoping, mas alegou contaminação acidental, que foi aceite pela Agência Internacional de Integridade do Ténis.
O título norte-americano garantiu um prémio de 3,6 milhões de dólares, um valor recorde. Desde que chegou ao circuito ATP o italiano já acumulou 26,6 milhões de euros. Até chegar à fnal, deixou para trás Mckenzie McDonald Alex Michelsen, Chri-istopher O’Connel, Tommy Paul, Daniil Medvedev e Jack Draper. Nas semi-finais Sinner ainda chegou a assustar, quando se lesionou no pulso, mas confirmou um triunfo por 7-5, 7-6 e 6-2.
Nuno Borges em grande
Se Sinner esteve em grande forma, Alcaraz fez um torneio para esquecer. O espanhol caiu precocemente, na segunda ronda, perante o holandês Van de Zandschulp, por 6-1, 7-5 e 6-4. Djokovic, outro favorito, caiu logo depois diante o australiano Alexei Popyrin por 6-4, 6-4, 6-2 e 6-4. Com este cenário, Jannik Sinner aumentou ainda mais a sua vantagem pontual na liderança do circuito ATP. Em segundo lugar está agora Zverev, sendo que Djokovic caiu para a quarta posição.
Quem também está em ascensão é o português Nuno Borges. O tenista tornou-se o primeiro luso a alcançar os oitavos de final do US Open. Uma caminhada que começou com o triunfo sobre Federico Coria (6-2, 6-4 e 6-1), seguindo-se Thanasi Kokkinakis (6-4, 7-5 e 7-5) e Jakub Mensik (6-7, 6-1, 3-6, 7-6, 6-0). Borges acabou por cair perante o favoritismo de Daniil Medveded (6-0, 6-1 e 6-3). Borges, 27 anos, é agora 30 do ranking ATP.