[Lendas do Ténis] René Lacoste, o crocodilo do ténis

André Dias PereiraNovembro 15, 20182min0

[Lendas do Ténis] René Lacoste, o crocodilo do ténis

André Dias PereiraNovembro 15, 20182min0

Muitos reconhecerão em Lacoste uma importante marca de roupa. Nem todos saberão, contudo, que o seu criador, René Lacoste, para além de empresário foi um importante jogador de ténis na década de 20. O seu estilo de jogo fê-lo ser apelidado precisamente de crocodilo, que anos mais tarde (1929) seria imagem de marca. Mas não só. Recorrentemente é relatado o episódio de uma viagem a Boston, em 1923, por ocasião da Taça Davis. René Lacoste repara em uma mala feita em couro de crocodilo. O treinador, Alan Muhr, disse que se Lacoste ganhasse compraria a mala para ele. Este episódio, testemunhado por um jornalista do Boston Evening Transcript, também está na origem do seu apelido.

Lacoste nasceu em Paris em 1904. Fez parte de um quarteto de tenistas franceses, apelidado de Quatro Mosqueteiros, que dominaram o circuito. Para além de Lacoste, o quarteto era composto por Jean Borotra, Henri Cochet e Jacques Brugnon.

René Lacoste não era reconhecido especialmente pelo seu talento. Mas à semelhança de outros desportistas, compensava com uma enorme capacidade de trabalho e treino. Estudava meticulosamente os adversários para poder explorar as suas debilidades, ao ponto de ter diários sobre o estilo de jogo de seus rivais. Essa capacidade estratégica acabaria por ser replicada na sua vertente empresarial.

Ao todo, Lacoste venceu sete títulos individuais de Gand Slam, em França (1925, 1927 e 1929), EUA (1926 e 1927) e Wimbledon (1925 e 1928). Porém, o francês nunca jogou o Australian Open. O francês venceu ainda três títulos em duplas, dois em França e um nos EUA. Os seus resultados levaram-no a número 1 do mundo entre 1926 e 1927.

Lacoste morre vítima de tuberculose

Em 1933 fundou juntamente com André Gillier a La Société Chemise Lacoste, que produzia camisolas de ténis que Lacoste frequentemente usava em suas partidas.

Lacoste terminou a carreira cedo. Devido a tuberculose, aposentou-se aos 25 anos de idade, passando a dedicar-se à área empresarial.

Em 1963 voltou a mostrar estar na vanguarda, patenteando a primeira raquete de ténis em aço tubular, que mais tarde viria a ser utilizada por Jimmy Connors. Até então, eram quase sempre feitas de madeira.

Atualmente, Novak Djokovic é o embaixador global da marca.

Lacoste está entre as personalidades que mais influenciaram o ténis. A 12 de Outubro de 1996 morreu, com 92 anos.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter