Um até já especial a um local da Caparica

Palex FerreiraJulho 3, 20213min0

Um até já especial a um local da Caparica

Palex FerreiraJulho 3, 20213min0
Gonçalo Silva era um local da Caparica que merece ser recordado pela ligação umbilical com o mar e com a fotografia!

Este artigo especial e dedicado ao Gonçalo Silva, que nos deixou recentemente, fazia parte da comunidade de surf da Costa desde há muitos anos, sempre fiel ao bodyboard,  costumava surfar com alguns da Costa, nomes como a família Bessone (Rodrigo, Rui e António), o João Lopes (Johnny), entre tantos outros.

Era uma pessoa amiga do amigo, leal, sempre correcto com os amigos e mesmo com as pessoas que não conhecia mantinha uma relação educada e cordial, era um bodyboarder, tinha a fotografia como uma paixão e era a sua profissão, era nos tempos livres também pescador lúdico, uma presença frequente na Praia Nova e Dragão Vermelho no início do bodyboard na Caparica (anos 80/90), e mais recentemente na Praia do Marcelino e CDS, onde ia regularmente curtir as suas ondas, sempre na sua, com os amigos.

Gonçalo após uma sessão na Caparica há muitos anos. Foto: Arquivo pessoal

O Gonçalo esteve ligado a marcas de surf enquanto vendedor (DC SHOES – AURA), também chegou a trabalhar no Restaurante O BENTO, como barman num bar que existiu nas antigas instalações no cimo do paredão, antes da remodelação do mesmo.

A fotografia era a sua profissão, e devido a isso era um frequente colaborador nas provas de surf da Costa da Caparica, enquanto fotografo oficial, onde trabalhou durante muitos dos eventos que aconteceram na Costa da Caparica durante estes anos,  e tantas imagens partilhou com o mundo sobre as “nossas” ondas de outros ângulos.

Na pesca que era outro escape seu, ia regularmente de barco até às Berlengas (Peniche) com o Rui Bessone (um dos melhores amigos dele), sempre bem disposto e cooperativo, lá ia com os amigos divertir-se e apanhar percebes ou robalos, entre outras espécies.

O Gonçalo Silva era local da Caparica, era e continuará a ser juntamente com tantos outros que já partiram, nomes que forma ficando na memória de muitos. Nunca será esquecido. Lamentamos este tipo de homenagens a título póstumo mas estas mesmas servem para perpetuar a sua memória na mente da Costa da Caparica.

As palavras não chegam para nada, nestes momentos que ninguém está na verdade preparado, por isso em nome de todos, endereço um forte abraço e uma palavra de apreço a todos os seus amigos, mais próximos e em especial à sua família (esposa e filho).

Onde se sentia livre….. na Sua Caparica.

Era um frequente nas provas de surf da Costa da Caparica e tantas imagens partilhou com o mundo sobre as “nossas” ondas de outros ângulos. Sempre cordial e respeitador, a Caparica despede-se de mais um membro da comunidade de ondas. Nota: (existem tantos nomes que não foram mencionados, mas estão presentes nesta pequena homenagem ao Gonçalo).

Até já Gonçalo!!!

A turma! Com Rui Bessone e Johnny Lopes, amigos de décadas!!

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter