O Pai do surf português partiu para outras ondas: Pedro Martins de Lima

Palex FerreiraMarço 6, 20232min0

O Pai do surf português partiu para outras ondas: Pedro Martins de Lima

Palex FerreiraMarço 6, 20232min0
Palex Ferreira relembra-nos quem foi Pedro Martins de Lima, um dos fundadores do surf em Portugal e que mais viveu as "ondas" lusas

Quem anda pelo surf e atividades radicais há décadas sabia bem quem era o Pedro Martins de Lima, surfista da linha do Estoril, que é considerado sem dúvidas algumas como o pai do surf português. Era um visionário como poucos, um cavalheiro a falar com todos, uma estrela do surf português, sempre foi um jovem, tinha 92 anos de uma vida cheia de adrenalina e aventuras.

O que se poderia escrever sobre este grande senhor, tudo e mais alguma coisa, começou a surfar em 1959, foi um pioneiro nas nossas ondas, mas o início da sua aventura nas ondas começou em 1946, quando apanhou as primeiras carreiras nas ondas de Carcavelos, com umas barbatanas trazidas do Havaí.

Um senhor que quem teve o privilégio de falar, pelo menos uma vez na vida, foi abençoado por um pioneiro como há poucos, o que dizer sobre o Pedro de Lima, um grandioso OBRIGADO por tudo que fez, que partilhou, que continuou a fazer durante a sua vida toda. Obrigado, Pedro Martins de Lima.

A comunidade está de rastos, mais uma vez com mais uma perda do surf português, desde ex-campeões nacionais e actuais, editores de revistas de surf, fotógrafos, atletas jovens e oldschool, todos a escreverem coisas muito bonitas e carregadas de sentimentos sobre o Pedro Martins de LIMA.

Notícias sobre Pedro Martins de Lima.

https://www.youtube.com/watch?v=k9Ct39PmlHg

Para além do surf, praticou uma série de outras modalidades, a começar pelo hipismo (que iniciou aos seis anos) e passando também pela natação, pela ginástica, pelo râguebi, pelo jiu-jitsu, pelo boxe. E até muito tarde na vida continuou a fazer desporto regularmente, o que incluía canoagem, vela, windsurf ou ciclismo.

O seu percurso certamente continuará sempre presente na cultura destes desportos, mas em especial no SURF, onde era considerado por toda a comunidade o PAI do surf português, deixou um legado gigante, com imensas histórias agradáveis de se ouvir na primeira pessoa de como era o início do surf em Portugal.

Resta desejar-lhe boas ondas e um até já num paraíso de ondas perfeitas onde continuará a espalhar magia! OBRIGADO Pedro Martins de LIMA!!!

Forte abraço à família e amigos…

Muito obrigado e Aloha Pedro!!

Pedro Martins de Lima – Obrigado por tudo (Fotografia: Ricardo Branco)

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS