28 Mai, 2018

Quando o lazer passa por ajudar os que mais precisam – Cova do Mar

Palex FerreiraNovembro 8, 20176min0

Quando o lazer passa por ajudar os que mais precisam – Cova do Mar

Palex FerreiraNovembro 8, 20176min0
A ONG Cova do Mar foi a principal visada na acção social do 2º encontro de Bodyboard na Costa da Caparica. Como foi? Descubra aqui e veja como pode ajudar

2.º Encontro de Bodyboard na Costa de Caparica

Já é bem conhecido, pela sociedade em geral, que os adeptos dos desportos de ondas, são vulgarmente conhecidos por serem um pouco egocêntricos, até porque o desporto como o surf, bodyboard são desportos individuais, mas existem excepções à regra.

E por isso que dois amigos (Paulinho Alexandre e Afonso Santos) uniram esforços para realizar o 2ª encontro de Bodyboard na Costa de Caparica.

Mais uma vez a COMUNIDADE DA COSTA DE CAPARICA, com iniciativa de Paulo Alexandre e Afonso Santos, juntou-se no dia 4 de Novembro, para mais um grande evento de Bodyboard. Desta vez , com a associação Cova do mar.

A ONG Cova do Mar, nasceu no seio da Cova do Vapor, uma comunidade piscatória na Trafaria, e rapidamente se expandiu para o bairro do Segundo Torrão.

Ambas as comunidades isoladas, consideradas de génese ilegal, vivem numa bolha fechada do mundo exterior. A Fábrica dos Sonhos, localizada no bairro do segundo torrão, procura ajudar as mais de 200 crianças que ali vivem. Num bairro com uma realidade escassa em electricidade, água e saneamento básico, a Fábrica dos Sonhos funciona como um centro comunitário dedicado às crianças dos 6-17 anos. Uma segunda casa, um porto seguro, onde o objectivo é viver aventuras e brincar.

Donativo para o evento: as lanternas a pilhas são um objecto caro e por vezes de luxo, apesar de essencial à sobrevivência das famílias no inverno. De momento não existe luz exterior nas ruas e durante o inverno as falhas de electricidade dentro das casas são muitas, e há famílias e crianças que passam semanas inteiras e inclusive o natal, às escuras.

(donativos podem ser sempre enviados para a Cova do Mar)

A natureza cria laços de afectividade entre todos, não interessando de onde vêm, se têm mais isto ou menos aquilo, devemos respeitar e ajudar todos e se possível, ajudá-los a serem felizes. O 2.º Encontro de Bodyboard serviu para isso mesmo, para ser uma manhã agradável às crianças que mais precisam, através da ONG Cova do Mar.

A vida é bela para todos. Encontro Bodyboard 2017. Foto: Pedro Câmara /PCCFoto

No dia 4 de Novembro de 2017, foi realizado mais um evento de cariz social, de ajuda aos que mais necessitam, pela mão de dois bodyboarders, o “Paulinho” e o Afonso Santos ambos da Caparica onde costumam estar à espera das suas surfadas. O 2º encontro de bodyboard,  teve a participação de outros bodyboarders, e surfistas (Rodrigo Bessone, Pedro da Câmara, Fernando “Salta”, Pedro Carvalho, Nuno Fontinha, Hélder Mendes “Dicha”, Rodrigo Costa, Rafael Elias, Miguel Gomes,  entre outros tantos), e em nome da modalidade e da humanidade, obrigado a todos sem excepção de nenhum que não o tenha sido descrito, pela a atitude neste grande dia na praia.

Foto: Pedro Câmara/Pccfoto

A ideia era fomentar através do bodyboard, uma surfada onde recebiam alguns “presentes”, os jovens do 2º Torrão através da ONG Cova do Mar, prometeu uma manhã diferente onde o objectivo era ver as crianças como elas merecem viver, a sorrir de felicidade. lá estavam elas todas sorridentes e prontas para irem ao mar, na praia do Marcelino – Costa de Caparica, acompanhados por bodyboarders e surfistas experientes.

Segurança de afecto Foto: Pedro Câmara /PCCFoto

“… hoje mudaram o nosso mundo. aumentaram-se horizontes. criaram-se amizades. descobriram-se talentos. queremos do fundo do coração (e do mar!) agradecer a todos, TODOS, pelo convívio, entre-ajuda, amor e partilha! desde os monitores, aos instrutores, organizadores, patrocinadores e apoiantes, um grande GRANDE bem-hajam!

COVA DO MAR

… o coração está cheio. a alma ainda mais.” Fonte: Cova do Mar

Tinham pranchas e fatos tudo preparado para que esses miúdos pudessem ter uma manhã diferente das outras, estava tudo pronto para os ajudar.

Hélder “DIcha” Mendes a passar as dicas aos mais novos bodyboarders. Foto: Pedro Câmara /PCCFoto

Após a surfada social, foi tempo de um agradável almoço com febras na grelha, cozinhadas ali na praia. Junto com a organização e os que se juntaram a este grande feito solidário.

Felicidade Foto: Pedro Câmara /PCCFoto

No final do dia, penso que os miúdos e graúdos estavam todos contentes com este evento. Esperemos que sejam feitos muitos mais nos próximos anos.

Poucas palavras são precisas quando são eventos desta natureza.

Sorrisos. Foto: Pedro Câmara /PCCFoto

Agradecido por presenciar este tipo de acções junto de quem mais necessita.

A receber as dicas. Foto: Pedro Câmara /PCCFoto

Agora é esperar para ver o regresso destas crianças às ondas.

Obrigado a todos o que ajudaram neste grande evento:

Adv: Cova do Mar, Fábrica dos Sonhos, Refresh Boards, Miramarbbshop, Beachcam.pt, Berlineta, A Baiuca do Bairro Alto , The Collective SurfShop, Ascc Caparica, ASCC Surf Project, Crafts & Friends,
Escola de Surf – Caparica Evolution Surf School, Palavras de Sal, FormaFit, Café do Mar, Ali Frangos, Dona Tosta, CutBack TV ,Rail-To-Rail Bodyboard, STONE, AHOY coffee&bar.

Para mais fotos ver:

https://www.facebook.com/Cova-do-Mar-456707061183467/

Aloha a todos.

Palex


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter