Artes marciais e o surf: existe ligação entre os dois “mundos”?

Palex FerreiraJaneiro 10, 20193min0

Artes marciais e o surf: existe ligação entre os dois “mundos”?

Palex FerreiraJaneiro 10, 20193min0
Podem duas modalidades ter parecenças e até complementarem-se? O caso do Surf e as Artes Marciais explicado. De Kelly Slater a Rickson Gracie, sabias que estão nos dois "mundos"?
As artes marciais estão actualmente muito associadas com o surf (envolvendo todas as modalidades de ondas), e porque razão.
Existem muito episódios mundialmente conhecidas, tais como o Rickson Gracie no Hawaii versus os Black Trunks, o faixa preta de Jiu jitsu Joel Tudor, que segundo consta que começa a treinar após uma “confusão” em Pipeline que não correu bem para o lado do americano. O próprio Kelly Slater que é faixa azul de BJJ e aconselhou que todos os que pretendem ser bem sucedidos deviam treinar uma arte marcial.
Portugal viu nos últimos anos muitos adeptos das ondas a rumarem às academias de Jiu Jitsu Brasileiro (BJJ) escolas de Judo, Muai-Thai, Krav Maga, Boxe entre outras artes marciais, bem como ginásios e a terem mais preocupações com o lado físico da modalidade que praticam.
Mas atenção, não foram para criarem ambientes pesados de violência, foi pelo contrário para serem atletas com preparação física e mental para suportar ambientes de de stress, como o é para quem compete, e as artes marciais ensinam o manter a calma, mesmo em ambiente desfavorável.
O gosto deste tipo de modalidades e a sua associação a artes marciais tenderam a criar melhores atletas e um aumento do respeito, humildade, lealdade e disciplina. Características tão típicas das artes marciais.
O respeito pelos mais graduados, pelos professores, pelos mestres, a hierarquia existe em tudo o que fazemos na vida, e a disciplina associada tende a servir de lições como a de ser humildade.
O surf tem crescido muito em todo o mundo e com isso situações mais stressantes, mas como sabemos a violência e a guerra só trazem o lado mau da vida, e devemos respeitar tudo e todos e claro que sejamos respeitados, e devemos ter isso sempre em conta, o respeito pelos outros é universal, a liberdade de todos termina quando afecta ou pode afectar a liberdade dos outros.
A prática de desportos fora da praia cresceu bastante nos últimos anos, e com isso melhores atletas  estão a ser criados, também associados a isso existem práticas como o Crossfit, o Yoga, ginásios, entre tantas outras que estimulam a concentração e o desempenho físico para a prática desses desportos, e isso é positivo para que quem pretenda ser atleta ter o foco.
As artes marciais servem primeiramente o bem estar, e alguma defesa pessoa, e permitem aos adeptos terem um maior autocontrole face a situações de stress, e evitar o confronto físico.
O surf e as modalidades de ondas quando se vê uma onda prestes a quebrar em cima, também temos que ter esse autocontrole e conseguir suportar esse impacto sem grande preocupação, tal como dentro de um tatame, ou ringue, enfrentar as dificuldades e ultrapassa-las sem receio do fracasso ou algum “sofrimento”.
Podem sempre procurar na vossa zona quem dá esse treino e melhorar a vossa forma física e a qualidade de vida.
.
Aloha
Foto: Bjj Eastern

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter