O Sucesso da vila de Arcos e os primeiros passos de Portugal no Europeu

Lourenço MonteiroJulho 18, 20186min0

O Sucesso da vila de Arcos e os primeiros passos de Portugal no Europeu

Lourenço MonteiroJulho 18, 20186min0
Portugal já está a disputar o Europeu de Touch Rugby em duas faixas etárias! Quem são os nossos jogadores? E no Campeonato Nacional o Arcos foi o campeão justo?

O Touch em Portugal veio para ficar!

Se até aqui era uma afirmação que ainda algo insustentável mas de forma muito emotiva, nos saía da boca para fora, isto claro, pelas vivências nas 4linhas, nos campos e nas terceiras partes por esse País fora. E que p ouco faltava, mas no final deste ano 1, depois de um ano 0 e com tudo o que está perspectivado e a acontecer, não deixa dúvidas da pujança de uma modalidade Portuguesa que está a acompanhar o melhor que se faz no resto do Mundo!

Se nem sempre o Rugby por cá apresenta os princípios da sua génese, e se a par de muitas outras modalidades chegámos ao ponto em que tudo vale para ganhar. Pelo menos no TouchRugby os princípios estão mantidos e todos os intervenientes procuram a diversão e a superação com o respeito e entreajuda mútuos que tão bem nos caracterizam e ao nosso próprio Jogo!

ARCOS É PALCO INDISCUTÍVEL DA MODALIDADE

Arcos foi um torneio memorável – Opinião unânime em todas as equipas que referem voltar com toda a certeza a este evento de Culto do Touch, do bem receber, e da beleza Natural da região.

O Resultado dá-nos alguns dados interessantes, e entre eles, a consistência da Agrária de Coimbra que desde o início da época que vinha a ganhar as provas do circuito – e que é assim o 1º Campeão Nacional de Touch Rugby.
Técnico e Moita (Anadia) com apostas muito concretas e a desenvolver bem os seus atletas que conquistam assim 2º e 3º lugares!

As Festividades de São João as 5 equipas estrangeiras (França, Inglaterra e África do Sul), que aumentaram o nível competitivo do Torneio e que trazem sempre mais alguma animação a juntar à festa tradicional do Arcos Touch, e destas equipas que partilham o mesmo espírito dentro e fora de campo!

A final entre os Sul Africanos do Safo Shufflers, e os Franceses do Tullins, de tão disputada, foi a prolongamento (Drop Off) num jogo de elevado nível que nos deixa ideias concretas do jogo que teremos de implementar no futuro, e apurando o Vencedor os Sul-africanos!

Para o ano há mais e até lá estamos de olhos postos no EUROPEU!

Foto: Touch Rugby Portugal

O EUROPEU DE TOUCH

Nottingham 2018 – Começou hoje e Portugal perdeu frente à Inglaterra ( Equipa Preferida para vencer o Torneio), ficam em baixo alguns dados para que possamos acompanhar:

CALENDÁRIO PORTUGAL

Portuguese M40, Nottingham.

Dois dos jogos serão transmitidos em directo em:https://www.youtube.com/user/EnglandTouch

18 Jul 2018
10:50 a.m. Field 6 England – vs – Portugal
2:10 p.m. Field 6 Portugal – vs – Switzerland
6:20 p.m. Field 7 Portugal – vs – Ireland

19 Jul 2018
9:00 a.m. Field 4 Portugal – vs – Belgium
2:00 p.m. Field 7 Portugal – vs – Jersey
4:30 p.m. Field 2 France – vs – Portugal

20 Jul 2018
9:50 a.m. Field 8 Wales – vs – Portugal
2:00 p.m. Field 2 Luxembourg – vs – Portugal (live stream)
6:10 p.m. Field 2 Italy – vs – Portugal (live stream)

Calendário com todos os jogos:
https://www.internationaltouch.org/even…/euros/2018/mens-40/

Estas competições contam 3 jogos por dia, com 20min por parte, em campo inteiro retirando os 5metros das laterias. As nossas Raposas super-ágeis vão respondendo bastante bem, faltando algum entrosamento e por vezes resistência ao nível elevado do Jogo: Mas melhores comentários serão tecidos pelo nosso Treinador: Pedro Honório.

17 Países em 4 dias e divididos em 63 equipas, num total de 1300 atletas!

Com a seguinte Organização:  (Alemanha, Bélgica, Escócia, Espanha, França, Gales, Guernsey, Inglaterra, Irlanda, Itália, Jersey, Luxemburgo, Portugal, Suécia, Suíça, Chile e Médio Oriente), sendo que as 2 últimas participam como convidadas, fora da competição.

O Europeu acontece de 2 em 2 anos e está na 12ª edição, esta em Nottingham com muito staff envolvido num evento gigante, e com o cuidado da transmissão dos jogos em Streaming! Obrigatório nos nossos tempos!

Participação portuguesa (Fonte: Touch Rugby Portugal)

No Europeu de Nottingham, vão competir 10 seleções no escalão M40 seleções (Bélgica, França, Gales, Inglaterra, Irlanda, Itália, Jersey, Luxemburgo, Portugal e Suíça) jogando-se, nos três primeiros dias, o “Round Robin” – todos contra todos, sendo disputados no último dia, as meias finais e final, assim como os jogos de atribuição do 3º ao 10º lugares.

Entre muitos outros convocados para os Trabalhos da Selecção, e com um grupo forte de jogadores encontramos Ex jogadores de XV, Internacionais e não Internacionais, mas também reforços de peso que nunca jogaram Rugby, mas que já não vivem sem a doença da OVAL – é importante ser jogador? Nem sempre – E esta selecção assim o demonstra!

Quem são os 14 atletas, que se tem vindo a preparar em estágios em Coimbra, Lisboa e Cascais?

DADOS HISTÓRICOS:

É a 2ª vez na história, Portugal vai estar representado numa grande competição internacional de Touch Rugby, mais uma vez apenas com uma equipa a competir, no escalão de M40, ou seja, para atletas masculinos com mais de 40 anos.
Este escalão de M40 compete nos Campeonatos da Europa desde 2010 em Bristol, com a vitória da Irlanda, tendo a Espanha ganho a competição de 2012 em Treviso (Itália) e Gales as edições de 2014 e 2016, respetivamente em Swansea (Gales) e na ilha de Jersey.

Foi naquela edição de 2010 em Bristol que Portugal esteve pela 1ª vez presente num Europeu, com uma equipa M40 constituída por Afonso Duarte, André Cunha, Andrew Roughan, António Abreu, António Cunha, Damian Steele, Elias Gonçalves, James Fisher-Martins, Joaquim Lima, José Pires, Pedro Silva, Steven Evans, Thomas Lima e Tiago Mendonça, tendo saldado a sua participação com um 6º lugar, uma vitória com a Itália e quatro derrotas com Gales, Inglaterra, Irlanda e França, 23 ensaios marcados e 25 sofridos.

Entre jogos, jantares e bons momentos de convívio esta é uma viagem que marca tudo aquilo que a Comunidade TOUCHRUGBY tem desenvolvido em Portugal e que nos aponta o caminho e leva à ambição de querermos mais e estarmos sempre a disputar com a Elite!

Acompanhem o Diário do Europeu em: https://www.facebook.com/officialtouchrugbyportugal/

E o Calendário de Jogos: https://www.internationaltouch.org/…/euros/2018/m…/portugal/

Foto: FPR


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter