24 Mai, 2018

Rugby Scouting – As novas estrelas do Rugby Mundial pt.2

João OliveiraJaneiro 2, 20184min0

Rugby Scouting – As novas estrelas do Rugby Mundial pt.2

João OliveiraJaneiro 2, 20184min0

Hoje apresentamos a 2ª parte da rubrica Rugby Scouting/Fair Play. Depois dos nomes Richie Mo´Unga, Sam Hunderhill, Izaia Perese, Marcus Smith e Juarno Augustus, veja quem são os próximos cinco eleitos para um 15 promissor.

Damian Penaud

Idade: 21 Anos / Altura: 1,92 cm / Peso: 94 kg / Posição: Centro (centre)

Não é por acaso que o famoso jornal francês “L´Équipe” em 2016 considerou Damian Penaud como um dos melhores jovens jogadores a jogar no Top14. A sua rápida ascensão, fez centrar atenções neste jogador de fino recorte técnico, que é na atualidade peça indiscutível tanto na sua equipa Clermont Auvergne como na seleção francesa, onde já se estreou na lista de marcadores de ensaios          .

Com apenas 20 anos foi campeão francês ao serviço do Clermont e na presente época já leva 3 ensaios em 5 jogos.

 Asafo Aumua

Idade: 20 Anos / Altura: 1,77 cm / Peso: 108 kg / Posição: Talonador (hooker)

Está encontrado o novo substituto de Keven Mealamu e Dane Coles para a camisola número 2 dos All Blacks. Asafo Aumua, surpreendeu tudo e todos com um excelente desempenho no World Rugby U20 Championship deste ano.

A sua velocidade e o poderio dos seus 108 kg fazem a diferença, jogador que gosta de ter a bola na mão conquistando muitos metros em termos ofensivos, fruto disso é este “avançadão” ter sido o terceiro melhor marcador do mundial sub-20 com 5 ensaios, arrasou por completo a Inglaterra na final com 3 ensaios. Nome a ter em conta na equipa dos Hurricanes em 2018, ele que também já foi chamado para os All Blacks nos Tests Match´s de Novembro.

Gabriel Lacroix

Idade: 24 Anos / Altura: 1,71 cm / Peso: 80 kg / Posição: Ponta (wing)

Começou a dar nas vistas ao serviço do SC Albi em 2014/2015 quando foi considerado um dos melhores jogadores da Pro D2 (segundo escalão de França) e não demorou a despertar o interesse dos grandes colossos, sendo o Stade Rochelais adquirir o seu passe na época seguinte.

Na passada época desportiva, o “pequeno-grande” jogador com uma velocidade vertiginosa foi o melhor marcador do seu clube no Top14 com 10 ensaios em 14 jogos, sendo que no total de todas as competições alcançou 95 pontos em 57 jogos. Em Novembro do passado ano foi chamado à Seleção Francesa por Guy Noves e em 2 Test Match´s marcou 3 ensaios, curiosamente dois desses foram aos All Blacks (feito notável).

Robbie Nairn

Idade: 20 Anos / Altura: 1,92 cm / Peso: 101 kg / Posição: Ponta (wing)

O rugby escocês está em ascensão e Robbie Nairn é a imagem de marca disso mesmo, outro jogador a brilhar no mundial sub-20 deste ano. Impressiona a sua estrutura física e nos duelos individuais é um jogador muito difícil de vencer, a sua percentagem de “clean break´s” durante o jogo é avassaladora.

Nairn é um atleta na acessão da palavra, antes do rugby já tinha praticado futebol e atletismo. Depois de ter cumprido todas as seleções nas camadas jovens, já foi chamado à seleção de sevens escocesa para o circuito mundial. Uma estrela pronta a despontar.

Foto: glasgowwarriors.org

Keelan Giles

Idade: 20 Anos / Altura: 1,73 cm / Peso: 77 kg / Posição: Ponta (wing)

O experiente treinador de Gales e dos Lions, Warren Gatland, viu em Keelan Giles um dos novos jovens prodígios galeses e não hesitou em chamá-lo com apenas 19 anos para a seleção principal ao tour na Nova Zelândia em 2016, depois de ao serviço dos Ospreys ter marcado 14 ensaios em 19 jogos. A sua velocidade e finta são as principais armas.

Na presente temporada frente aos Dragons na PRO14, Giles sofreu uma grave lesão no ligamento cruzado, enfrentando uma complicada cirurgia ao joelho. Veremos como recupera este talentoso jogador, que até ao momento tem o seu lugar garantido no 15 eleito pelo Fair Play.

 

Nota: Esta é uma rubrica semanal/mensal dedicada ao Scouting do Mundo do Rugby, em breve publicaremos a 3ª e última parte, onde poderá ver as restantes estrelas que estão a despontar no rugby mundial.

De salientar que nomes como Maro Itoje, Rieko Ioane, Malcom Marx, Anthony Watson, Pablo Matera, Anton Lienert-Brown, Jan Serfontein, Gael Fickou, Damian Mckenzie, Huw Jones, entre muitos outros não foram considerados para esta listagem por já serem valores confirmados e indiscutíveis nos seus clubes e respetivas seleções.

 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter