Rugby Português “Lá Fora”: Bento MVP em Mont-de-Marsan
Arranque da Pro D2 com o Béziers a começar em alta rotação, para além de Simão Bento ter registado uma das melhores prestações do fim-de-semana português, com ensaios lusos na Nationale 2 e estreias na Nationale.
MASCULINO
FRANÇA
PRO D2
Nada mau arranque de época oficial por parte de Lucas da Silva, com o talonador do CA Brive a marcar um dos ensaios da vitória caseira frente ao US Oyonnax, num jogo que foi de grande luta até ao último segundo, sem que a vitória fugisse à equipa do luso-francês. A somar ao ensaio, o nº2 realizou 7 placagens efectivas, não falhou uma das oito introduções que dispôs no alinhamento, forçando ainda dois erros no contacto a portadores de bola adversários. Foi substituído aos 51 minutos de jogo.
Belo jogo de Joris Moura na visita do Valence Romans ao campo do Biarritz num jogo que acabou por ser ganho pela equipa da casa, mesmo que deu boas indicações do emblema do internacional português. Joris Moura foi utilizado como defesa, cumprindo os 80 minutos (saiu de campo temporariamente por lesão de sangue). Em relação aos dados estatísticos, o registo foi o seguinte: 94 metros conquistados (nº1); três defesas batidos (top-5); três passes para quebras-de-linha de companheiros de equipa; 10 portagens de bola (nº1 a par de outros dois jogadores); e três placagens efectivas. Dos melhores jogadores da jornada.
Samuel Marques e Francisco Fernandes saíram do campo do Stade Niçois com uma vitória por 13-09, com o formação português a estar envolvido directamente no resultado final, não só pelos oito pontos ao pé (uma conversão e duas penalidades), já que fez a assistência para o único ensaio do encontro. Francisco Fernandes foi titular, saindo do relvado após o arranque da 2ª parte, tendo feito uma boa prestação tanto ao nível da formação-ordenada ou no jogo em apoio, continuando em alta forma.
Titularidade para José Madeira que terminou o encontro ante o Nevers como o 2º melhor placador, realizando 12 encaixes efectivos (nenhum falhado), conquistando ainda três alinhamentos e a aparecer sempre disponível no apoio ao ataque do Grenoble. Cody Thomas saiu do banco ao 50º minuto de jogo e foi decisivo na conquista de uma penalidade, para além de ter forçado dois erros na formação-ordenada do Nevers. Boas exibição de ambos.
48 minutos para Diogo Hasse Ferreira na vitória larga do US Dax na recepção ao Montauban, com o ex-GDS Cascais Rugby a ter um jogo bem positivo nas fases-estáticas, para além de duas placagens dominantes e duas portagens de bola.
Simão Bento, Anthony Alves e Luka Begic, pelo Stade Montois, e Rodrigo Marta, pelo Colomiers, estiveram em rota de colisão nesta 1ª jornada da Pro D2 com a sorte do jogo a acabar por sorrir à equipa do ex-Belenenses Rugby, apesar da espectacular prestação do defesa da equipa da casa. O ex-Técnico Rugby garantiu 80 metros de conquista, evitou um ensaio do Colomiers, arrancou alguns “coelhos” da cartolha e foi preponderante no jogo ao pé. Rodrigo Marta foi um problema para Stade Montois à ponta, criando dificuldades ao conjunto adversário. Estreia positiva de Luka Begic, que saiu do banco quando faltam dez minutos para o fim do encontro.
Simão Bento doing Simão Bento things
Stade Montois didn't start the season with a win, but the outside back level hasn't dropped since November 2023 #prod2 pic.twitter.com/53jUmBnHsA
— Francisco Isaac (@francisaac87) September 1, 2024
NATIONALE
Grande vitória do Suresnes nesta 2ª jornada da Nationale, com Boaventura Almeida a realizar o seu primeiro jogo a titular e a cumprir os 80 minutos. Elogios da imprensa local para a forma como se apresentou no contacto e a agressividade na saída das fases-estáticas.
Dany Antunes saiu do banco de suplentes na derrota do OMR, e nos 30 minutos que dispôs foi o melhor dos recém-promovidos à Nationale, marcando um ensaio (converteu), recuperando a equipa animicamente num momento delicado. Imperceptível que não seja titular.
Geoffrey Moïse foi titular pelo Narbonne, num encontro que acabou em derrota para o emblema do pilar português. 40 minutos positivos nas fases-estáticas.
Diego Pinheiro-Ruiz foi suplente utilizado na derrota do RC Massy, conseguindo uma estreia positiva nesta 2ª jornada da Nationale.
NATIONALE 2
Desaire para o Macôn de Nicolás Fernandes, titular durante 80 minutos. Não obtivemos mais informações sobre a prestação do 2ª linha.
Thibault de Sousa foi titular na vitória do Rennes, com uma boa prestação na formação-ordenada, somando ainda uma mão cheia de entradas de alto impacto durante os 50 minutos que dispôs.
Loïc Bournonville foi suplente utilizado na derrota do Rumilly ante os suíços do Servette. Não conseguimos obter mais informações.
Belo jogo de Clément Pereira pelo Salles, com o abertura luso-francês a meter um drop de 30 metros para ajudar a sua equipa a derrotar o Auch.
O Anglet derrotou contundentemente o Lannemezan por 35-05, com Éric dos Santos Madeira a entrar em campo ao 57º minuto.
Steevy Cerqueira ajudou à vitória do Orléans, num jogo em que o 2ª linha dominou os alinhamentos e pareceu estar a caminhar para o seu melhor momento de forma.