Rugby Português “Lá Fora”: VRDR e Moura atropelam Provence

Francisco IsaacMarço 30, 20255min0

Rugby Português “Lá Fora”: VRDR e Moura atropelam Provence

Francisco IsaacMarço 30, 20255min0
Fim-de-semana 'gordo' para Portugal, com cinco ensaios portugueses na Pro D2, com destaque para Joris Moura ao serviço do Valence-Romans

Cinco ensaios portugueses na Pro D2, num fim-de-semana em que Joris Moura voltou a ser protagonista, assim como Vincent Pinto, para além de nova prestação de qualidade de Dany Antunes na Nationale pelo OMR!

MASCULINO

FRANÇA

PRO D2

No único frente-a-frente de portugueses nesta jornada da Pro D2, o US Dax de Diogo Hasse Ferreira levou a melhor frente ao AS Béziers-Hérault de Hugo Camacho (Hugo Aubry, Samuel Marques e Francisco Fernandes estão de fora por lesão, e só o pilar deverá conseguir somar minutos até ao final da temporada), com o pilar a somar 53 bons minutos, impondo uma excelente forma nas fases-estáticas e uma mão-cheia de placagens dominantes. Camacho entrou nos 8 minutos finais e não teve grandes oportunidades para mostrar o seu melhor.

O FC Grenoble de José Madeira e Cody Thomas esteve na frente do resultado até aos dois minutos finais, altura em que a formação Alpina deixou escapar a vitória, com a equipa do Agen (sem Lucas Martins) a realizar uma reviravolta estonteante. O 2ª/3ª linha ensacou 23 placagens efectivas (100% de eficácia) e dois turnovers, realizando uma prestação soberba na defesa e nos alinhamentos com uma série de conquistas no ar. Thomas entrou nos 20 minutos finais e deu uma injeção de vitalidade à formação-ordenada, para além de uma entrada no contacto com metros de conquista e cinco placagens efectivas. Foi a segunda derrota consecutiva do Grenoble.

Com Simão Bento a titular e Luka Begic e Anthony Alves a entrarem na segunda-parte, o Stade Montois esteve de sair vitorioso na recepção ao SAXV, com o defesa ex-Técnico Rugby a completar uma conversão aos postes, para além de 70 metros de conquista, dois defesas batidos, três conquistas áreas e seis placagens efectivas. Alves e Begic entraram em boa altura, oferecendo uma força extra ao Stade Montois que não foi suficiente para dar a volta ao resultado.

Nova boa exibição de Joris Moura, com o Lobo a ter inscrito o primeiro ensaio do Valence Romans neste encontro frente ao Provence. O defesa foi um garante defensivo da sua equipa, fechando bem os espaços ao Provence quando estes estiveram perto de chegar à área de ensaio do Valence Romans. Seguro, competente, astuto e sereno em todas as acções.

Lucas da Silva marcou mais dois ensaios na vitória do CA Brive na visita ao campo do Montauban, com o talonador a ter terminado o encontro com 100% das introduções no alinhamento. O nº2 ainda protagonizou uma fuga sensacional no ataque.

Considerado como um dos melhores da jornada, Vincent Pinto ajudou o Colomiers a somar uma vitória ‘gorda’ na recepção ao Oyonnax, com o ponta a ter causado constantes problemas à defesa opositora, como se mostram pelos 70 metros de conquista, seis defesas batidos, duas quebras-de-linha e os tais dois toques de meta. Intratável em todos os sentidos.

NATIONALE

O centro Gabriel Aviragnet entrou na segunda metade do Massy-Albi, não comprometendo na defesa, sem ter grandes oportunidades para se mostrar no ataque.

Dany Antunes teve um jogo de contrastes, já que foi admoestado com um amarelo aos 8 minutos, entrando depois com tudo após a suspensão de 10 minutos, conseguindo um ensaio, três quebras-de-linha e 50 metros de conquista, ajudando o OMR a garantir nova vitória na Nationale!

NATIONALE 2

Steevy Cerqueira foi titular pelo Orléans com o 2ª linha a ter estado em bom nível, especialmente no jogo aberto. Cumpriu nos alinhamentos.

Nicolás Fernandes entrou na 2ª parte do AS Mâcon-Rumilly com a vitória a sorrir aos visitantes que tiveram Loïc Bournonville no XV inicial. Não conseguimos obter informações sobre este encontro.

Éric dos Santos Madeira foi titular pelo Anglet que já tinham garantido a manutenção na jornada anterior. Boa exibição do 2ª linha que encerra a sua 5ª temporada pelo Anglet.

Luigi Dias foi titular pelo Saint Jean de Luz, com o nº8 a realizar uma prestação sensacional que terminou com a qualificação para os quartos-de-final da Nationale 2! Alex dos Santos entrou nos últimos 20 minutos, mas não foi a tempo de inverter o rumo dos acontecimentos com o Bassin D’Arcachon a falhar os quartos-de-final da 4ª divisão de França.

ESPANHA

DIVISION DE HONOR

António dos Santos foi titular pelo Alcobendas, num jogo que acabou em derrota para a equipa do pilar português. Foi substituído à passagem do 47º minuto de jogo. Não comprometeu e ainda somou uma mão-cheia de boas placagens.

Tomás Lamboglia foi titular na posição de médio-de-abertura, realizando duas assistências para ensaio, polindo bem o ataque do Ciencias de Sevilla e garantindo 5 pontos preciosos na disputa pelo título espanhol.

Giorgi Turabelidze e José Conde estiveram em luta acesa no VRAC-Santboiana, com ambos os pilares a protagonizarem boas exibições. Turabelidze foi importante em algumas conquistas territoriais, enquanto Conde somou três placagens dominantes. A vitória acabou por sorrir aos campeões espanhóis, VRAC.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS