Rugby Português “Lá Fora”: Vincent Pinto, o génio de Colomiers

Francisco IsaacAbril 20, 20253min0

Rugby Português “Lá Fora”: Vincent Pinto, o génio de Colomiers

Francisco IsaacAbril 20, 20253min0
Vincent Pinto com uma exibição magistral ajudou o Colomiers a garantir o 3º lugar como explica Francisco Isaac neste artigo

Dois ensaios de Vincent Pinto e um de Rodrigo Marta ajudaram o Colomiers a sedimentar-se no 3º lugar da Pro D2 num fim-de-semana de enormes prestações portuguesas, tudo explicado neste artigo.

MASCULINO

FRANÇA

PRO D2

Francisco Fernandes e Hugo Camacho levaram a melhor frente a Anthony Alves, Luka Begic e Pierre Sayerse (Simão Bento não foi convocado) no AS Béziers vs Stade Montois, com destaque para o ponta dos abelles! Sayerse marcou os dois ensaios da equipa visitante, concluindo duas belas jogadas num encontro em que ultrapassou a fasquia dos 70 metros de conquista (duas quebras-de-linha e sete defesas batidos). Luka Begic e Anthony Alves tiveram uma tarde mais ‘complicada no pack avançando, com os 8 do Béziers a dominarem as fases-estáticas durante a primeira parte. Camacho entrou aos 42 e Fernandes pouco depois, com ambos a cumprirem no papel de garantir estabilidade à sua equipa, que volta a estar na corrida pelo playoff de subida.

José Madeira esteve bem activo na vitória do FC Grenoble frente ao Stade Niçois, com o 3ª linha a ter terminado o encontro com 13 placagens efectivas, um roubo no alinhamento, cinco entradas no contacto e uma quebra-de-linha, conseguindo se envolver em diversas jogadas dos 1ºs classificados da Pro D2. Foi expulso temporariamente resultando de uma situação de indisciplina.

Joris Moura foi titular no desaire ante o Oyonnax, apesar do defesa ter registado uma prestação de qualidade, tanto pela segurança que deu no jogo ao pé como no construir de algumas jogadas, tendo até estado envolvido no 2º ensaio.

Diogo Hasse Ferreira foi novamente titular pelo US Dax num jogo que praticamente confirmou a manutenção do emblema do pilar português. Boa performance a todos os níveis com 9 placagens efectivas (nenhuma tentativa falhada), três portagens de bola e ainda um erro forçado no ataque adversário. Nada a assinalar na formação-ordenada.

57 minutes para Lucas da Silva com o talonador português a ter registado um jogo bem positivo nas introduções no alinhamento, conseguindo ter a oval em sua posse em cinco situações. Agressivo na defesa e dinâmico junto ao breakdown.

O Colomiers de Vincent Pinto e Rodrigo Marta está cada vez mais solidificado no pódio da Pro D2, num encontro em que ambos os atletas lusos marcaram ensaios. Rodrigo Marta alinhou na posição de 2º centro e somou vários momentos de qualidade, conseguindo marcar o último ensaio da sua equipa, numa exibição com mais de 45 metros de conquista e 6 defesas batidos. Já Vincent Pinto foi incisivo e letal sempre que foi chamado a atacar, marcando dois ensaios, um deles espetacular, para além de ter assistido para outros dois. Lucas Martins esteve no outro lado e não registou um jogo particularmente positivo, apesar de ter sido capaz de furar a defesa contrária em duas ocasiões.

FEMININO

FRANÇA

ÉLITE 2

Cloé Sanchez foi suplente utilizada pelo Lons Rugby, com a pilar portuguesa a ter entrado à passagem do minuto 52. Foi enorme nas formações-ordenadas e ainda completou sete placagens efectivas.

Inês Ventura Marques entrou na segunda-parte da visita do seu Valkyries Normandie à casa do Stade Rochelais. Jogo positivo da talonadora, perdendo apenas duas introduções de bola em oito.

Zoé Fernandes foi titular pelo CA Brive, no desaire caseiro da equipa da pilar portuguesa ante o Stade Français. Formações-ordenadas largamente positivas, num encontro de pouca bola para o pack avançado Briviste.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS