Rugby Português “Lá Fora”: Vincent Pinto em alto voo pelo Colomiers

Francisco IsaacJaneiro 19, 20256min0

Rugby Português “Lá Fora”: Vincent Pinto em alto voo pelo Colomiers

Francisco IsaacJaneiro 19, 20256min0
Um ensaio e uma assistência de Vincent Pinto ajudou o Colomiers a garantir uma importante vitória nesta jornada da Pro D2

Com Raffaele Storti e Nicolás Martins a participarem em mais um fim-de-semana europeu, Vincent Pinto foi a grande nota destes últimos dias, com o ponta a ser fulcral na vitória do Colomiers frente ao US Dax, como contamos já a seguir.

MASCULINO

EUROPA

CHAMPIONS CUP

Raffaele Storti regressou às convocatórias do Stade Français e estreeou-se na Champions Cup, num encontro em que a formação parisiense saiu derrotada por 07-48 frente aos Bulls. Apesar do resultado desfavorável, Storti ainda conquistou 30 metros, bateu dois defesas e mostrou boa segurança no jogo ao pontapé, não comprometendo nas acções defensivas directas (cinco placagens efectivas em cinco tentativas).

CHALLENGE CUP

Nicolás Martins voltou a marcar um ensaio pelo Montpellier, conseguindo o seu segundo toque de meta da temporada, num encontro em que até começou como suplente. O internacional português entrou ao intervalo, conseguindo um ensaio, 25 metros de conquista territorial, três defesas batidos, cinco portagens de bola, cinco placagens efectivas e dois turnovers. Continua a marcar pontos com o staff do Montpellier a efectuar rasgados elogios ao asa luso.

FRANÇA

PRO D2

Noite agridoce para os portugueses Cody Thomas e José Madeira, que saíram na frente do resultado ante o Provence, permitindo uma reviravolta na segunda metade do encontro. O pilar teve um jogo globalmente positivo, consolidando a formação-ordenada do FC Grenoble, completando três placagens dominantes (sete no total) e a carregar a oval em duas ocasiões, em que ganhou a linha-de-vantagem. Já o ex-Belenenses Rugby voltou às convocatórias, sendo chamado à titularidade. Saiu ao minuto 71, somando um total de sete placagens efectivas, um roubo no alinhamento e um turnover.

Um assistência para ensaio e três quebras-de-linha para Joris Moura no desaire do Valence-Romans em casa frente ao US Montauban, num encontro em que a equipa do defesa português esteve na frente até à recta final do encontro. Foi importante para manter o VRDR à tona, especialmente quando a sua equipa se viu reduzida a 14 jogadores.

Lucas Martins foi titular na super vitória do SU Agen na recepção ao Biarritz, num encontro em que a bola só veio ter às suas mãos em quatro ocasiões. 28 metros de conquista, dois defesas batidos e três recepções a pontapés do Biarritz, somando uma mão cheia de placagens efectivas.

Francisco Fernandes e Samuel Marques foram titulares na vitória larga do AS Béziers-Hérault, com ambos os veteranos a darem um show nas suas posições. O pilar teve uma série de fugas a partir do ruck, e chegou mesmo a fazer um passe-chave para uma quebra-de-linha de um companheiro de equipa, garantindo uma penalidade para o Béziers na formação-ordenada.

Rodrigo Marta e Vincent Pinto foram titulares na vitória do Colomiers, com alto destaque para a performance do ponta que marcou um ensaio, deu outro a marcar, conseguindo três quebras-de-linha e sete defesas batidos, naquela que foi o seu melhor jogo da temporada. Rodrigo Marta terminou o encontro com dez placagens efectivas e carregou a oval em nove ocasiões, forçando uma série de erros à equipa do US Dax.

O jogo do Stade Montois vs Aurillac foi adiado devido ao campo estar congelado, num encontro em que Pierre Sayerse e Luka Begic tinham conquistado a titularidade. 

NATIONALE

18 minutos para Boaventura Almeida na derrota do Suresnes, com o número 8 a ter entrado bem em campo.

Dany Antunes marcou um belo ensaio na derrota frente ao Massy (Diego Pinheiro não foi chamado a jogo), assistindo para outro. Infelizmente não esteve tão bem no jogo ao pé, conseguindo só uma conversão em três tentativas.

NATIONALE 2

Loïc Bournonville entrou na 2ª parte da derrota do Rumilly frente ao Vienne, tendo se apresentado a um bom nível no alinhamento.

Nicolás Fernandes foi titular pelo Mâcon, conseguindo uma boa exibição, num encontro em que a equipa do 2ª linha ganhou por 23-15.

Luigi Dias voltou a ser titular pelo Saint Jean de Luz, ajudando a equipa tricolor a garantir uma vitória por 32-22, num encontro em que marcou um ensaio.

Éric dos Santos Madeira voltou a ser chamado ao XV principal do Anglet. Não conseguimos obter informações sobre a exibição do 2ª linha.

Boa prestação de Alex dos Santos, apesar da derrota para o Niort, com o 1ª linha a ter se dominado na formação-ordenada.

ESPANHA

DIVISION DE HONOR

José Conde foi suplente utilizado na vitória do UE Santboiana frente aos Cisneros, com o 1ª linha português a ter entrado no momento de viragem do encontro a favor da equipa catalã. Bons momentos no carregar a oval e na formação-ordenada.

Giorgi Turabelidze somou mais um jogo como titular no VRAC, cumprindo 47 minutos na vitória dos campeões em título de Espanha. Boa forma física, dominou no contacto e injectou confiança na formação-ordenada. Tomás Lamboglia também começou de início e se mostrou em bom nível pela equipa sevilhana.

António dos Santos foi titular pelo Alcobendas frente ao Burgos, com o 1ª linha a ter realizado uma exibição positiva nas fases-estáticas.

FEMININO

ÉLITE 2 – FRANÇA

Maria Monteiro esteve frente-a-frente a Zoé Fernandes no Clermont vs Brive, com a vitória a sorrir à equipa da pilar portuguesa que entrou em campo após o intervalo. Monteiro esteve também a bom nível neste encontro.

Um ensaio para Inês Fernandes no jogo no desaire do Valkyries Normandie frente ao Stade Français. A talonadora pilotou bem o maul e mostrou-se enérgica em todos os sentidos.

Sara Moreira marcou um dos ensaios da “gorda” vitória do RC Toulon na recepção ao USAP, com a nº8 a sair do banco de suplentes para brilhar neste encontro. Cloé da Costa foi titular e assistiu para três ensaios da equipa do Toulon.

LIGA IBERDROLA – ESPANHA

O CRAT de Inês Spínola voltou a perder, mas a ponta internacional portuguesa esteve a um bom nível, conseguindo um par de quebras-de-linha nos 80 minutos em que jogou.

 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS