Rugby Português “Lá Fora”: Thomas, Madeira e Moura em alta

Francisco IsaacOutubro 13, 20246min0

Rugby Português “Lá Fora”: Thomas, Madeira e Moura em alta

Francisco IsaacOutubro 13, 20246min0
Joris Moura com 11 pontos foi um dos melhores da semana como conta Francisco em mais um Rugby Português 'lá fora'

Joris Moura foi um dos melhores na derrota do VRDR frente ao Grenoble, num fim-de-semana em que vários atletas portugueses brilharam em diversos campeonatos espalhados pela Europa.

MASCULINO

FRANÇA

PRO D2

Cinquenta metros, uma quebra-de-linha, sete defesas batidos e oito placagens efectivas foram os números mais significativos da prestação de Rodrigo Marta na derrota do Colomiers frente ao Oyonnax, com o internacional português a ter actuado no par de centros. Foi protagonista de uma mão cheia de arrancadas que ofereceram alguma alegria, mas sem a oportunidade para chegar ao à linha-de-ensaio.

Mais uma titularidade para Lucas Martins, desta feita sem ensaio mas com prestação segura e confiante, limitando o raio de acções do ataque do US Dax. Ainda teve um par de sprints de qualidade, abrindo caminho para uma jogada que acabaria por dar em ensaio do Agen. Diogo H. Ferreira entrou aos 55′, impondo duas placagens dominantes e uma exibição compacta na formação-ordenada, sem conseguir evitar a derrota do Dax na visita ao campo do Agen.

Derrota por dois pontos do Stade Montois, com Anthony Alves e Pierre Sayerse a terem começado de início (Luka Begic e Simão Bento não foram convocados), com o ponta até ter sido um dos melhores em campo, como demonstrado pelos números finais: 63 metros de conquista territorial em sete portagens de bola, três defesas batidos, três quebras-de-linha, quatro offloads, cinco captações aéreas (não falhou nenhuma) e duas placagens efectivas. Já o pilar saiu à passagem do minuto 57, num jogo que lhe correu bem, especialmente no apoio ao jogo corrido e defesa. Nada a apontar nas fases-estáticas.

Lucas da Silva marcou o seu 7º ensaio na Pro D2 2024/2025, ajudando o CA Brive a garantir uma vitória “gorda” frente ao surpreendente Biarritz, com o talonador a sair na segunda metade do encontro. Continua num momento sensacional de forma.

80 minutos para Samuel Marques e 15 para Francisco Fernandes (Hugo Camacho, Hugo Aubry e Carlos Ferreira jogaram pelos espoirs) na derrota do Béziers-Hérault em casa do Nevers, com o formação a converter 13 pontos ao pé, para além de ter assistido para um dos ensaios da derrota da sua equipa. Francisco Fernandes entrou numa fase adiantada do encontro e tentou dar a volta ao resultado, forçando uma penalidade ao adversário directo na formação-ordenada, mas que acabou por não surtir em pontos.

Grande choque de portugueses, com o Grenoble de José Madeira e Cody Thomas a receberem o Valence Romans de Joris Moura, um encontro decidido na segunda-parte. Madeira foi importante para o sucesso da formação alpina, com dois “roubos” no alinhamento, dezasseis placagens efectivas (duas delas a evitarem estragos maiores) realizando uma prestação de classe a partir da 3ª linha. Joris Moura também foi titular e somou 11 pontos ao pé, desenhando algumas das principais combinações do ataque do VRDR, somando um total de duas quebras-de-linha e cinco defesas batidos. Cody Thomas entrou ao intervalo e acabou por ter algum protagonismo nas fases-estáticas e jogo curto, isto num período em que o Grenoble passou de 17-16 para 44-22.

NATIONALE

Dany Antunes foi suplente utilizado na derrota do OMR na visita ao campo do Narbonne, com o ponta a marcar um dos ensaios da sua equipa. Bons pormenores técnicos e outro virtuosismo, num momento em que o OMR já perdia por 12-31. Geoffrey Moïse entrou aos 55′ e cumpriu.

NATIONALE 2

Loïc Bournonville foi suplente utilizado na derrota do Rumilly na visita ao campo do Nimes. Entrou bem no que toca aos alinhamentos e placagens, mas sem grande presença no ataque.

Steevy Cerqueira foi titular na vitória do Orléans por 19-18 ante o AS Macôn, com o 2ª linha português a interceptar uma série de bolas do alinhamento adversário, para além de um turnover. Nicolás Fernandes não foi convocado.

Thibault de Sousa foi convocado e esteve a um bom nível na vitória do Rennes frente ao Vienne, como reportado pela imprensa local.

Luigi Dias voltou à titularidade pelo Saint Jean de Luz, não na 2ª linha mas como número 8, com o internacional português a ter tido uma mão cheia de entradas de qualidade e uma performance positiva, apesar da derrota por 27-44 frente ao Auch.

Anthony Granja saiu do banco de suplentes do Lannemezan na segunda metade do encontro frente ao Mauléon. Não obtivemos informações sobre este encontro.

Titularidade para Éric dos Santos Madeira, num encontro em que o Anglet dominou por completo o Fleurance. Boas placagens e uma liderança astuta para ajudar o Anglet a somar uma importante vitória. Alex dos Santos foi chamado a jogo na segunda parte.

ESPANHA

DIVISION DE HONOR

José Conde e o UE Santboiana saíram da 2ª jornada da División de Honor com uma boa vitória frente ao Pozuelo, com o pilar português a ter sido só substituído à passagem do minuto 48′. Prestação de grande nível, tendo começado a época em alta forma.

Giorgi Turabelidze foi titular pelo VRAC, ajudando os campeões em título de Espanha a sair do campo do Burgos como uma vitória por 25-23. Bem nas fases-estáticas e no trabalho defensivo.

PAÍSES BAIXOS

João Vieira, titular, e Pedro Ramos, suplente utilizado, jogaram na vitória por 60-03 do Rotterdam, com o centro ex-CDUL a marcar um ensaio.

FEMININO

ESPANHA

Inês Spínola foi titular pelo CRAT, ajudando a formação galega a garantir uma 3ª vitória consecutiva na Copa de la Reina. Foi uma das protagonistas da tarde com vários arranques e sprints que deram outra profundidade ofensiva aos vice-campeões nacionais.

FRANÇA

ÉLITE 2

Zoé Fernandes voltou a ser titular pelo CA Brive, num encontro em que pilar acabou substituída à passagem do minuto 60, isto após ter ajudado a sua equipa a garantir uma vitória por três pontos.

Um ensaio para Inês Marques, com a talonadora a ter sido uma das melhores na vitória do Valkyries Romans. Boas introduções no alinhamento, agilidade no carregar da oval e índices físicos extremamente positivos. A luso-francesa Marie Monteiro também jogou neste encontro, tendo sido titular pelo Clermont.

Sara Monteiro foi titular pelo RC Toulon Provence, conseguindo uma boa prestação com várias placagens e boas entradas no contacto de alto nível. Cloé da Costa foi chamada a jogo na 2ª parte.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS