Rugby Português “Lá Fora”: Thomas e Pinto de luxo na Pro D2
Ensaios de Cody Thomas e Lucas da Silva, com Vincent Pinto a ter sido o melhor português neste fim-de-semana com portugueses a actuar em França, Espanha e na Challenge Cup!
EUROPA
CHALLENGE CUP
O Montpellier de Nicolás Martins acabou derrotado pelo Gloucester, com o avançado português a ter jogado os últimos 20 minutos. Seis placagens efectivas, um turnover, dois alinhamentos conquistados, o Lobo esteve a um bom nível neste encontro que encerrou a temporada do clube francês na EPCR Challenge Cup.
FRANÇA
PRO D2
Cody Thomas marcou o ensaio de ponto de bónus de vitória do FC Grenoble, num jogo em que o pilar, e José Madeira, defrontaram o Stade Montois de Simão Bento, Luka Begic e Pierre Sayerse. O pilar luso-sul-africano saiu do banco à passagem do 48º minuto e ensacou uma bela prestação, entrando bem no contacto e a ganhar sempre metros, conseguindo o tal ensaio num pick-and-go que terminou da melhor forma. José Madeira caiu para o banco, mas não se deixou beliscar, entrando bem em jogo e a somar umas preciosas placagens e conquistas no alinhamento. Simão Bento foi das melhores unidades do Stade Montois, conquistando mais de 60 metros no contacto e a iniciar uma das jogadas que acabou em ensaio para o conjunto visitante, conseguindo ainda bater três placadores contrários. Luka Begic e Pierre Sayerse terminaram com uma prestação globalmente positiva, sem grande destaque individual.
Regresso à actividade para Francisco Fernandes que depois de quase três meses de ausência voltou às convocatórias do AS Béziers-Hérault, sendo chamado a jogo como suplente. O veterano pilar português jogou os últimos 30 minutos e, apesar de não estar na forma que apresentava em Janeiro, não claudicou, com a sua experiência a ter um papel importante nesta vitória do Béziers por 23-19. Hugo Camacho cumpriu mais um jogo na Pro D2, jogando os últimos 20 minutos, não comprometendo na manobra ofensiva da sua equipa. Seguro no jogo ao pé a partir do ruck.
Outro choque de portugueses na Pro D2, com Lucas da Silva e a CA Brive a levarem a melhor frente ao Valence Romans de Joris Moura, com ambos luso-franceses a marcarem pontos neste encontro. O talonador coleccionou dois ensaios, ambos após um maul dinâmico, terminando este encontro com 100% de eficácia nos alinhamentos, conseguindo ainda uma quebra-de-linha e três defesas batidos. Joris Moura ocupou o lugar de abertura, tendo sido chamado a chutar aos postes, conseguindo 9 pontos. O 3/4s português foi sereno na sua missão, mas teve pouco espaço para conseguir mover unidades frente a um Brive que deu poucas hipóteses ao ataque do VRDR.
35 minutos para Diogo Hasse Ferreira que entrou já num momento em que o US Dax perdia por 40 pontos. Nada a apontar ao pilar português.
Vincent Pinto não marcou qualquer ensaio pelo Colomiers, mas mesmo assim foi um dos melhores jogadores da sua equipa, conseguindo 110 metros de conquista, duas assistências para ensaio, um turnover decisivo para impedir um ensaio do Nevers e uma série de bons pontapés de longo alcance. Imperturbável no seu trabalho enquanto defesa, o internacional luso foi um rochedo de segurança e confiança do Colomiers que acabou por garantir 5 pontos nesta ronda da Pro D2.
What a season @ColomiersRugby Vincent Pinto is having…
Another stellar performance, injecting speed and pace to his team's attacking line and creating opportunities all over the place
Look to his 2nd assist… glorious! pic.twitter.com/0RmtAwc6DZ
— Francisco Isaac (@francisaac87) April 6, 2025
NATIONALE
Diego Ruiz-Pinheiro foi novamente chamado a jogo pelo RC Massy, com o 3ª linha português a ter entrado em campo com 20 minutos para o seu término, forçando dois erros ofensivos do Périgueux, num encontro que acabou em derrota para a equipa do português.
ESPANHA
DIVISON DE HONOR
Tomás Lamboglia ocupou o lugar de abertura titular no Ciencias de Sevilla, num jogo que correu totalmente mal para a equipa do ex-Caldas, já que terminaram em 05-60. Lamboglia cumpriu os 80 minutos.
O Alcobendas de António dos Santos conquistou uma boa vitória frente ao UE Santboiana de José Conde, com o ex-Belenenses Rugby a ter entrado em jogo aos 55 minutos, altura em que o ex-Cascais saiu de campo. Conde esteve a um nível globalmente positivo, conseguindo forçar um erro na formação-ordenada contrária, enquanto António dos Santos ajudou a empurrar a sua equipa em direcção à vitória.
FEMININO
FRANÇA – ÉLITE 2
Zoé Fernandes foi titular na derrota do CA Brive, com a pilar portuguesa a ter jogado praticamente os 80 minutos, conseguindo apresentar umas boas formações-ordenadas e uma mão cheia de entradas no contacto de qualidade.