Rugby Português “Lá Fora”: Super Storti em dose tripla
Foi como o ketchup, já que depois do primeiro, Raffaele Storti marcou mais dois, completando o seu primeiro hat-trick pelo FC Grenoble, num fim-de-semana que foi o único português a marcar pontos, mas não o único em evidência.
MASCULINO
FRANÇA
PRO D2
Bela prestação de Joris Moura que ajudou o Valence Romans a atropelar o Agen, com o defesa português a ter assistido para dois ensaios e a ensacado 110 metros de conquista e uma série de passes chaves que levaram a equipa da casa a tomar controlo do jogo desde o início. Lucas Martins jogou pela equipa visitante, num encontro em que pôs oportunidades dispôs para brilhar.
Anthony Alves e Simão Bento foram titulares na derrota contundente do Stade Montois frente ao Biarritz, num jogo de poucas oportunidades para a equipa visita, apesar de algumas boas tentativas de ataque por parte do defesa ex-Técnico Rugby.
Manuel Vareiro foi titular novamente pelo Provence, e apesar da derrota da equipa do ex-GD Direito, foi responsável por uma mão cheia de grandes oportunidades, terminando o encontro com duas quebras-de-linha, seis defesas batidos, 50 metros de conquista, quatro offloads e oito portagens de bola.
Samuel Marques e Hugo Aubry foram titulares pelo AS Béziers-Hérault num jogo que foi extremamente cinzento para a equipa dos internacionais portugueses. Marques não conseguiu colocar a equipa na direção certa, com a inexperiente linha de 3/4s do ASBH a ter pesado na prestação final. Aubry desenhou bons passes mas raramente pôde mostrar o seu melhor.
Derrota frente ao RC Vannes para o Colomiers de Rodrigo Marta, Vincent Pinto e Nicolás Martins, com os dois primeiros a terem sido titulares, enquanto o 3ª linha entrou nos últimos 30 minutos. Marta foi dos três quem esteve melhor, actuando desta feita a partir da ponta esquerda, conseguindo um par de quebras-de-linha e setenta metros de conquista. Pinto foi seguro enquanto defesa, e Nicolás Martins forçou um par de erros no Vannes.
Raffaele Storti voltou a sorrir, com o ponta português a ter conseguido chegar à área-de-ensaio por três vezes, ajudando o Grenoble a conquistar cinco pontos preciosos na luta pelo top-6. O ex-Técnico Rugby terminou o jogo com 95 metros de conquista, três defesas batidos, cinco quebras-de-linha, dois offloads e três recepções aéreas garantidas. José Madeira também marcou nesta vitória por 57-12, tendo estado em evidência no alinhamento e na defesa. Acabou por sair aos 46′ por lesão – desconhecemos a gravidade. Cody Thomas voltou a realizar uma grande exibição, saindo do banco de suplentes no início da segunda parte, arrancado duas faltas à formação-ordenada adversária.
🎥 La Région Rhône Alpes vous présente le résumé vidéo de la victoire face à Carcassonne, pour la huitième journée de ProD2 🔴🔵
Score final : 57 à 12
Essais : Gauthier, Costa-Storti, Gauthier, Costa-Storti, Costa-Storti, Madeira, Fusier, Trouilloud H.
Jeu au pied : Palmier pic.twitter.com/Cr288QZ0VY
— FC Grenoble Rugby #AllezFCG (@FCGrugby) October 26, 2025
ESPANHA
Giorgi Turabelidze foi suplente utilizado na vitória do VRAC. Competente nas fases-estática e boas entradas no contacto.
Tomas Lamboglia alinhou pelo Ciencias Sevilla novamente, com o abertura a ter estado em bom nível, apesar da derrota da equipa do ex-Caldas Rugby.
PAÍSES BAIXOS
Derrota para o RC Diok de Rodrigo Freudenthal com o ex-Belenenses Rugby a ter alinhado como titular a segundo-centro. Sólido no contacto, cumpriu no seu papel.
FEMININO
FRANÇA
ÉLITE 2
Zoé Fernandes foi suplente no empate de 15-15 do CA Brive, com a pilar portuguesa a ter desempenhado um papel importante no segurar da igualdade pontual.
ESPANHA
Maria Morant foi titular na derrota do CRAT frente ao Getxo por 44-16.



