Rugby Português “Lá Fora”: Storti chega à mão cheia de ensaios
Raffaele Storti fechou o ano de 2025 com um 5º ensaio pelo FC Grenoble, ajudando a equipa alpina a garantir quatro pontos preciosos na luta por um lugar no playoff de acesso de subida ao Top 14, não tendo sido o único português em bom plano.
MASCULINO
FRANÇA
PRO D2
Prestações de excelência de Samuel Marques e Hugo Aubry com os internacionais portugueses a terem sido a dupla de médios da vitória do Béziers ante o líder Vannes. Marques saiu do jogo com 13 pontos marcados, graças a um ensaio, uma conversão e duas penalidades, tendo desmontado a forte defesa do Vannes que acabou por ceder perante a sagacidade do veterano formação. Em relação a Aubry, o jovem abertura foi desenhando grandes combinações que colocaram a oposição à prova, tendo desempenhado um papel fundamental nesta vitória improvável. Hugo Camacho jogou os 10 minutos finais.
Raffaele Storti chegou ao 5º ensaio da temporada, sendo a segunda jornada consecutiva a marcar, com o ponta a ter gozado de um jogo positivo frente ao US Dax, no qual o Grenoble garantiu os 4 pontos. O ex-Técnico Rugby terminou o encontro com 70 metros de conquista em bola corrida, uma quebra-de-linha, quatro defesas batidos, dois offloads e três pontapés altos garantidos. José Madeira entrou na segunda metade do encontro e desempenhou bem as suas funções, com sete placagens efectivas, duas entradas no contacto e três alinhamentos conquistados.
Un essai d'anniversaire pour Raffaele Costa-Storti !
🔴🔵 FCG 22 – 05 USD ⚪️🔴#FCGUSD #AllezFCG 🔴🔵 pic.twitter.com/JJGQ8fu6Dg
— FC Grenoble Rugby #AllezFCG (@FCGrugby) December 19, 2025
Enorme vitória do Stade Montois com Simão Bento a ter sido uma das peças-chave para o resultado final surpreendente frente ao Provence. O defesa foi semeando o pânico na defesa adversária, inventando espaços e erros na muralha adversária que acabou por encaminhar a equipa da casa em direção à vitória, fechando o jogo com três passes para quebras-de-linha, 60 metros de conquista e três defesas batidos. Anthony Alves foi titular e realizou uma das melhores prestações da temporada, forçando dois erros à formação-ordenada do Provence. Luka Begic entrou no decorrer da segunda parte e garantiu todas as cinco introduções no alinhamento.
Prestação amplamente positiva de Lucas Martins, com o ponta a ter sido uma ameaça constante ao serviço do Agen, com a equipa do internacional português a ter garantido uma vitória bonificada frente ao Aurillac.
FEMININO
ESPANHA – LIGA IBERDROLA
Maria Morant foi titular no desaire do CRAT, num jogo em que a terceira-linha portuguesa esteve em bom plano com uma mão-cheia de entradas no contacto e mais de uma dúzia de placagens nos 80 minutos que dispôs.



