Rugby Português “Lá Fora”: Simão Bento regressa com um bis!
Simão Bento voltou em grande depois de quase um mês e meio de fora, com o ponta do Stade Montois a marcar dois ensaios num jogo que foi alucinante e decidido nos últimos quinze minutes, sendo um dos destaques deste artigo.
MASCULINO
FRANÇA
Cody Thomas, a titular, e José Madeira, como suplente utilizado, regressaram às vitórias na Pro D2 com um resultado de 37-10 frente ao Agen (sem Lucas Martins). O pilar luso-sul-africano abandonou o campo quando o relógio já apontava para o 63º minuto, tendo realizado uma prestação de grande nível com seis entradas no contacto (ganhou a linha-de-vantagem em três), cinco placagens efectivas, duas penalidades arrancadas na formação-ordenada, não realizando nenhum erro. José Madeira entrou logo ao minuto 4 por virtude de uma lesão de um colega de equipa e terminou como o jogador com mais placagens (16), tendo criado vários problemas ao Agen no alinhamento e no sair a jogar a partir da formação-ordenada.
Braço-de-ferro entre Joris Moura e Lucas da Silva no Valences Romans vs CA Brive, com a “sorte” do jogo a sorrir à equipa do defesa português, impondo uma super prestação que valeu um 42-19 final! Neste surpreendente resultado, Moura voltou a ser dos melhores jogadores em campo com um ensaio marcado e duas assistências, com ainda 135 metros conquistados, seis defesas batidos, cinco captações no ar, um 50/22 e 12 portagens de bola, sem esquecer uma placagem salvadora que impediu um ensaio do Brive. Já Lucas da Silva saiu deste encontro com 100% no que toca às introduções no alinhamento, mas foi admoestado com um amarelo perto do fim da primeira-parte. Teve um ensaio anulado.
Samuel Marques foi o único português do AS Béziers-Hérault a ter jogado nesta jornada, com o formação a voltar a vestir o fato-macaco de gestor de jogo da equipa tricolor, somando 17 pontos ao pé (90% de eficácia), num encontro em que foi soprando vida à sua equipa. Belos passes para ajudar o ASBH a chegar ao último terço, tendo sido fundamental para o ensaio de Gabin Lorre.
Diogo Hasse Ferreira cumpriu o sexto jogo a titular pelo US Dax, ajudando a equipa de Landes a garantir uma importante vitória no encontro frente ao Stade Niçois. Excelente prestação do primeira-linha, forçando erros ao adversário directo, tendo ainda realizado duas placagens dominantes nas seis tentativas que dispôs.
Que regresso de Simão Bento à actividade, com o defesa português a ter marcado dois ensaios na derrota do Stade Montois frente ao Provence, tendo sido um dos jogadores mais esclarecidos da sua equipa. No total, o ex-Técnico Rugby somou 92 metros de conquista territorial em sete portagens de bola, quebrando a linha por duas vezes e a desamar quatro placadores no seu caminho para os ensaios. Excelente na recepção de pontapés, regressou melhor do que se esperava! Luka Begic manteve o seu lugar na equipa, saindo de campo na entrada para o minuto 50. Esteve a um nível positivo, especialmente nos alinhamentos e jogo fechado.
NATIONALE
Braço-de-ferra na linha de 3/4s entre Gabriel Aviragnet e Dany Antunes, com a vitória a acabar nas mãos do centro do Albi, que impôs um belo jogo a defender e uma assertividade positiva no ataque. Já o defesa somou cinco pontos ao pé, mas teve um jogo mais apagado do que tem nos vindo a habituar.
Boaventura Almeida voltou às convocatórias pelo Suresnes, com o ex-GDS Cascais a ter entrado em campo no decorrer da segunda-parte. Jogo positivo especialmente no controlo da oval e conquista da linha-de-vantagem.
NATIONALE 2
Thibault de Sousa começou de início pelo Rennes, num jogo ganho pela equipa do pilar português. Não conseguimos obter informações sobre a exibição individual.
Steevy Cerqueira e Loïc Bournonville estiveram frente-a-frente no Orléans vs Rumilly, com ambos a terem saído deste jogo com boas prestações. O segunda-linha foi imperial nos alinhamentos e esteve bastante activo no ataque do Orléans. Bournonville cumpriu nas fases-estáticas.
Nicolás Fernandes voltou aos jogos, mais de um mês depois, com o segunda-linha a ter sido substituído no decorrer da segunda-parte. Não teve uma exibição particularmente positiva.
Alex dos Santos foi titular na derrota do Bassin D’Arcachon frente ao Auch. Não obtivemos informações sobre a prestação do pilar. Enzo Lopes não jogou.
ESPANHA
31 minutos para José Conde, com o pilar português a ter entrado numa altura em que o Santboiana já perdia por um resultado volumoso. Apresentou-se em boa forma nas fases-estáticas e terminou com 7 placagens efectivas.
Giorgi Turabelidze começou o encontro como titular pelo VRAC, mas acabou substituído ao minuto 18 em virtude de uma lesão. Não temos informações sobre a gravidade da mesma.
António dos Santos saiu do banco de suplentes ao 49º minuto, num jogo em que a sua equipa do Alcobendas garantiu uma vitória folgada frente ao Pozuelo. Bons pormenores técnicos no jogo corrido, cumprindo na formação-ordenada.
Jornada 4ª @DHFerugby 2-11-2024 entre @PozueloRU y @AlcobendasRugby pic.twitter.com/BHPBrVIliC
— Soraya (@soraya264) November 3, 2024
PAÍSES BAIXOS
João Vieira voltou a ser titular pelo Rotterdamse em novo encontro para a Ereklasse, com o centro a ter sido dos melhores em outra vitória folgada.
FEMININO
FRANÇA
ÉLITE 2
Inês Marques manteve o seu lugar no XV do Valkyries Normandie e cumpriu os 80 minutos, com uma prestação completa que ajudou o seu clube a garantir uma importante vitória nesta jornada.
Cloé da Costa, titular, e Sara Moreira, suplente, ajudaram o Toulon a garantir 5 pontos na recepção ao AS Bayonnaise, com a centro internacional portuguesa a ter sido uma das jogadoras em melhor forma deste encontro. Boa entrada também da ex-Sale Sharks em campo.
LIGA IBERDOLA
Derrota muito pesada para o CRAT de Inês Spínola, com a ponta a ter sido titular neste jogo que terminou num 14-55. Exibição difícil para a ponta que teve poucas oportunidades para brilhar.