Rugby Português “Lá Fora”: recomeça o show de Samuel Marques
E aí está a Pro D2 de volta ao seu esplendor máximo, com vários atletas portugueses a serem logo destaque na primeira jornada da 2ª divisão de rugby francesa. A Nationale também teve início, com Dany Antunes novamente em alta, sendo que Samuel Marques, Cody Thomas e Joris Moura os principais destaques da semana.
MASCULINO
FRANÇA
PRO D2
O Béziers não entrou bem na Pro D2, saindo derrotado da visita ao campo do Biarritz. Num jogo em que Hugo Camacho e Hugo Aubry ficaram de fora, Samuel Marques acabou por ser o melhor jogador do ASBH, somando 24 pontos ao pé, divididos em um ensaio, duas conversões e cinco penalidades. Tentou dar outra alegria à sua equipa, mas os erros constantes da avançada acabaram por ser um problema no lutar pela reviravolta.
Samuel Marques doesn't age👶
The 🇵🇹 9 scored 24 points in Beziers loss vs Biarritz, pulling some of his best tricks and plays pic.twitter.com/etYHvX5I4k
— Francisco Isaac (@francisaac87) August 30, 2025
Tivemos choque de portugueses no Stade Montois vs Colomiers, com Luka Begic e Anthony Alves a serem titulares do lado da equipa da casa, enquanto Rodrigo Marta e Vincent Pinto foram chamados a jogo, ficando de fora Simão Bento, Pierre Sayerse e Nicolás Martins. Num encontro que começou de forma morna, o Colomiers acabou por conquistar os 4 pontos com Vincent Pinto a realizar uma prestação de alta qualidade, com o defesa a ter registado 80 metros de conquista, dois defesas batidos e uma quebra-de-linha, tendo sido essencial para o segundo ensaio da sua equipa. Rodrigo Marta teve menos espaço para brilhar mas ainda assim arrancou uma prestação positiva, fechando bem o flanco direito. Em relação à dupla de primeiras-linhas, Luka Begic fechou o encontro com 85% de eficácia nas introduções no alinhamento, enquanto Alves esboçou uma série de boas placagens, nunca concedendo terreno na formação-ordenada.
Derrota pesada para o US Agen na visita ao campo do USO Nevers, com Lucas Martins a ter sido titular no lado da equipa forasteira. Foi dos mais inconformados neste desaire, com 90 metros de conquista, três defesas batidos, duas quebras-de-linha, dois offloads e três placagens efectivas (nenhuma falhada).
Soberba exibição de Joris Moura ao serviço do Valence-Romans, com o defesa português a ter sido o principal motor do ataque da sua equipa, impondo cem metros de conquista, uma assistência para ensaio e uma série de pontapés precisos que empurraram o VDRD para a frente. Diogo Hasse Ferreira entrou como suplente, cumprindo 44 minutos, não tendo claudicado nas fases-estáticas.
A segunda melhor prestação da semana foi a de Cody Thomas, com o pilar português a ter sido responsável por arrancar a penalidade que deu a vitória ao Grenoble, com o Lobo a forçar um erro ao adversário na formação-ordenada. Entrou nos derradeiros 23 minutos e esboçou 5 placagens efectivas (100% de eficácia), conseguindo ainda arrancar mais duas penalidades na formação-ordenada. José Madeira também foi utilizado como suplente, jogando 30 minutos da segunda-parte, no qual foi tempo suficiente para completar um roubo no alinhamento, cinco placagens e três entradas no contacto.
NATIONALE
Hugo Lopes foi suplente utilizado no RC Massy, com o pilar de 23 anos a ter entrado em campo com 8 minutos para o final.
Falhou a primeira jornada mas esteve presente na segunda e que presença Dany Antunes teve na vitória do OMR ante o Chambéry, conseguindo os 19 pontos da sua equipa. Elétrico, imparável e insaciável, Antunes deu outra largura ao OMR e o seu jogo ao pé acabou por ser fulcral para a vitória.
Lucas da Silva não estará referenciado nesta lista.