Rugby Português “Lá Fora”: onde vão jogar os portugueses pt.3
O rugby português tem cada vez mais representantes a jogar pela Europa fora e nestes artigos vamos tentar apurar quem são aqueles que vão estar nas principais divisões, desde Raffaele Storti no Stade Français a Tomás Lamboglia no Ciências de Sevilla. Nota importante: apesar de termos vários representantes na Fédérale 1, entre outras, mas não poderemos comunicar pela razão que não temos forma de acompanhar os jogos ou saber o real quadro dos atletas nessas divisões do rugby francês. A segunda nota vai para o facto de que iremos também fazer listas similares para o rugby feminino, mas aguardamos confirmações da parte dos clubes e atletas para tal.
LUKA BEGIC
Clube: Stade Montois
Idade: 23
Hipóteses de jogar: média-alta
1ª jornada: Colomiers (30 de Agosto)
Depois da ascensão na selecção nacional em 2024, em que foi titular em 7 de 7 jogos, Luka Begic foi contratado pelo Stade Montois para se juntar a este emblema com uma marca portuguesa considerável, podendo vir aqui ter a sua primeira experiência na Pro D2. A saída de Torsten Van Jaarsveld e Simon Labouyrie abrem boas possibilidades de que Luka Begic vai somar minutos e um franco largo número de jogos nesta sua primeira temporada ao serviço do emblema de Mont-de-Marsan. Formado no Racing 92, Begic fez a sua estreia como jogador profissional ao serviço do RO Chambéry, mas raramente foi titular nas duas últimas temporadas (quatro jogos em 44 jogos), adivinhando-se um grande desafio no Stade Montois.
SIMÃO BENTO
Clube: Stade Montois
Idade: 23
Hipóteses de jogar: altas
1ª jornada: Colomiers (30 de Agosto)
Será a 4ª temporada de Simão Broeiro Bento na Pro D2, e depois de ter conquistado a titularidade em 17 jogos na temporada transacta (4 ensaios marcados e 4 assistências), o defesa/ponta olha para esta época com os mesmos olhos. Aos 23 anos, o atleta formado no Técnico Rugby tem demonstrado um crescimento auspicioso, ganhando destaque não só no clube como nesta 2ª divisão do rugby francês. Deverá ter os mesmos ou até mais minutos em 2024/2025.
Simão Bento keeps getting better and better, scoring a lovely try for @SMR_Rugby with some bits of brilliance here and there
Had two skewered kicks but overall he was one of the best in the Mont-de-Marsan side #ProD2 pic.twitter.com/Baoi9ebE6f
— Francisco Isaac (@francisaac87) December 3, 2023
PIERRE SAYERSE
Clube: Stade Montois
Idade: 29
Hipóteses de jogar: média-alta
1ª jornada: Colomiers (30 de Agosto)
Um dos nomes mais reconhecidos no clube de Mont-de-Marsan, Pierre Sayerse deverá manter uma boa actividade na equipa principal, isto depois de ter fechado com uma média de 13 jogos a titular nas três temporadas que serviu o clube. Até este momento não chegou reforço para as pontas do Stade Montois, o que significa essas boas hipóteses de ser titular e manter uma boa forma, podendo ser uma boa escolha para a selecção nacional.
ANTHONY ALVES
Clube: Stade Montois
Idade: 35
Hipóteses de jogar: média-alta
1ª jornada: Colomiers (30 de Agosto)
4ª temporada para o pilar português de 35 anos, que em 2023/2024 teve uma temporada complicada devido às várias lesões sofridas, tendo recuperado forma e ganho um lugar no XV inicial em 11 jogos, fechando a época com um ensaio marcado e uma boa percentagem de formações-ordenadas ganhas. O veterano 1ª linha está a um jogo de chegar a 150 jogos pelo Stade Montois, e mesmo sabendo que dificilmente voltará a jogar pelos Lobos, Alves continua a ter qualidades para ajudar o seu país, caso seja convocado.
DIOGO HASSE FERREIRA
Clube: US Dax
Idade: 27
Hipóteses de jogar: média-alta
1ª jornada: US Montauban (30 de Agosto)
Um dos maiores sucessos do rugby nacional em termos de formação de pilares, Diogo Hasse Ferreira vai avançar para a sua 2ª temporada na Pro D2 e será interessante ver se vai voltar a ter o mesmo estatuto dentro da equipa, isto depois de ter sido titular em 9 de 18 jogos em que foi convocado, um número bem positivo para o internacional português. A forma física com que tem bafejado este clube “pequeno” da Pro D2 – é o segundo orçamento de menor dimensão nesta divisão – tem sido inspiradora e será importante que continue a ser visto como um jogador útil e de alta qualidade.
MARTIM SOUTO
Clube: Stade Aurillacois
Idade: 19
Hipóteses de jogar: baixas
1ª jornada: SAXV (30 de Agosto)
Depois de três anos nos escalões de formação do US Montauban, o pilar formado no Técnico Rugby assinou contrato com o Aurillac, preenchendo a vaga de Alex dos Santos que rescindiu com o clube no final da temporada transacta. Um dos maiores talentos da sua geração, Souto tem qualidades para se erguer e ganhar destaque neste novo clube, precisando só de ter um pouco de sorte para chegar ao plantel principal, uma vez que deverá estar integrado nos éspoirs.
ENZO FERNANDES
Clube: Stade Niçois
Idade: 19
Hipóteses de jogar: baixa-média
1ª jornada: AS Béziers-Hérault (30 de Agosto)
O talonador mudou de ares depois de quatro anos no Union Bordeaux-Bègles, tendo no Stade Niçois a sua primeira oportunidade de jogar ao mais alto nível, sendo que não se perspectiva uma temporada com jogos. Tem qualidade para aparecer na lista de convocados, precisando de só um pouco mais de sorte para chegar à ao 23.
LUCAS MARTINS
Clube: Agen
Idade: 21
Hipóteses de jogar: baixa-média
1ª jornada: Próvence (30 de Agosto)
Depois de um ano de total ascensão pela selecção nacional, Lucas Martins assinou com o Agen Rugby em Abril passado depois do Blagnac ter encerrado com a equipa sénior masculina, forçando esta mudança que acaba por ser positiva para o ponta. Sabendo desde logo que vai ter uma temporada complicada pela frente, Lucas Martins tem de aproveitar este momento para crescer, polir o seu talento e finalmente ascender como um ponta que pode ganhar lugar na equipa principal dos Lobos em 2025. Foi convocado para todos os amigáveis do Agen, mas sempre como 4ª escolha para as pontas.
LUCAS DA SILVA
Clube: CA Brive
Idade: 26
Hipóteses de jogar: altas
1ª jornada: US Oyonnax (29 de Agosto)
O talonador que ainda tem de se estrear por Portugal (esteve nas duas últimas duas convocatórias, mas abdicou de comparecer devido a lesão) vai para a sua 3ª temporada no CA Brive, podendo ser a de afirmação total isto depois de ter jogado em 22 jogos em 30 possíveis. A qualidade na colocação de bola no alinhamento, o trabalho no maul e a agressividade no contacto são três características que saltam aos olhos de qualquer um e decididamente vai voltar a ter o mesmo protagonismo pelo Brive.
JORIS MOURA
Clube: Valence Romans
Idade: 24
Hipóteses de jogar: média-alta
1ª jornada: Biarritz (30 de Agosto)
Começou de forma tremida a temporada para Joris Moura depois de ter participado no Mundial de Rugby 2023, mas a partir de Fevereiro agarrou o lugar no 23 do VDRD e acabou por ser titular em 8 de 14 jogos, com dois ensaios marcados, três assistências, seis penalidades e sete conversões, conseguindo ganhar algum protagonismo. Agora em 2024/2025 o objectivo está em manter o lugar no XV e garantir forma para se manter nas convocatórias de Simon Mannix.
Foto de Destaque de Luís Cabelo Fotografia
Forgot to share this beaute of a kick!
Joris Moura with a 22/22 in @VRDRrugby win vs Vannes pic.twitter.com/AD7ZN7HgL7
— Francisco Isaac (@francisaac87) January 14, 2024