Rugby Português “Lá Fora”: obrigado ‘Chico’ Fernandes

Francisco IsaacMaio 18, 20253min0

Rugby Português “Lá Fora”: obrigado ‘Chico’ Fernandes

Francisco IsaacMaio 18, 20253min0
O 'adeus' final a Francisco 'Chico' Fernandes do AS Béziers-Hérault e do rugby profissional contado por Francisco Isaac

Ponto final na fase regular da Pro D2 e Élite 1 e 2, com os campeonatos franceses a se encaminharem para a hora de todas as decisões em que vários atletas portugueses vão estar envolvidos no mata-mata destas ligas, como é o caso de Cody Thomas e José Madeira e Vincent Pinto, num fim-de-semana de despedida a Francisco ‘Chico’ Fernandes.

MASCULINO

FRANÇA

PRO D2

Cody Thomas e José Madeira foram titulares pelo FC Grenoble, com a equipa alpina a garantir uma importante vitória que lhes permitiu garantir o 1ºlugar na fase-regular da Pro D2. Thomas esteve em bom nível tanto na formação-ordenada (forçou dois erros ao seu adversário directo), defesa (7 placagens efectivas) e ataque apesar de uns poucos erros em certos momentos, algo comum à equipa do Grenoble. José Madeira cumpriu os 80 minutos e terminou o encontro com 17 placagens efectivas, um turnover, cinco portagens de bola e um par de bons momentos no ataque. O Grenoble agora descansa uma semana e fica à espera do vencedor do Provence vs SAXV.

Estreia oficial de Martim Souto na Pro D2 com o pilar ex-Técnico Rugby a ter saído do banco de suplentes na 2ª parte da vitória do Aurillac ante o Montauban! O jovem internacional português mostrou que tem condições para jogar ao mais alto nível com diversas boas formações-ordenadas e vontade de querer se impor no contacto, fechando o encontro com duas portagnes de bola e cinco placagens.

Mais uma semana, mais um ensaio para Simão Bento que jogou os últimos 20 minutos no desaire do Stade Montois na casa do Agen. Bento arrancou um par de momentos de genialidade pura, conseguindo elevar a formação de Mont-de-Marsan num momento em que a equipa da casa pressionava a formação visitante. Elétrico e enérgico em todas as suas acções. Pierre Sayerse foi titular, mas não esteve ao nível das últimas semanas.

Joris Moura começou como suplente mas rapidamente foi chamado a jogo na super vitória do Valence Romans frente ao Soyaux-Angoulême, com o defesa português a ter ainda assistido para dois ensaios da sua equipa. 55 metros de conquista, três captações aéreas sob pressão e uma quebra-de-linha no último encontro da tempoada.

Despedida de Francisco ‘Chico’ Fernandes, com o pilar português a ter realizado uma bela prestação frente ao CA Brive, num encontro em que Hugo Camacho foi o melhor em campo, para além de uma grande exibição de Hugo Aubry. Fernandes esteve intratável na formação-ordenada, completando ainda 8 placagens efectivas e um par de boas acções ofensivas. Camacho foi surreal em todas as métricas injectando uma energia extraordinária ao ataque do Béziers. Aubry, que realizou o seu primeiro jogo como titular, foi o maestro da orquestra com um jogo ao pé irresistível para além de 13 pontos conseguidos ao pé.

FEMININO

FRANÇA

ÉLITE 1

Clarisse Augusto foi suplente utilizada na grande vitória do ASM Romagnat jogando os últimos 29 minutos, arrancando duas assistências para ensaio e uma mão cheia de grandes combinações que garantiram a qualificação para as meias-finais da Élite 2.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS