Rugby Português “Lá Fora”: Nicolás Martins estreia-se no Top14

Francisco IsaacOutubro 6, 20244min0

Rugby Português “Lá Fora”: Nicolás Martins estreia-se no Top14

Francisco IsaacOutubro 6, 20244min0
A estreia de Nicolás Martins pelo Montpellier e os 19 pontos de Dany Antunes foram os grandes destaques desta semana

Nicolás Martins estreou-se pelo Montpellier, enquanto a Élite 2 feminina teve presença portuguesa nesta 2ª jornada que te reportamos neste artigo. Lembrar que não tivemos Pro D2 neste fim-de-semana, sendo uma semana de paragem da 2ª divisão francesa.

MASCULINO

FRANÇA

TOP 14

Estreia para Nicolás Martins pelo Montpellier, numa tarde em que o clube do asa português acabou por não ser a melhor, sofrendo uma derrota na visita ao campo do Stade Français, permanecendo nos últimos lugares do Top 14. Martins teve uma estreia positiva, sem se sobressair muito, completando três placagens efectivas, um alinhamento conquistado e duas portagens de bola nos 23 minutos em que esteve em campo.

NATIONALE

Marcq-en-Baroeul de Dany Antunes, com o defesa a marcar mais um ensaio e ainda a garantir 14 pontos ao pé, numa exibição imaculada e que ajudou ao emblema do internacional português a somar uma importante vitória na Nationale. O Lobo somou ainda duas quebras-de-linha, cinco defesas batidos e montou outro ensaio do OMR, permanecendo em campo até ao final do encontro.

Gabriel Aviragnet somou o seu segundo jogo a titular pelo Albi, com o centro a dar uma importante contribuição na defesa, atingindo um total de 14 placagens efectivas para ajudar os jeunes-et-noire a garantir os 4 pontos na visita ao Tarbes.

NATIONALE 2

Loïc Bournonville continua na sua saga de titularidades interruptas pelo Rumilly, ajudando o seu clube a garantir mais uma vitória nesta temporada. Esteve em grande nível no alinhamento (8 em 10 lançamentos acertados) e mostrou boa capacidade física no contacto.

Thibault de Sousa saiu vitorioso no seu regresso a “casa”, com o Rennes a vencer o Aubenas por 12-05. O pilar saiu no decorrer da 2ª parte e cumpriu em todos os capítulos.

Luigi Dias saiu do banco de suplentes ao minuto 58 para ajudar o Saint Jean de Luz a garantir uma importante vitória. Não obtivemos informações sobre a exibição do 2ª linha português.

Derrota para o Salles de Clément Pereira, com o polivalente 3/4s a entrar na 2ª parte, num jogo em que até esteve bastante activo.

Kévin Batista foi titular pelo Lannemezan com o 2ª linha português a se impor no alinhamento e a somar ainda um total de 18 placagens efectivas. Continua a mostrar que pode ser solução para os Lobos. Alex dos Santos foi titular neste jogo, com o pilar a sair de campo ao minuto 47.

Éric dos Santos Madeira foi titular pelo Anglet, com a equipa do 2ª linha português a consentir uma derrota frente ao Valence D’Agen.

ESPANHA

DIVISION DE HONOR

Vitória para o UE Santboiana de José Conde, com o pilar português a começar de início na vitória da formação catalã ante o La Villa RC. Formações-ordenadas exemplares e uma mão-cheia de boas entradas no contacto. Saiu aos 41′.

Giorgi Turabelidze foi suplente na vitória do VRAC, com o ex-Caldas e Agronomia a ser chamado a serviço na segunda-parte. Duas boas placagens e uma prestação amplamente positiva nas fases-estáticas.

António dos Santos foi titular e só foi substituído quando faltavam 5 minutos para o final do encontro frente ao Barça Rugbi, realizando uma das melhores prestações deste encontro. Dominou na formação-ordenada, cumpriu na defesa e foi uma boa “arma” para o ataque do Alcobendas Rugby que começa a Division de Honor com uma vitória.

ALEMANHA

BUNDESLIGA

João Rodrigues foi titular pelo München RFC no empate a 13 pontos frente ao Luxemburg. Não obtivemos informações sobre este encontro.

FEMININO

FRANÇA

ÉLITE 2

Cloé da Costa foi titular pelo Rugby Club Toulon Provence Méditerranée, com a ex-SL Benfica Sara Moreira a entrar na segunda parte, num jogo que terminou que terminou em vitória por 13-07 na visita ao campo do CA Brive de Zoé Fernandes, também ela titular. Da Costa foi das melhores atletas em campo, com boas notas defensivas e um papel importante a nível do ataque

Inês Marques foi suplente utilizada na larga vitória do Valkyries Normandie, entrando em campo à passagem do minuto 56. Cumpriu.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS