Rugby Português “Lá Fora”: Nicolás Martins estreia a marcar pelo Montpellier
Fim-de-semana em cheio para vários internacionais portugueses que não só saíram vencedores dos seus jogos como marcaram ensaios e deixaram uma super marca em cada um dos encontros que disputaram!
EUROPA
CHALLENGE CUP
Novamente titular pelo Montpellier, Nicolás Martins realizou nova soberba prestação com o asa português a marcar um dos ensaios da vitória, tendo sido o primeiro a cruzar a área-de-validação neste encontro frente aos Ospreys. O 3ª linha de 25 anos cumpriu em todos os aspectos, conquistando as sete introduções de alinhamento que foram na sua direcção, placando efectivamente dez adversários (não falhou o alvo em nenhuma), para além de ter conseguido dois turnovers no breakdown e uma quebra-de-linha no ataque.
FRANÇA
PRO D2
Diogo Hasse Ferreira foi chamado para o jogo frente ao Provence, tendo saído do banco de suplentes ainda antes do primeiro quarto de hora – voltaria a sair quando o pilar titular passou nos testes de concussão. Reentrou na segunda-parte no momento em que o Dax começou a operar uma reviravolta no resultado, conseguindo forçar duas penalidades na formação-ordenada, produzindo ainda cinco placagens efectivas, com duas a serem dominantes, impondo uma frescura física decisiva nesse período final deste encontro.
Samuel Marques foi um dos MVPS da vitória “gorda” do Béziers-Hérault ante o Montauban, com o formação a dar um show espetacular que encheu o campo, com duas assistências para ensaio, quatro passes para quebras-de-linha de equipa, convertendo ainda 14 pontos ao pé. Foi decisivo em toda a linha e continua a ser um dos principais protagonistas desta Pro D2.
Lucas Martins teve menos oportunidades para brilhar neste encontro do Agen frente ao Aurillac, muito por conta de ter entrado em campo num momento em que o resultado já estava resolvido em favor da sua equipa. Carregou a oval em três ocasiões.
Vincent Pinto recuperou de lesão e foi titular pelo Colomiers, conseguindo uma quebra-de-linha nos 22 metros que conquistou com a oval em sua posse. Foi decisivo num dos ensaios do Colomiers, apesar do resultado ter sido desfavorável para a equipa do ponta português (Rodrigo Marta continua de fora por lesão).
Cody Thomas entrou em campo nos 35 minutos finais do Grenoble vs Brive, dominando nas fases-estáticas e a impor duas placagens efectivas de qualidade. José Madeira continua de baixa por lesão.
Quatro portugueses estiveram em acção no Valence Romans vs Stade Montois, com a equipa de Joris Moura a sair vitoriosa frente a Simão Bento, Anthony Alves e Luka Begic. Moura foi um dos jogadores com melhor performance, completando mais de 60 metros de conquista territorial, marcando o segundo ensaio do Valence Romans segundos antes do intervalo. Simão Bento também teve direito aos seus cinco pontos, enganando bem um último defesa após uma recepção de um pontapé cruzado. Já Anthony Alves teve uma noite mais acidentada, com duas penalidades cometidas, apesar das oito placagens efectivas desferidas, com Luka Begic a entrar ao minuto 48 e a ter garantido 90% das introduções no alinhamento.
What's better than one Lobos international scoring a try?
Two Lobos internationals scoring tries in the same game!
A 🇵🇹 clash in the Pro D2!#ProD2 pic.twitter.com/81VYixMU4H
— Francisco Isaac (@francisaac87) December 15, 2024
NATIONALE
Dany Antunes marcou 17 pontos na importante vitória do OMR, injectando um recital total no que toca ao aspecto tático e defensivo, não permitindo que o Langon obtivesse qualquer vantagem no jogo aéreo. 100% no que toca aos pontapés aos postes.
Boaventura Almeida entrou nos seis minutos finais da derrota por ponta do Suresnes frente ao Narbonne (Geoffrey Moïse não foi convocado). Nada a assinalar.
NATIONALE 2
Nicolás Fernandes entrou no decorrer do AS Macôn vs Vienne, com o 2ª linha a ter estado a um bom nível nas fases-estáticas. Somou ainda seis placagens efectivas.
Loïc Bournonville foi suplente utilizado na vitória por um ponto do Rumilly, com o talonador a ter sido importante para este resultado, especialmente nos minutos finais em que segurou o alinhamento com qualidade. Thibault de Sousa foi titular pelo Rennes.
Alex dos Santos entrou na segunda metade para ajudar o RC Bassin D’Arcachon a garantir os 4 pontos frente ao Valence D’Agen. Não obtivemos informações sobre a actuação do pilar.
Bela exibição de Luigi Dias na vitória do Saint-Jean de Luz frente ao Niort, com o internacional português a ter alinhado na posição de número 8. Dominou no choque físico e criou uma série de situações de ataque para ajudar a sua equipa chegar à vitória.
ESPANHA – DIVISION DE HONOR
António dos Santos foi titular pelo Alcobendas, sendo substituído quando faltava um minuto para o final do encontro. Esteve bem no que toca à formação-ordenada e ainda protagonizou um par de boas entradas no contacto.
Tremenda exibição de Tomás Lamboglia frente ao Abelles, com o ex-Caldas Rugby a marcar um dos ensaios da vitória do Real Ciencias de Sevilla, desenhando uma série de belas combinações com as linhas atrasadas da equipa sevilhana. Foi decisivo neste encontro.
Giorgi Turabelidze foi titular pelo VRAC e não desiludiu no que toca ao seu trabalho na 1ª linha. Bom regresso após duas semanas de fora por lesão.
FEMININO
ESPANHA – LIGA IBERDOLA
Inês Spínola foi titular pelo CRAT mas acabou por ser substituída antes do fim da primeira metade do jogo frente ao Getxo, devido a lesão.
FRANÇA – ÉLITE 2
Zoé Fernandes foi titular pelo CA Brive, num encontro em que a equipa da internacional portuguesa dominou desde o 1º minuto.
Sara Moreira manteve o seu lugar no XV titular do RC Toulon num jogo que acabou em empate a 20 pontos.