Rugby Português “Lá Fora”: Nicolás Martins em alta na Challenge Cup
Nicolás Martins fez a estreia a titular pelo Montpellier na visita ao campo dos Dragons, conseguindo uma soberba prestação que ajudou ao emblema francês garantir uma vitória nesta 1ª ronda da Challenge Cup, sendo um dos vários destaques deste fim-de-semana.
EUROPA
CHALLENGE CUP
Dezasseis placagens efectivas, dois turnovers e dois roubos nos alinhamentos, foram “só” estes três dos melhores dados estatísticos de Nicolás Martins na vitória do Montpellier neste arranque da segunda competição europeia da EPCR. O internacional português começou a titular e cumpriu os 80 minutos, oferecendo uma réplica defensiva de soberbo calibre que foi injectando força, especialmente nos últimos dez minutos em que a equipa da casa estava perto do ensaio da reviravolta.
In his first start for @MHR_officiel Martins did more than 'alright'
23 tackles (95% accuracy)💪
1 turnover
1 lineout steal
5 carriesLet's see if he gets more chances in the future #ChallengeCupRugby pic.twitter.com/Dukg5BtqxG
— Francisco Isaac (@francisaac87) December 8, 2024
FRANÇA
PRO D2
Mesmo como suplente utilizado Lucas Martins marcou um ensaio na vitória do Agen frente ao Oyonnax, estando a atravessar um excelente momento de forma. O ponta entrou nos últimos quinze minutos e nesse espaço de tempo conseguiu somar duas quebras-de-linha, três defesas batidos e o tal ensaio, conseguindo 30 metros de avanço com a oval em seu poder.
Lucas da Silva marcou mais um ensaio em nova vitória do CA Brive para a Pro D2, atingindo os 8 nesta temporada. O talonador cumpriu nas suas tarefas enquanto introdutor de bolas no alinhamento, condutor da formação-ordenada, tendo estado também em bom nível no jogo corrido. Samuel Marques e Francisco Fernandes entraram na segunda-parte, com o formação a marcar cinco pontos ao pé, enquanto o pilar ainda teve uns bons momentos individuais neste seu regresso aos jogos do Béziers.
Super choque de portugueses no jogo entre o Stade Montois e o FC Grenoble, com Pierre Sayerse e Cody Thomas a terem começado de início, e Luka Begic e Anthony Alves a entrarem na segunda metade deste jogo que foi ganho pela equipa da casa. Cody Thomas realizou 70 minutos e foi dos melhores avançados do Grenoble, fechando o encontro com 12 placagens efectivas, três entradas no contacto (ganhou sempre a linha-de-vantagem) e ainda forçou um erro de posse de bola. Sayerse teve pouco espaço para correr e ganhar metros, mas mesmo assim conseguiu mergulhar para um dos ensaios do Stade Montois, tendo ainda iniciado uma série de boas jogadas da sua equipa. Alves e Begic cumpriram quando foram chamados a jogo, apesar de um erro no alinhamento por parte do talonador.
Jogo altamente acidentado para o Valence Romans de Joris Moura, com a equipa do defesa português a ter terminado o encontro com um total de quatro amarelos e um vermelho, o que acabou por prejudicar a equipa nesta visita ao campo do Aurillac. Exibição positiva, mas sem impacto do Lobo.
Vincent Pinto regressou de lesão e saiu do banco quando faltavam vinte minutos para se jogar, mostrando segurança defensiva e no jogo aéreo, ajudando o Colomiers a somar uma preciosa vitória frente ao Provence.
Diogo Hasse Ferreira foi titular na belíssima vitória do US Dax frente ao Biarritz, com o pilar a executar um jogo de elevado nível nas fases-estáticas. Saiu no início dos segundos quarenta minutos já com a missão cumprida.
𝗥𝗲𝘁𝗼𝘂𝗿 𝗲𝗻 𝗶𝗺𝗮𝗴𝗲𝘀 📸
Revivez en images la victoire intense de nos Rouge & Blanc dans le derby basco-landais 🤩
Un immense merci aux 7 022 supporters présents pour pousser nos joueurs jusqu’à la victoire ! pic.twitter.com/jc15aOFYYz— U.S.Dax Rugby Landes (@usdaxrugby) December 8, 2024
NATIONALE
Diego Ruiz voltou às convocatórias do Massy, actuando nos últimos 25 minutos. Esteve bem, especialmente no que concerne ao aspecto defensivo.
NATIONALE 2
Steevy Cerqueira foi titular na visita do Orléans ao campo do Nimes, e realizou uma prestação positiva. Bons apontamentos no alinhamento e uma quebra-de-linha que ajudou a lançar o Orléans para um dos ensaios.
Luigi Dias foi titular pelo Saint Jean de Luz frente ao Mauléon, num jogo em que o número 8 pouco espaço teve para brilhar com bola.
Loïc Bournonville marcou um dos ensaios da derrota do Rumilly frente aos suíços do Genève, tendo feito mais uma exibição de bom calibre nesta Nationale 2. 85% de taxa de sucesso na introdução de bola no alinhamento e a liderar bem as operações do maul dinâmico.
Três pontos para Clément Pereira na vitória do Salles frente ao Auch. Não obtivemos informações sobre o encontro.
Alex dos Santos foi titular pelo Bassin D’Arcachon, mostrando-se a um bom nível nas fases-estáticas e jogo corrido. Vitória para a equipa do internacional português por 17-09.
ESPANHA
DIVISION DE HONOR
António dos Santos foi titular pelo Alcobendas, entrando em campo à passagem do 51º minuto de jogo. Esteve bem e cumpriu nas formações-ordenadas.
José Conde foi suplente utilizado na vitória do UE Santboiana, com a equipa catalã a derrotar o Ordizia por 43-15, com o 1ª linha a ter dominado na formação-ordenada e a ter tido um par de portagens de bola de elevado nível.
Tomás Lamboglia já está recuperado de um problema físico e realizou os primeiros 50 minutos na Division de Honor, entrando nos minutos finais do primeiro tempo. O polivalente 3/4s converteu um dos ensaios da sua equipa, oferecendo um bom equilíbrio ofensivo que deu forças ao Ciencias Sevilla para derrotar o Barça Rugby por 46-25.
FEMININO
ÉLITE 2
58 minutos para Zoé Fernandes na vitória do CA Brive na casa do Stade Français, com a pilar portuguesa a ter se agigantando em todos os parâmetros de jogo. Bela exibição da primeira-linha.
A talonadora Inês Marques foi titular na derrota do Valkyries Normandie tendo cumprido os 80 minutos neste jogo frente ao La Rochelle.
Cloé da Costa e Sara Moreira foram titulares pelo RC Toulon Provence garantindo uma importante vitória na casa do Rugby Clermont. Moreira foi imprescindível no conquistar de metros no contacto, enquanto da Costa orquestrou algumas das melhores combinações ofensivas da sua equipa.