Rugby Português “Lá Fora”: Martins e Sayerse a picar o ponto

Francisco IsaacNovembro 10, 20244min0

Rugby Português “Lá Fora”: Martins e Sayerse a picar o ponto

Francisco IsaacNovembro 10, 20244min0
Pierre Sayerse e Lucas Martins marcaram ensaios nesta jornada da Pro D2, numa jornada em que surgiram algumas surpresas

Com a Selecção Nacional de Portugal já em modo Internacionais de Outono, a Pro D2 e outras competições de clubes não pararam com vários atletas portugueses a dar cartas, como o caso dos pontas Pierre Sayerse e Lucas Martins, que marcaram ensaios importantes nesta jornada!

MASCULINO

FRANÇA

PRO D2

Pierre Sayerse e Anthony Alves, ambos titulares, ajudaram o Stade Montois a obter uma importante vitória na recepção ao Biarritz Olympique. Comecemos pelo veterano pilar, que realizou uma das suas melhores prestações da temporada com um domínio total na formação-ordenada e a ganhar diversos choques físicos no contacto, tendo só saído quando faltavam 18 minutos para o final do encontro. Já Pierre Sayerse marcou o 2º segundo do encontro com uma arrancada efusiva pela lateral em que não teve placador à altura, isto num jogo em que terminou com 30 metros de conquista territorial, dois defesas batidos, sete recepções pelo ar e seis placagens efectivas.

Jogo estranho para Samuel Marques na vitória “gorda” do AS Béziers-Hérault ante o US Dax, com o formação português a não sido chamado a converter pontos ao pé, tendo ainda sido admoestado com um cartão amarelo na primeira-parte do encontro. No entanto esteve em dois dos sete ensaios da sua equipa, esboçando uma série de passes de altíssima qualidade e que criaram problemas no Dax. Francisco Fernandes continua lesionado.

Nova titularidade para Lucas Martins, novo ensaio pelo Agen do ponta português que terminou o encontro frente ao SAXV como o jogador com mais metros conquistados (78), defesas batidos (7), quebras-de-linha (3) e recepções ao pé (5) num recital do jovem Lobo. O Agen não saiu com a vitória mas foi à conta do ensaio do português que somaram um ponto bónus de derrota.

Joris Moura foi novamente titular pelo Valence-Romans com o defesa português a ter estado a um nível positivo numa noite difícil para a sua equipa. O jogo ao pé foi de excelência, mas neste encontro não teve tantas oportunidades para atacar como nas rondas anteriores, apesar de ter fechado com uma quebra-de-linha e 60 metros de conquista.

Sem Rodrigo Marta ou Vincent Pinto, o Colomiers acabou atropelado pelo CA Brive de Lucas da Silva, com o talonador português a ter efectuado um jogo peculiarmente bom no que toca aos turnovers, tendo realizado dois. Liderou o alinhamento como se pedia e ainda teve a oportunidade de carregar a oval ao contacto em sete situações.

NATIONALE

Geoffrey Moïse foi titular na derrota do Narbonne às mãos do Périgeaux, num jogo em que o pilar português sentiu sérias dificuldades na formação-ordenada, tendo acabado substituído no início da segunda parte.

Boaventura Almeida jogou 44 minutos pelo Suresnes, num encontro em que a acabou em derrota para a equipa do número 8 ex-GDS Cascais. Impôs umas boas entradas no contacto.

Dany Antunes foi titular no desaire do OMR ante o Rouen Normandie, com o defesa a ter somado doze pontos ao pé, conseguindo ainda duas quebras-de-linha e uma assistência para ensaio. Bons pormenores no geral, continuando a mostrar uma forma física de excelência.

NATIONALE 2

Loïc Bournonville foi titular na vitória do Rumilly ante o Aubenas, com o talonador português a ter liderado o maul e ajuda a sua equipa a registar uma importante vitória.

O AS Mâcon de Nicolás Fernandes, suplente utilizado, levou a melhor sob o Rennes de Thibault de Sousa. Não obtivemos informações sobre este encontro.

Alex dos Santos foi titular pelo Bassin D’Arcachon com o pilar português a ter dominado na formação-ordenada e com alguns bons momentos no jogo corrido. Éric dos Santos Madeira entrou na segunda-parte mas o jogo já estava mais que decidido aquando da entrada do 2ª linha em campo.

Clément Pereira foi titular na derrota do Salles ante o Lannemezan. Não obtivemos informações sobre este jogo.

FEMININO

LIGA IBERDOLA

Inês Spínola foi titular pelo CRAT, num jogo em que a equipa galega acabou derrotada frente ao Cisneros. A ponta teve algumas oportunidades para se mostrar mas a formação galega sentiu graves dificuldades para chegar aos 22 adversários.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS