Rugby Português “Lá Fora”: Marta e Storti com ensaios

Francisco IsaacDezembro 14, 20253min0

Rugby Português “Lá Fora”: Marta e Storti com ensaios

Francisco IsaacDezembro 14, 20253min0
Apesar de terem saído derrotados, Rodrigo Marta e Raffaele Storti marcaram ensaios pelos seus clubes como conta Francisco Isaac

Fim-de-semana globalmente negativo para os jogadores portugueses a actuar em França, que apesar de ensaios (de Marta e Storti) e pontos marcados, saíram como derrotados na maior parte dos encontros da Pro D2 e Nationale.

MASCULINO

FRANÇA

PRO D2

80 minutos para Lucas Martins na derrota do Agen, com o ponta a até ter disposto de algumas oportunidades para criar problemas na muralha defensiva do SAXV, com destaque para a quebra-de-linha conseguida nos primeiros 40 minutos.

Raffaele Storti foi o único português do FC Grenoble a jogar neste fim-de-semana, com o ponta a ter conseguido o 4º ensaio da temporada, tendo sido um dos poucos jogadores da formação alpina a ter registado uma boa prestação no qual somou 100 metros de conquista, bateu quatro defesas e forçou uma quebra-de-linha, alcançando também quatro placagens efectivas.

Hugo Aubry e Hugo Camacho foram a parelha de médios desta jornada, com o abertura a registar uma excelente exibição que, e apesar de não ter garantindo uma vitória, demonstrou que pode ser o 10 titular. Para além dos oito pontos ao pé, o abertura desenhou uma mão-cheia de grandes jogadas que empurraram o Béziers para junto dos 22 do Provence, mostrando ambição e vontade de querer mandar no jogo. Camacho teve uma prestação morna, já que foi amarelado na 2ª parte numa jogada que deu em ensaio do Provence. Contudo, a intensidade do formação manteve o pack avançado do Béziers a querer empurrar o Provence para trás. Samuel Marques entrou na segunda-parte, mas não teve grandes oportunidades para desequilibrar.

Anthony Alves e Simão Bento foram titulares no Stade Montois, com o defesa a ter sido um dos melhores em campo não só por aquilo que produziu no ataque como por ter ‘salvado’ a sua equipa de ter saído do campo do Aurillac com um resultado ainda mais penoso. Alves esteve bem na formação-ordenada mas foi penalizado por duas vezes.

Nicolás Martins com 13 placagens efectivas e um turnover, e Rodrigo Marta com um ensaio e uma quebra-de-linha foram os únicos portugueses a terem estado em campo na derrota do Colomiers ante o US Dax (Diogo Hasse Ferreira continua a recuperar de uma lesão). O 3/4s ex-Belenenses Rugby foi mesmo enviado para o sin bin na segunda-parte por uma placagem alta, e Martins foi substituído nos últimos 15 minutos. Marta chegou ao 4º ensaio da temporada, os mesmos que Storti.

NATIONALE

Maixent da Costa e Gabriel Aviragnet estiveram em acção pelo Albi, com ambos os portugueses a saírem do banco de suplentes para ajudar a garantir 4 pontos preciosos na Nationale. Boa prestação de da Costa que continua a mostrar que é um dos futuros portugueses para a posição de talonador.

Nova exibição de gala de Dany Antunes que foi fulcral para os dois pontos conquistados do OMR, não só por causa dos dois ensaios que marcou mas como pela conversão aos 80′ que valeu o empate. Esteve insaciável no mover a bola para adiante, atacando bem o bloco opositor, criando várias e diversas boas situações que foram cruciais para este encontro da 14ª jornada da Nationale.

Antoine Ferreira foi suplente utilizado no desaire do Chambéry ante o US Bressane. Não obtivemos informações sobre este encontro.

FEMININO

ÉLITE 2

Zoé Fernandes foi suplente utilizada na vitória do CA Brive, com a pilar a ter jogado 40 minutos contra o Racing Club. Dominou na formação-ordenada e impôs uma série de boas placagens.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS