Rugby Português “Lá Fora”: Marta e Pinto, combo letal
Fim-de-semana ‘gordo’ novamente para Portugal, com vários jogadores portugueses a marcarem ensaios, pontos e a registarem exibições de alto quilate como Marta e Pinto ao serviço do Colomiers!
MASCULINO
FRANÇA
PRO D2
O AS Béziers-Hérault voltou às vitórias logo na 2ª jornada da Pro D2, com Samuel Marques a registar uma boa performance frente ao Nevers, conseguindo nove pontos ao pé (três conversões e uma penalidade), desenhando duas jogadas para ensaio. Hugo Aubry e Hugo Camacho voltaram a não jogar.
José Madeira aproxima-se a passos largos para os 100 jogos pelo Grenoble, tendo recebido a honra de ser capitão do clube Alpino frente ao Aurillac. Apesar de ter sido expulso temporariamente na 2ª parte, o avançado polivalente somou 16 placagens efectivas e um turnover, para além de uma taxa de 100% de captação no alinhamento. Cody Thomas foi também titular, tendo dado show na formação-ordenada, com três penalidades conquistadas ao Aurillac. Martim Souto não foi convocado na formação visitante.
Enorme jogo de Joris Moura na vitória do Valence Romans na casa do super favorito Provence, com o defesa português a ter assistido para um dos ensaios da equipa visitante, tendo terminado o encontro com 80 metros de conquista, dois defesas batidos, uma quebra-de-linha, cinco bolas aéreas captadas e cinco placagens efectivas. Manuel Vareiro e Diego Pinheiro Ruiz não foram chamados a jogo, ficando-se pelos espoirs.
Jornada complicada para o US Dax, com Diogo Hasse Ferreira a ter entrado antes do fim da primeira parte. O pilar recebeu ordem de expulsão temporária nos dez minutos finais do encontro frente ao CA Brive. Não foi pelo pilar que a equipa de Landes consentiu a derrota caseira.
Lucas Martins foi dos melhores jogadores em campo na vitória esmagadora do SU Agen na recepção ao Stade Montois, com o ponta a ter saído do encontro com um espetacular ensaio marcado, 110 metros de conquista, três quebras-de-linha, seis defesas batidos e três bolas aéreas recolhidas com sucesso. Anthony Alves e Luka Begic entraram em campo no decorrer da segunda metade do encontro.
Rodrigo Marta e Vincent Pinto estiveram intratáveis frente ao Biarritz, com o ponta e defesa a terem imposto uma série de problemas à formação visitante, com um total de três quebras-de-linha, oito defesas batidos e quatro offloads, o que acabou por desbloquear o acesso à área de ensaio contrária. Marcaram um ensaio cada também, com o Colomiers a continuar colado ao topo da classificação.
Marta 🤝Pinto
Delivering the goods for @ColomiersRugby #prod2 pic.twitter.com/F5VDMM9CIf
— Francisco Isaac (@francisaac87) September 5, 2025
NATIONALE
Tarde difícil para o OMR de Dany Antunes, tendo averbado uma derrota por 14-53, no qual o ponta só conseguiu dois pontos ao pé, num jogo desinspirado do ponta português.