Rugby Português “Lá Fora”: Marta e Cª desmancham o Béziers

Francisco IsaacNovembro 2, 20255min0

Rugby Português “Lá Fora”: Marta e Cª desmancham o Béziers

Francisco IsaacNovembro 2, 20255min0
Nova exibição espetacular de Rodrigo Marta que ajudou o Colomiers a colar-se ao 1º lugar da Pro D2 2025/2026

Rodrigo Marta continua em grande com o polivalente 3/4s a ter marcado um dos ensaios da vitória do Colomiers frente ao AS Béziers-Hérault, não tendo sido o único português a ter sido protagonista neste fim-de-semana.

MASCULINO

FRANÇA

PRO D2

Sem José Madeira que se encontra lesionado, o FC Grenoble saiu derrotado na visita ao SAXV, com Raffaele Storti e Cody Thomas a terem iniciado o jogo no XV titular. O ponta teve raros espaços para brilhar, com a equipa contrária a saber encurtar o jogo do Grenoble, algo que acabou por prejudicar a prestação do ex-Béziers. Já Cody Thomas realizou uma franca boa exibição, com um par de penalidades arrancadas na formação-ordenada e seis entradas no contacto, no qual ganhou a linha-de-vantagem em 85% das ocasiões.

Com Anthony Alves a marcar um dos ensaios da ‘gorda’ vitória do Stade Montois frente ao Nevers, Simão Bento foi dos jogadores em melhor forma pela equipa da casa, impondo 120 metros de conquista com a oval em sua posse, quatro quebras-de-linha, sete defesas batidos, dois offloads e duas assistências para ensaio. Alves esteve imbatível na formação-ordenada, num encontro em que Luka Begic retornou à acção ao fim de três semanas de fora por lesão.

Lucas Martins foi titular na recepção do Agen ao US Dax (Diogo Hasse Ferreira não foi convocado devido a lesão), com o ponta português a ter estado a um bom nível, com três quebras-de-linha, iniciando a jogada de dois dos quatro ensaios marcados pela equipa da casa. Imperceptível a sua não convocatória para as janelas de Test Match de Novembro.

Manuel Vareiro manteve a titularidade no XV titular do Provence, com o ex-GD Direito a ter novamente registado um jogo extremamente positivo, com duas quebras-de-linha e uma mão cheia de pontapés bem colocados que ajudou a garantir nova vitória para o emblema do Provence. Foi intratável sempre que teve a bola em sua posse, semeando constantes problemas na defesa do CA Brive.

No único choque de portugueses desta semana, o Colomiers atropelou o Béziers-Hérault, com Rodrigo Marta a ter sido um dos melhores em campo, a par de Nicolás Martins e Vincent Pinto, continuando a formação do trio luso na peugada do RC Vannes. Marta terminou o encontro com 97 metros de conquista, uma quebra-de-linha, uma intercepção que levou ao seu único ensaio, seis defesas batidos, sete placagens e dois offloads, num encontro em que deu água pela barba à formação da casa. Martins somou 19 placagens efectivas (nenhuma falhada) e dois roubos no alinhamento, enquanto Vincent Pinto, apesar de ter tido poucas oportunidades para brilhar, foi resiliente e garantiu uma série de bolas altas para o Colomiers. Do lado do Béziers, Samuel Marques voltou a marcar pontos, com o formação português a ter conseguido o seu 7º ensaio da época.  Hugo Aubry foi titular, tendo realizado uma exibição morna, já que o ensaio de Marta nasceu de um passe do abertura, mas a larga maioria do Béziers partiu das ideias do abertura.

NATIONALE

Antoine Ferreira foi titular na esmagadora vitória do Chambéry frente ao RC Massy, com o polivalente avançado a ter conseguido três turnovers e 12 placagens efectivas.

Maixent da Costa e Alex dos Santos foram novamente titulares pelo Albi, e apesar da derrota por 27-23, os dois luso-franceses estiveram em bom plano, com boas conquistas territoriais e trabalho exemplar nas fases-estáticas.

Depois de umas semanas menos boas, Dany Antunes voltou a impor um intenso show ao serviço do OMR, não só pelo ensaio marcado mas pelas quatro quebras-de-linhas realizadas e constantes movimentações ofensivas que deram outra vida à equipa do três-de-trás português. O OMR garantiu 4 pontos nesta vitória frente ao Rennes, com Antunes a marcar a penalidade que colocou o OMR na frente pela última vez.

ESPANHA

Giorgi Turabelidze somou 30 minutos na vitória do VRAC frente ao UE Santboiana, com o pilar luso-georgiano a ter cumprido no seu trabalho na formação-ordenada e no carregar da oval.

Tomas Lamboglia foi titular na vitória do Ciencias de Sevilla na recepção ao Cisneros, com o abertura português a ter desenhado bons passes que ajudaram a equipa sevilhana a garantir pontos preciosos na luta pelos playoff de campeão da Division de Honor.

PAÍSES BAIXOS

Rodrigo Freudenthal esteve em bom nível pelo RC Diok, apesar do jogo ter terminado em derrota na visita ao campo do Haagsche. Bons pormenores no par de centros e duas mão-cheias de placagens efectivas.

FEMININO

FRANÇA

ÉLITE 1

Sara Moreira foi titular pelo Toulon na vitória caseira ante o LOU, com a 3ª linha portuguesa a ter estado em grande nível, não só pelas 14 placagens efectivas como pelo um turnover somado e quatro conquistas de linha-de-vantagem.

ÉLITE 2

Zoé Fernandes cumpriu 62 minutes na derrota do CA Brive ante o AS Bayonnaise, com a pilar portuguesa a ter saído de campo com razões para sorrir, já que forçou alguns problemas à formação-ordenada da equipa de Bayonne.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS