Rugby Português “Lá Fora”: Madeira gigante na vitória do Grenoble

Francisco IsaacSetembro 8, 20244min0

Rugby Português “Lá Fora”: Madeira gigante na vitória do Grenoble

Francisco IsaacSetembro 8, 20244min0
Uma prestação competente de José Madeira ajudou ao Grenoble ganhar ao Provence e continuar no top-5 da Pro D2

Nova jornada na Pro D2 com José Madeira e Cody Thomas a somarem uma importante vitória ante o Provence, copiando Rodrigo Marta e Vincent Pinto que tiveram também influência nos 4 pontos somados frente ao Aurillac.

MASCULINO

FRANÇA

PRO D2

Anthony Alves foi suplente utilizado na contundente derrota do Stade Montois em casa do Montauban, num encontro em que Simão Bento, Pierre Sayerse ou Luka Begic foram chamados a jogo. O pilar português cumpriu com as suas obrigações nas fases-estáticas, mas concedeu uma penalidade e falhou uma placagem nas oito realizadas.

Lucas da Silva marcou pelo segundo consecutivo, com o talonador luso-francês a guiar bem o maul dinâmico do CA Brive em três ocasiões, mas só uma acabou por conseguir aterrar dentro da área-de-ensaio. No total dos 60 minutos em que jogou, o atleta de 27 anos esteve a um nível elevado somando um total de 12 placagens efectivas (uma falhada), uma quebra-de-linha, três conquistas da linha-de-vantagem e doze metros de conquista.

O AS Béziers-Hérault só teve um dos quatro portugueses em campo, com Samuel Marques a ser titular e a cumprir 68 minutos numa derrota inesperada em casa frente ao Biarritz. O formação converteu dois pontos e teve uma noite mais cinzenta, nunca conseguindo criar aquelas ligações perigosas ou a fornecer uma linha sucessiva de passes intensa.

Super prestação de Diogo Hasse Ferreira que nos 46 minutos em que esteve em campo no encontro frente ao Valence Romans (Joris Moura não foi chamado a jogo) foi um dos principais activos do US Dax, impondo-se nas fases-estáticas e a desenhar duas placagens dominantes que fizeram o furor nas bancadas. Quatro portagens de bola em que ganhou duas linhas-de-vantagem, estando num momento de forma invejável.

Rodrigo Marta e Vincent Pinto tiveram uma boa tarde/noite pelo Colomiers, com os pontas portugueses a terem influência directa no resultado, tanto pelo ensaio marcado por Pinto como pelos 80 metros de conquista de Marta, isto num jogo decidido nos detalhes. O ex-Belenenses Rugby foi o jogador com mais metros conquistados em campo (70), defesas batidos (7), enquanto Vincent Pinto a ter somado duas quebras-de-linha. Trouxeram ameaça nas alas ao Colomiers que garantiu a segunda vitória consecutiva neste arranque de época.

Emotivo encontro do FC Grenoble frente ao Provence com José Madeira a registar outra nova grande exibição neste início de época da Pro D2, somando a totalidade dos 80 minutos. Dez placagens efectivas, um roubo no alinhamento, uma quebra-de-linha, 20 metros de conquista e dois defesas batidos. Cody Thomas entrou no decorrer da 2ª parte e foi fulcral para a vitória da equipa Alpina, já que forçou a penalidade final em que permitiu a Sam Davies converter os 3 pontos finais. Este foi o jogo 75 de José Madeira pelo FC Grenoble.

NATIONALE

Estupenda entrada de Diego Pinheiro-Ruiz na vitória do RC Massy frente ao OMR de Dany Antunes, com o asa a entrar nos últimos 15 minutos no qual deu para marcar um ensaio, forçar dois erros de posse de bola ao adversário, completar cinco placagens e realizar um turnover, isto na sua estreia pelo emblema parisiense. Em relação a Dany Antunes, o internacional português foi titular pela primeira vez nesta temporada e teve alguns momentos de qualidade, isto sem falar dos dez pontos convertidos ao pé (duas conversões e duas penalidades).

O internacional português Geoffrey Moïse somou 35 minutos na vitória do Narbonne frente ao Rouen Normandie, mostrando bom trabalho na formação-ordenada e na portagem de bola.

NATIONALE 2

Thibault de Sousa foi titular pelo Rennes ante o Rumilly, saindo de campo no arranque da 2ª parte. Competente na maioria das acções, com o ponto mais negativo a terem sido duas penalidades consentidas no breakdown. Loïc Bournonville entrou no decorrer da segunda-parte.

Steevy Cerqueira foi suplente utilizado na derrota do RC Orléans na casa do Dijon. Não obtivemos informações deste jogo.

Alex dos Santos saiu do banco de suplentes no desaire do Bassin d’Arcachon frente ao Valence d’Agen, num encontro de pouca história.

Choque de portugueses no Salles vs Anglet, com a equipa de Clément Pereira a sair com a vitória para desilusão de Éric dos Santos Madeira. Pereira esteve bem no criar ligações ao ataque do Salles, com o 2ª linha a ter sido dos melhores placadores do encontro.

Kévin Batista foi titular na vitória do Lannemezan, com o 2ª linha a arrancar uma das penalidades, ajudando à vitória.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS