Rugby Português “Lá Fora”: Lucas Martins marca mais 1 na Pro D2
Retorno a 100% das competições europeias de clubes, com mais de uma dezena e meia de atletas portugueses a captar as atenções dos adeptos de rugby, com Lucas Martins a ser um dos grandes destaques, para além de Cody Thomas, Simão Bento e mais uns quantos!
MASCULINO
FRANÇA
PRO D2
Lucas da Silva regressou de lesão após duas semanas de fora, com o talonador a ajudar o CA Brive a garantir nova vitória neste campeonato, desta feita frente ao Montauban! O nº2 não marcou qualquer ensaio no encontro desta 12ª jornada, mas terminou com 100% de eficácia nas introduções no alinhamento, somando ainda 8 placagens efectivas, dois defesas batidos e três portagens de bola.
Cody Thomas foi titular pelo Grenoble (José Madeira está de fora por algumas semanas, depois de uma lesão sofrida frente à Escócia) e o pilar português esteve a um bom nível, somando várias formações-ordenadas positivas, tendo em duas ajudado a arrancar uma penalidade ao Colomiers, para além de ter fechado o encontro com 7 placagens efectivas. A equipa alpina somou nova vitória na competição, estando agora em 1º lugar. Rodrigo Marta e Vincent Pinto ficaram de fora por estarem ainda a recuperar de lesão.
Noite agridoce para Joris Moura, já que o Valence Romans saiu derrotado na visita ao campo do SAXV, com o abertura português a ter sido temporariamente expulso, fruto de uma sucessão de faltas, sendo que foi o jogador com mais metros conquistados (100), defesas batidos (6) e passes-chave (3), convertendo 3 pontos ao pé.
Belíssima exibição de Simão Bento na vitória do Stade Montois na casa do Oyonnax, com o ponta/defesa português a ter saído de campo ao 66 minutos depois de ter forçado duas quebras-de-linha, cinco defesas batidos e iniciado uma das jogadas que terminou em ensaio da sua equipa. Pierre Sayerse também foi titular, e apesar de não ter tido tantas chances para se mostrar, salvou o Stade Montois de consentir um ensaio no fim da primeira-parte. Luka Begic e Anthony Alves entraram nos últimos 20 minutos e ajudaram o Stade Montois a segurar o resultado.
O Agen saiu derrotado na visita ao campo do Béziers-Hérault (Hugo Camacho, Hugo Aubry e Francisco Fernandes não foram convocados), mas Lucas Martins teve direito a mais um toque de meta, com o ponta português a chegar ao 4º ensaio em 7 jogos nestes primeiros meses da sua época de estreia na Pro D2. O jovem internacional português ainda somou 60 metros de conquista territorial nas cinco vezes que teve a bola em sua posse, forçando uma quebra-de-linha e dois defesas batidos, não cometendo qualquer erro na captação aérea. Samuel Marques entrou no decorrer da 2ª parte, tendo sido o formação uma das razões pelo qual o Béziers conseguiu uma reviravolta no resultado, mexendo bem na equipa e energizando o ataque.
NATIONALE 2
Loïc Bournonville foi titular pelo Rumilly, com o talonador a estar em bom nível nos 50 minutos em que esteve em campo. Nicolás Fernandes não foi convocado pelo staff do AS Mâcon.
Éric dos Santos Madeira foi titular na visita ao campo do Niort. Não obtivemos informações sobre este jogo.
Alex dos Santos foi titular pelo Bassin D’Arcachon, tendo estado a um bom nível na vitória do seu clube, realizando uma série de boas formações-ordenadas. Luigi Dias foi titular também, começando o encontro na posição de nº8, ganhando alguns confrontos físicos.
ESPANHA – DIVISION DE HONOR
José Conde foi suplente utilizado na derrota do UE Santboiana, com o pilar a ter entrado em campo à passagem do 45º minuto. Numa tarde especialmente difícil para o emblema catalão, Conde esteve a um bom nível, terminando o jogo com mais de uma dezena de placagens efectivas.
Giorgi Turabelidze teve uma tarde de azar na visita ao campo do Barça Rugbi, com o pilar ex-AEIS Agronomia/Caldas a ter saído antes do 20º minuto de jogo por lesão. O VRAC acabou por ganhar o encontro já sem o pilar dentro de campo.
António Santos começou o jogo no banco de suplentes, entrando já no decorrer da 2ª parte para ajudar o Alcobendas a somar uma folgada vitória no campo do Pozuelo. Boas formações-ordenadas e um par de entradas no contacto do pilar.
PAÍSES BAIXOS – EREKLASSE
António dos Santos e Pedro Jaleco foram titulares pelo Rotterdamse Rugby Club, garantindo nova vitória para a Ereklasse por 39-28.
FEMININO
FRANÇA – ÉLITE 2
Cloé da Costa entrou na 2ª parte da vitória do Rugby Club Toulon Provence Mediterranee, com o centro a realizar umas boas linhas de corrida.