Rugby Português “Lá Fora”: Lucas Martins leva a melhor ante Hugo e Hugo

Francisco IsaacFevereiro 16, 20255min0

Rugby Português “Lá Fora”: Lucas Martins leva a melhor ante Hugo e Hugo

Francisco IsaacFevereiro 16, 20255min0
Lucas Martins levou a melhor frente a Hugo Camacho e Hugo Aubry, num fim-de-semana de vários destaques para o rugby nacional

Lucas Martins e Cloé da Costa foram dois dos maiores destaques portugueses neste fim-de-semana, com ambos os 3/4s a saírem vitoriosos dos seus encontros.

MASCULINO

FRANÇA

PRO D2

Pierre Sayerse, a titular, e Anthony Alves, como suplente utilizado, estiveram em campo na derrota do Stade Montois frente ao Provence, com ambos a registar prestações diferentes, muito também por conta de como o encontro se processou. O ponta não teve grandes oportunidades para brilhar, com a oval a encontrar o ponta em apenas quatro ocasiões, somando uns meros 7 metros. No que toca à defesa, Sayerse terminou com 90% de eficácia, fechando bem o seu corredor ao ataque do Provence. Anthony Alves entrou em campo num momento em que o Provence já estava com 8 pontos de vantagem, ajudando a mudar a eficácia das fases-estáticas do Stade Montois. Infelizmente, a equipa dos internacionais portugueses concedeu derrota no último lance do encontro.

Vincent Pinto realizou uma prestação positiva na derrota do Colomiers na visita ao campo do Soyaux-Angoulême, com o internacional português a ter iniciado o encontro na posição de defesa. Completou 70 metros de conquista territorial, três defesas batidos, uma quebra-de-linha e uma assistência para ensaio. Novamente a um alto nível, o mesmo demonstrado ao serviço dos Lobos.

Lucas Martins, Hugo Camacho e Hugo Aubry estiveram frente-a-frente no Agen e AS Béziers-Hérault, com a vitória a sorrir à equipa do ponta português, que também registou a melhor exibição dos três. Lucas Martins foi, a espaços, uma dor de cabeça para o Béziers, acelerando bem nos poucos espaços que a equipa visitante ofereceu. Imperturbável no jogo aéreo, Martins saiu do campo com 100% de eficácia na placagem. Hugo Aubry não teve uma estreia globalmente positiva, conseguindo um ou outro momento de qualidade, tendo deixado a defesa do Béziers bloquear três pontapés do abertura português. Já Hugo Camacho, que só jogou 10 minutos, mostrou que merece mais oportunidades, conseguindo até uma quebra-de-linha e uns momentos de qualidade. Bem a tirar a oval dos rucks e a acelerar o jogo do Béziers.

NATIONALE

Dany Antunes cumpriu os 80 minutos da derrota do OMR no encontro frente ao Carcassonne, com o ponta a somar seis pontos ao pé. Não teve oportunidades para se mostrar no jogo ao largo, muito por culpa da excelente defesa da equipa adversária.

NATIONALE 2

Maxime Vaz foi titular na derrota do Servette na visita ao campo do Orléans (Steevy Cerqueira vai ser operado ao tornozelo e estará de fora nos próximos meses). Foi dominante na defesa e com um apr de bons momentos no ataque.

Nicolás Fernandes voltou a ser titular pelo AS Mâcon, assumindo também a capitania. Apesar da derrota frente ao Aubenas, o 2ª linha mostrou-se em grande forma nos alinhamentos e no carregar da oval.

Éric dos Santos Madeira levou a melhor no frente-a-frente com Luigi Dias, num jogo em que foi disputado até ao último minuto. Não conseguimos obter informações sobre o encontro.

Alex dos Santos foi suplente utilizado na derrota do Bassin D’Arcachon. Não conseguimos obter informações sobre o encontro.

ESPANHA – DIVISION DE HONOR

Tomás Lamboglia foi titular na posição de médio-de-abertura, com o ex-Caldas Rugby a ter realizado uma boa prestação num jogo que terminou num empate a 30 pontos. Boas linhas-de-corrida e desenhou uma série de jogadas de qualidade que ajudou o Ciencias de Sevilla a chegar aos ensaios.

53 minutos para José Conde, que esteve a um bom nível pelo UE Santboiana, conseguindo ganhar a frente na formação-ordenada. Competente no carregar a oval, administrando boas placagens também.

Giorgi Turabelidze foi titular pelo VRAC, tendo sido substituído ao minuto 50. Bom trabalho na formação-ordenada.

SUPER RUGBY AMÉRICAS

Manuel Cardoso Pinto estreou-se pelo Peñarol, com o ponta a ter entrado logo após o 3º minuto de jogo, conseguindo uma prestação positiva num jogo extremamente complicado. Ainda conseguiu quebrar a linha numa ocasião e arrancar uma série de defesas batidos, ajudando a evitar dois ensaios. Decisivo no final de contas.

FEMININO

ÉLITE 2

Inês Ventura foi titular na vitória do Valkyries Normandie Rugby Clubs, com a talonador a ter garantindo um alinhamento seguro e de qualidade.

Zoé Fernandes começou de início pelo CA Brive, com a pilar a ter cumprido 40 minutos na vitória da sua equipa, apesar de ter saído ao 30º minuto de jogo, reentrando nos últimos 10 minutos. Prestação positiva da internacional portuguesa, especialmente no carregar da oval.

Exibição monumental de Cloé da Costa, com a centro a marcar o primeiro ensaio Rugby Club Toulon Provence Mediterranee, conseguindo quebrar a linha numa série de vezes. Sara Moreira entrou no decorrer da segunda-parte, tendo garantido uma portagem de bola segura e estável.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS