Rugby Português “Lá Fora”: Lucas Martins em dose dupla
Lucas Martins foi o grande protagonista deste último fim-de-semana, com o ponta do SU Agen a marcar dois ensaios na esmagadora vitória ante o FC Grenoble, mas não foi o único português a marcar pontos.
MASCULINO
FRANÇA
PRO D2
Tarde complicada para o Valence Romans de Joris Moura, com o defesa a ter cumprido a totalidade dos 80 minutos no desaire frente ao CA Brive. O defesa português esteve a um nível positivo, apesar de ter cometido dois erros na condução de bola e defesa.
Novo desaire do AS Béziers-Hérault desta feita na visita ao campo do Aurillac (Martim Souto voltou a não ser chamado a jogo), com Samuel Marques a ter jogado até ao minuto 60, somando 5 pontos ao pé. Hugo Aubry entrou no decorrer da segunda parte e esteve em bom plano, tendo estado envolvido no 2º ensaio do Béziers e a guiar a equipa com assertividade. Hugo Camacho jogou pelos espoirs do ASBH.
Luka Begic e Anthony Alves foram titulares na surpreendente vitória do Stade Montois frente ao Vannes, com ambos os internacionais lusos a realizarem grandes prestações, especialmente o talonador que terminou o encontro com 100% de taxa de eficácia nas introduções no alinhamento, para além de ter completado 12 placagens efectivas.
Lucas Martins foi titular pelo Agen na recepção do Grenoble de Cody Thomas (José Madeira foi forçado a ficar de fora, enquanto Raffaele Storti está a semanas de regressar ao activo), com o ponta a registar uma extraordinária exibição que foi coroada não só com dois ensaios, mas com mais três quebras-de-linha, 10 defesas batidos, 100 metros de conquista e diversas captações aéreas de bola. Thomas entrou nos últimos 20 minutos, e apesar do Grenbole ter melhorado significativamente nas fases-estáticas e defesa, o resultado nunca se inverteu a favor da formação dos Alpes.
Intenable @agen_rugby 🔥
Le SUA s'est montré clinique en attaque, avec à la clé un doublé pour Lucas Martins ✌️ #PROD2 pic.twitter.com/3JUziDomgm— Rugby PRO D2 (@rugbyprod2) September 12, 2025
NATIONALE
O 2ª linha Antoine Ferreira entrou na segunda parte do desaire do Chambéry na casa do Albi (nenhum dos três portugueses foram chamados a jogo), com o luso-francês a realizar uma boa entrada, especialmente no contestar dos alinhamentos.
Jogo complicado para o OMR de Dany Antunes, com o ponta a ter somado três pontos ao pé mas sem grande espaço para explorar a defesa do Suresnes. Salvou o OMR de dois ensaios na segunda metade do encontro.
PAÍSES BAIXOS
Rodrigo Freudenthal foi titular na vitória do RC Diok em casa do RC Hoek van Holland, com o centro português a ter estado em alta, com mais de dez placagens efectivas, para além de sucessivas boas entradas no contacto com a oval em seu poder.
Rui M. Freitas foi suplente na vitória do RC Eemland na visita ao camp do RFC Haarlem.