Rugby Português “Lá Fora”: Lucas Martins ajuda a abater o Brive
O Provence deve estar feliz com o diamante que “descobriu”, já que Manuel Vareiro marcou dois ensaios e assumiu um papel crucial em mais uma vitória na Pro D2, numa jornada em que Lucas Martins foi o grande protagonista português.
MASCULINO
FRANÇA
PRO D2
Lucas Martins continua numa forma espantosa, com o ponta português a ter marcado dois ensaios na vitória do SU Agen frente ao CA Brive, o que garante, para já, o 3º lugar na Pro D2. Com inúmeras quebras-de-linha (4) e mais de uma mão cheia de defesas batidos, Martins colocou a equipa adversária constantemente em contrapé, realizando uma das suas melhores prestações ao serviço do clube.
Belo choque de portugueses no confronto que opôs o Béziers e o Valence Romans, com a formação visitante a levar a melhor, no qual Joris Moura ajudou com um ensaio marcado na 1ª parte. O defesa português foi preponderante na movimentação do Valence Romans, impondo uma série de grandes jogadas que garantiram pontos preciosos nesta vitória. Já na equipa da casa, Samuel Marques chegou ao 6º ensaio da temporada, somando ainda 9 pontos ao pé (três conversões de ensaio e uma penalidade), tendo sido dos poucos jogadores do Béziers a ter lutado contra a apatia geral. Hugo Camacho não saiu do banco de suplentes.
Manuel Vareiro não só se agarrou à titularidade no Provence, como já está a marcar ensaios, com o polivalente 3/4s português a ter somado dois ensaios e uma série de passes chave que ajudaram a sua equipa a garantir 5 pontos cruciais nesta Pro D2. O ex-GD Direito foi genial em todas as suas acções, impondo um ritmo alto constante que acabou por desbloquear uma torrente de oportunidades, essenciais para a vitória do Provence.
Anthony Alves, Simão Bento e Pierre Sayerse saíram vitoriosos frente ao FC Grenoble de José Madeira, Raffaele Storti e Cody Thomas, num jogo em que a equipa visitante esteve sempre a perder, nunca encontrando o rumo certo. Alves foi imprescindível na formação-ordenada e fisicamente foi um rochedo no Stade Montois; Simão Bento foi seguro em todas as suas acções, garantindo estabilidade a partir de trás e a iniciar um par de boas jogadas na 2ª parte; e Pierre Sayerse somou 40 metros de conquista, o suficiente para marcar um ensaio. Do lado do Grenoble, só José Madeira saiu de campo com uma prestação amplamente positiva, com 18 placagens efectivas, dois turnovers e cinco entradas no contacto. Storti teve pouco espaço e oportunidade para mostrar o seu melhor, muito por conta do jogo negativo ofensivo do Grenoble e Cody Thomas entrou cheio de energia, arrancando uma penalidade na formação-ordenada e a trabalhar bem no contacto. O Grenoble vive o momento mais crítico das últimas temporadas.
Nicolás Martins com 15 placagens efectivas, um turnover no breakdown e dois roubos no alinhamento, e Rodrigo Marta com 50 metros de conquista, duas quebras-de-linha e 3 placagens dominantes foram essenciais para a difícil vitória do Colomiers no campo do Carcassonne, mantendo-se assim na liderança da Pro D2.
NATIONALE
Alex dos Santos foi titular na vitória do Albi frente ao OMR de Dany Antunes, com o pilar português a ter estado ao seu melhor nível. Boas formações-ordenadas, grande capacidade de ganhar a linha-de-vantagem e nenhuma das 5 tentativas de placagem falhada. Antunes foi suplente utilizado mas sem grandes oportunidades para brilhar. Gabriel Aviragnet e Maxien da Costa não foram chamados a jogo.
Abel da Cunha foi suplente utilizado na derrota do Tarbes na visita ao campo do Narbonne. Nada a destacar.
FEMININO
FRANÇA
ÉLITE 1
Cloé da Costa foi titular na derrota ante o Montpellier, com a centro portuguesa a ter cumprido os 80 minutos tendo estado a um bom nível.