Rugby Português “Lá Fora”: Hasse Ferreira a esmagar pelo Dax
Primeira jornada da Pro D2 em que não tivemos ensaios de jogadores portugueses, não deixando de ter sido um fim-de-semana positivo para os vários atletas portugueses que estiveram em acção, como o Colomiers de Nicolás Martins
MASCULINO
PRO D2
Os irmãos Nicolás Martins e Lucas Martins estiveram frente-a-frente no Colomiers-Agen com a sorte da vitória a sorrir à equipa do mais velho, que esteve em grande com 14 placagens efectivas, dois offloads, um turnover, dois roubos no alinhamento e seis entradas no contacto em que ganhou metros. Do outro lado da contenda, o ponta Lucas Martins somou 70 metros de conquista, mas teve algumas dificuldades para fazer um passe-chave, num jogo que acabou por se complicar para o Agen na segunda-parte.
Hugo Aubry, Hugo Camacho, como titulares, e Samuel Marques, a partir do banco, saíram derrotados por 42-06 na visita ao campo do CA Brive, num encontro que até nem começou mal já que o primeiro dos três converteu duas penalidades. Contudo, quando o Brive ligou o motor, o Béziers acabou por ser atropelado. Boa exibição de Hugo Camacho que soube meter intensidade na equipa, apesar de um erro ou outro no passe. Já Samuel Marques foi amarelado na segunda parte, num jogo de pouco impacto do experiente formação.
Diogo Hasse Ferreira saltou do banco de suplentes para ajudar o US Dax a garantir uma preciosa vitória em casa, tendo dado um salto na classificação. O pilar ganhou duas formações-ordenadas e impôs três placagens dominantes que foram cruciais na vitória por 24-15 na recepção ao Biarritz.
Luka Begic e Anthony Alves foram titulares no empate a 29 pontos do Stade Montois, num encontro em que a equipa dos primeiras-linhas portugueses estava a ganhar a 2 minutos do fim, tendo perdido o controlo do jogo e permitido um empate. Prestações positivas de ambos, com Begic a ter ganho a frente no contacto e Alves a discutir bem na formação-ordenada.
José Madeira e Raffaele Storti e o Grenoble estiveram à beira de derrotar o líder RC Vannes, mas a sorte do jogo acabou do lado dos visitantes que saíram do Estádio dos Alpes com uma vitória por 29-26. Storti somou 40 metros de conquista territorial mas possuiu muito menos espaço para brilhar em comparação com a semana passada. Já José Madeira realizou uma excelente prestação com 15 placagens efectivas, um roubo no alinhamento, três placagens dominantes e forçou um erro de posse de bola do adversário.
Le top 6⃣ reste inchangé
Un petit écart commence à se creuser avec les prétendants à la phase finale, mais rien n'est encore fait 🔍 #PROD2 pic.twitter.com/Xlpz9mTtoj— Rugby PRO D2 (@rugbyprod2) January 23, 2026
NATIONALE
Alex dos Santos, como suplente, e Gabriel Aviragnet, titulares, estiveram no desaire do Albi na casa do Chambéry. Bons pormenores de Aviragnet que lutou para ganhar a frente à defesa opositora.
Dany Antunes marcou dois pontos na derrota do OMR que está a 4 pontos do antepenúltimo como muito por ainda se jogar na Nationale.
ESPANHA – DIVISION DE HONOR
António dos Santos ajudou o Alcobendas a garantir uma vitória por 29-21, tendo saído do banco de suplentes à passagem do 64º minuto.
FEMININO
ÉLITE 1
Sara Moreira foi titular pelo RC Toulon, num jogo em que acabou por terminar em desaire para o emblema da 3ª linha lusa. 10 placagens efectivas, boas entradas no contacto onde ganhou sucessivos metros e intensidade q.b..
ÉLITE 2
Zóe Fernandes foi suplente utilizada na derrota do CA Brive. Não obtivemos dados em relação à prestação da pilar portuguesa.
Foto de destaque do US Dax.



