Rugby Português “Lá Fora”: estreia em grande de Nicolás Martins
Os portugueses da Pro D2 continuam a encantar, com três ensaios marcados e uma série de exibições que marcaram mais uma jornada repleta de grandes momentos na segunda divisão de rugby em França, com Nicolás Martins a se estrear em grande pelo Colomiers.
MASCULINO
FRANÇA
PRO D2
Prestação extremamente positiva de Diogo Hasse Ferreira, que apesar da derrota caseira, o US Dax empurrou o RC Vannes até ao limite com o encontro a terminar em 16-15. O ex-GDS Cascais esteve imperial nas formações-ordenadas e na manobra defensiva, com um pulmão enorme e que foi dando uma ajuda à missão do Dax.
Mais uma jornada em que Samuel Marques marcou pontos na Pro D2, mais uma jornada em que foi um jogador-chave para o AS Béziers-Hérault garantir uma vitória, desta vez frente ao US Carcassonne. O formação marcou um ensaio e converteu três pontapés, assistindo ainda para mais um ensaio, num encontro em que demonstrou mais uma vez a sua qualidade a todos os níveis. Hugo Camacho entrou nos minutos finais, numa altura em que o jogo já estava mais que decidido.
O Valence Romans de Joris Moura levou a melhor frente ao Stade Montois Simão Bento, Pierre Sayerse e Anthony Alves (Luka Begic ficou de fora por lesão), com Moura a realizar uma belíssima exibição no qual somou mais de 100 metros de conquista, quatro defesas batidos, três passes chave para ensaio e 9 idas ao contacto, dando outra força à equipa da casa. Simão Bento foi titular pela primeira vez na temporada e esteve também a um grande nível, fechando o jogo com duas quebras-de-linha, sete defesas batidos e 100 metros de conquista, iniciando um dos ensaios do Stade Montois. Por falar em ensaios, Pierre Syerse marcou um dos da formação visitante, num jogo em que teve pouco espaço para fugir à defesa contrária. Anthony Alves teve um jogo mais de baixos que altos, consentindo um cartão amarelo e duas penalidades e 85% de placagens efectivas (falhou duas). Cumpriu na formação-ordenada.
3º choque de portugueses nesta fim-de-semana com o Grenoble de Cody Thomas e José Madeira (Raffaele Storti não foi convocado em virtude de uma lesão sofrida na semana anterior) a receber Manuel Vareiro, que foi titular pela primeira vez ao serviço do Provence, com a vitória a sorrir à formação visitante. Cody Thomas realizou um jogo globalmente positivo, arrancando uma penalidade na formação-ordenada, somando cinco placagens efectivas e duas portagens de bola, enquanto José Madeira cumpriu a totalidade dos 80 minutos, completando um turnover e dois roubos no alinhamento. Vareiro teve um jogo mais discreto muito por via da estratégia do Provence, garantindo a recepção de pontapés longos e a sua devolução e iniciou ainda um par de ataques.
Que estreia de Nicolás Martins pelo Colomiers, com o terceira-linha português a ter marcado um ensaio, percorrido mais de 60 metros de conquista, no qual forçou uma quebra-de-linha e dois defesas batidos, para além de um turnover e seis placagens efectivas, tudo isto no espaço de 28 minutos. Rodrigo Marta e Vincent Pinto também efectuaram boas exibições, com o primeiro a ter sido um dos motores de ataque do Colomiers, com vários metros de conquista, enquanto o segundo foi, de forma pontual, criando severos problemas à defesa do Agen. Por fim, Lucas Martins foi titular pela equipa visitante, e apesar do desaire, mostrou que está em grande forma, com mais de 70 metros com a oval em seu poder, quatro captações aéreas e uma quebra-de-linha.
Nicolás Martins came off the bench and… did what he usually does
Here's his first try for @ColomiersRugby, who currently occupy the Pro D2's 1st spot pic.twitter.com/iL0rdlHAuo
— Francisco Isaac (@francisaac87) October 5, 2025
NATIONALE
Dany Antunes marcou seis pontos na vitória do OMR para a Nationale, conseguindo ainda forçar uma série de quebras-de-linhas que ajudaram a equipa a garantir quatro precisos pontos.
Alex dos Santos e Maxient da Costa voltaram a ser convocados pelo Albi, saindo do banco de suplentes no decorrer da segunda-parte, realizando ambos prestações convincentes na primeira-linha.
Hugo Lopes foi titular pelo RC Massy, com o 2ª linha a ter somado uma performance positiva, especialmente nos alinhamentos e defesa.
PAÍSES BAIXOS
Rodrigo Freudenthal esteve na derrota caseira do RC Diok frente ao RC Eemland (Rui Maria Freitas não foi a jogo), com o centro ex-Belenenses Rugby a ter sido um dos poucos jogadores do Diok a realizar uma prestação positiva, com boas placagens e entradas no contacto.
ESPANHA
José Monteiro foi suplente utilizado na vitória do El Salvador frente ao Cisneros, com o 3ª linha português a ter jogado os últimos 32 minutos, realizando uma prestação de bom nível, com várias placagens e dois turnovers.